Prof. Patrício Vasconcelos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
O ambiente organizacional
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Análise do ambiente de marketing
ad – direção para, tendência para;
Os Dez Papéis do Administrador
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Prof(a): Patrícia Braz
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
Revisão 2 b.
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Teoria Geral da Administração
Introdução ao estudo de ADMINISTRAÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Contingencial da Administração
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
Planejamento Estratégico
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Características Básicas das Empresas
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
As Cinco Forças Competitivas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Teoria da Administração I
Organização – conceitos introdutórios
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
A Administração e suas perspectivas
Processos Administrativos Aula 1
GESTÃO PÚBLICA Burocracia Planejamento e Processo Administrativo Prof. Msc Nelson Fossatt.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Comportamento Organizacional
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Abordagem Contingencial da Administração
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Prof. Patrício Vasconcelos Concurso TRT Administração Prof. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br

Programa da Disciplina NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 1 Princípios Básicos da Administração Pública 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3 Gestão estratégica: planejamento estratégico, tático e operacional. 4 Gestão de Pessoas por Competências. 5 Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos

Programa no Material PROCESSO ADMINISTRATIVO/ORGANIZACIONAL 1.1 PLANEJAMENTO (Gestão Estratégica) 1.2 ORGANIZAÇÃO 1.3 DIREÇÃO (Comunicação, Motivação e Liderança) 1.4 CONTROLE (Avaliação) 2. GESTÃO POR PROCESSOS 3. GESTÃO POR PROJETOS 4. GESTÃO POR COMPETENCIAS 5. GESTÃO DA QUALIDADE: (Excelência nos serviços públicos)

ADMINISTRAÇÃO Amplitude de CONCEITOS: Ciência Humana Aplicada Conjunto de ações sistemáticas Atividade técnica Modelos de gestão

CONCEITUAÇÃO Administrar é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.

ORGANIZAÇÃO Entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturadas em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum.

CONCEITUAÇÃO Objetivo é aquilo que a organização pretende alcançar num horizonte de tempo.

5 Categorias de Objetivos Organizacionais 1 - OBJETIVOS SOCIAIS, onde o ponto de referência é a sociedade em geral. 2 - OBJETIVOS DE PRODUÇÃO, onde o ponto de referência é o público que entra em contato com a organização.  3 - OBJETIVOS DE SISTEMAS, onde o ponto de referência é o estado ou maneira de funcionar da organização.  4 - OBJETIVOS DE PRODUTOS, onde o ponto de referência é a característica dos bens e serviços. 5 - OBJETIVOS DERIVADOS, onde o ponto de referência é o uso que a organização faz do poder originado da consecução de outros objetivos.

PROCESSO ADMINISTRATIVO Planejamento definição de objetivos e recursos Organização disposição dos recursos em estrutura Direção realização dos planos Controle verificação dos resultados

CARACTERISTICAS PROCESSO ADMINISTRATIVO ORDENADO INTERATIVO DINÂMICO SISTÊMICO CÍCLICO

Organizações como Sistemas Abertos Terra Prédios Equipamentos Pessoas Tecnologia Matéria-Prima Gestão PRODUTOS SERVIÇOS PROCESSAMENTO OPERAÇÃO OU MONITORAÇÃO REAL x PLANEJADO RETROAÇÃO (FEEDBACK) Entradas (INPUTS) Saídas (OUTPUTS)

Bens e Serviços

BENS E SERVIÇOS BENS SERVIÇOS BENS PUROS SERVIÇOS PUROS BENS PUROS BENS Baixo nível de contato com o consumidor A produção precede o consumo A qualidade é mais objetiva Pode ser transportado Pode ser estocado Tangível Intangível Não estocável Não transportável A qualidade é mais subjetiva Produção e consumo simultâneos Alto nível de contato com o consumidor SERVIÇOS produção de petróleo fundição de alumínio montadora de automóvel marmoraria restaurante produtora de software consultoria psicoterapia Adaptado de: Administração da Produção, Slack et alli, Atlas, 1997.

A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA. ALCANCE DE OBJETIVOS EFICAZ, MAS NÃO EFICIENTE. ATINGE OBJETIVOS, MAS ALGUNS RECURSOS SÃO DESPERDIÇADOS. EFICAZ E EFICIENTE. OBJETIVOS ATINGIDOS E RECURSOS BEM UTILIZADOS. ALTA PRODUTIVIDADE E ELEVADO DESEMPENHO. NEM EFICAZ NEM EFICIENTE. OBJETIVOS NÃO ATINGIDOS, RECURSOS DESPERDIÇADOS NO PROCESSO. DESEMPENHO PRECÁRIO. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EFICIENTE, MAS NÃO EFICAZ. RECURSOS SÃO BEM APLICADOS, MAS OS OBJETIVOS NÃO SÃO ALCANÇADOS.

Funcionamento das Organizações Contas á Pagar Contas á Receber Diretoria Assembléia Conselho Staff Finanças e Contabilidade Recursos Humanos Produção Marketing Fluxo Monetário ENGENHARIA Crédito LOGISTICA Contas á Pagar Contas á Receber PCP 15

FRONTEIRAS E RELAÇÕES REDE DE COMUNICAÇÃO Recursos Humanos Finanças e Engenharia Marketing Recursos Humanos REDE DE COMUNICAÇÃO Produção Finanças e Contabilidade Logística

Processo Administrativo em Níveis NIVEL INSTITUCIONAL NIVEL INTERMEDIÁRIO NIVEL OPERACIONAL HABILIDADES CONCEITUAIS IDÉIAS E CONCEITOS ABSTRATOS HABILIDADES HUMANAS RELACIONAMENTO INTERPESSOAL MANUSEIO DE OBJETOS FISICOS HABILIDADES TÉCNICAS EXECUÇÃO DAS OPERAÇÕES FAZER E EXECUTAR

COMPETÊNCIAS DURÀVEIS DO ADMINISTRADOR Conhecimento Know-how. Informação. Atualização Profissional. Reciclagem constante. Perspectiva Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento. Atitude Comportamento ativo e proativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito empreendedor e de equipe. Liderança e comunicação.

PAPÉIS DO ADMINISTRADOR INTERPESSOAIS Representação. Liderança. Ligação Informacionais Monitoração Disseminação Porta-voz Decisórias Empreende. Resolve Conflitos. Aloca Recursos Negociação.

Ambiente das Organizações

Ambientes Organizacionais Ambiente de Tarefa Micro Ambiente Macro Ambiente

Ambiente das Organizações Empresa

Ambiente das Organizações

Ambiente das Organizações Ambiente de Geral (macro ambiente) e o Ambiente Específico(microambiente) Ambiente Geral envolve toda a sociedade humana, as nações, as organizações, é o contexto que afeta de modo genérico todo o funcionamento de uma organização.

Ambiente das Organizações Seus componentes principais são: Condições Econômicas Condições Tecnológicas Condições Sociais Condições Legais Condições Políticas Condições Culturais Condições Demográficas Condições Ecológicas Conjunto de forças que ora se unem, ora se repelem, ora se chocam e ora se multiplicam, gerando incertezas e imprevisibilidades que são as variáveis incontroláveis que uma organização deverá lidar.

Ambiente das Organizações Ambiente Específico Cada Organização terá seu próprio e particular ambiente de tarefa que constitui o nicho onde ela desenvolve suas operações e de onde retira seus insumos e dispões seus produtos e serviços.

Ambiente das Organizações Seus componentes principais: Clientes – elementos que compram ou adquirem serviços – clientes, usuários, beneficiários. Fornecedores – elementos que proporcionam entradas ou insumos na forma de recursos necessários para serem transformados em produtos ou serviços.

Ambiente das Organizações Seus componentes principais: Concorrentes – elementos que disputam mesmas entradas (fornecedores) e as mesmas saídas (clientes). Agências Reguladoras - normatização, regulação, avaliação - governo, sindicatos, associações de classe.

Ambiente das Organizações Contexto de operação das organizações Complexo e Contingêncial Contém um conjunto de variáveis que afetam diretamente as organizações Oferecem Oportunidades Impõe Ameaças e Coações Rápidas transformações Sistema Aberto

Variáveis Organizacionais SIGNIFICADOS NA ORGANIZAÇÃO Tarefas Atividades executadas para que os objetivos sejam alcançados. Estrutura Modo pelo qual serão organizados os recursos e de que maneira devem ser distribuídos o trabalho e o poder de comando. Pessoas Comportamento humano dentro da empresa e de que maneira suas motivações subjetivas devem ser levadas em conta. Ambiente Significa os impactos das ações da organização sobre as outras organizações que convivem com a mesma no quadro político, econômico e social. Tecnologia Padrões e instrumentos técnicos utilizados para alcance dos objetivos organizacionais.

Características das Organizações Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo.

Senha : adm.23 Slides, textos, testes... e-mail da disciplina: adm.proconcursos@yahoo.com.br Senha : adm.23 Slides, textos, testes...