ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

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Transcrição da apresentação:

ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Teve origem na necessidade de humanizar e democratizar a administração; Surgiu nos Estados Unidos em um bairro de Chicago chamado Hawthorne; Ganhou força com a Grande Depressão em 1929;

EXPERIÊNCIA EM HAWTHORNE Desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores; Pesquisas realizadas na fábrica da Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago; Realizado em Quatro Fases.

Primeira Fase Avaliação dos efeitos da iluminação sobre a produtividade. Conclusão: não foi identificado nenhuma relação direta entre a produtividade e estes fatores físicos; Observou-se, também, que os fatores físicos e a eficiência dos operários podiam ser influenciados por condições psicológicas.

Segunda Fase Eram acrescentados algumas variáveis nos períodos de trabalho: Horário de Descanso; Intervalos no meio da manhã e da tarde; Modificação na forma do pagamento; Mudança de local de trabalho.

Terceira Fase – Programa de entrevistas Eram entrevistados anualmente todos os funcionários. As entrevistas inicialmente tinham perguntas preestabelecidas. Processo passou para uma conversa informal entre o supervisor e operário. Constatou-se que os fatores psicológicos alteravam de maneira significativa o comportamento dos funcionários. Existência dos Grupos Informais.

Quarta Fase Visava analisar a Organização Informal dos Operários. Os salários somente poderiam ser elevados se a produção total aumentasse. O pagamento era baseado na produção do grupo. Verificou-se o movimento de uma solidariedade grupal e uniformidade de sentimentos.

CONCLUSÕES DA EXPERIÊNCIA EM HAWTHORNE Nível de Produção é Resultante da Integração Social; Comportamento Social dos Empregados se apoiam totalmente no grupo; Grupos informais: definem suas regras de comportamento, suas formas de recompensas ou sanções sociais, seus objetivos, sua escala de valores sociais, suas crenças e expectativas. Relações Humanas: os indivíduos dentro da organização participam de grupos sociais e mantêm-se uma constante interação social; Ênfase nos aspectos emocionais.

CONSEQÜÊNCIAS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS MOTIVAÇÃO: Necessidades fisiológicas; Necessidades Psicológicas; Necessidade de auto realização; LIDERANÇA; TEORIA DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE; COMUNICAÇÃO; TRABALHO EM EMQUIPE.

Teoria Clássica Teoria da Relações Trata a organização como uma Máquina; Trata a organização como um grupo de pessoas; Enfatiza as tarefas ou a tecnologia; Enfatiza as pessoas; Inspirada em sistemas de engenharia; Inspirada em sistemas de psicologia; Autoridade Centralizada; Delegação plena de autoridade; Linhas claras de autoridade; Autonomia do empregado; Especialização e competência Técnica; Confiança e abertura; Acentuada divisão do trabalho; Ênfase nas relações humanas entre as pessoas; Confiança nas regras e nos regulamentos; Confiança nas pessoas; Clara separação entre linha e staff. Dinâmica grupal e interpessoal.

Críticas Oposição cerrada à Teoria Clássica; Inadequada visualização dos problemas das relações industriais; Concepção ingênua e romântica do operário; Limitação do campo experimental; Parcialidade das conclusões; Ênfase nos grupos informais; Enfoque manipulativo das relações humanas;

Ao receber tantas críticas, a Teoria das Relações Humanas precisou de uma reestruturação que deu origem a Teoria Comportamental

Bibliografia Teoria das Relações Humanas: www.professorcezar.adm.br – Acessado em 30/08/10. pt.wikipedia.org – Acessado em 30/08/10.