GESTÃO SOCIOAMBIENTAL COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves 21/08/20091 Faculdade Estácio de.

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves 21/08/20091 Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –

A MUDANÇA NO AMBIENTE DOS NEGÓCIOS 21/08/20092 Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –

A empresa como instituição sociopolítica Mudança no ambiente das empresas ◦ Empresas como instituições econômicas com responsabilidades referentes a problemas econômicos fundamentais (produção, mercado). DONAIRE, /08/20093

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – Visão tradicional da empresa Empresa Escolha dos empregados Quantidade produzida Uso de recursos (incluindo uso de capital) Preço e qualidade do produto DONAIRE, /08/20094

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A empresa como instituição sociopolítica Visão tradicional ◦ Os aspectos sociais e políticos que influenciam o ambiente dos negócios não são considerados variáveis significativas e relevantes na tomada de decisões dos administradores, e as repercussões que as decisões internas possam acarretar no contexto sociopolítico tem pouco significado para a cúpula das empresas.  "O que é bom para as empresas é bom para a sociedade de forma geral". DONAIRE, /08/20095

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A empresa como instituição sociopolítica Mudança no ambiente das empresas Surgimento de novos papéis (resultado das alterações no ambiente que operam – social e ambiental). DONAIRE, /08/20096

Visão moderna da empresa EMPRESA Intervenção crescente da atuação do estado na economia Elevação do padrão ético a ser desempenhado pelas organizações Mudança da atitude da sociedade em relação ao papel desempenhado pelas empresas Mudanças nos valores e ideologias sociais Ambiente internacional Aumento da influência de grupos sociais externos a organização Fortalecimento dos sindicatos e associações de classe Crescimento da importância das comunicações e do papel desempenhado pelos meios de comunicação DONAIRE, /08/20097 Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –

A empresa como instituição sociopolítica Visão moderna ◦ A empresa é vista como uma instituição sociopolítica. A linha de demarcação entre a empresa e seu ambiente é vaga e ambígua. Não há consenso de quais seriam as verdadeiras responsabiidades sociais de uma empresa. Este estado de coisas tem tornado o atual ambiente dos negócios imprevisível e mutável. DONAIRE, /08/20098

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A empresa como instituição sociopolítica Exemplos de novas preocupações ◦ Proteção ao consumidor ◦ Controle da poluição ◦ Segurança e qualidade dos produtos ◦ Assistência médica e social ◦ Defesa de grupos minoritários DONAIRE, /08/20099

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A empresa como instituição sociopolítica Consequências: ◦ Novas pressões por parte da sociedade ◦ Novas leis e regulamentações ◦ Mudanças nas "regras do jogo" ◦ Novas diretrizes e limitações para que a empresa possa operar de forma eficaz DONAIRE, /08/200910

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A empresa como instituição sociopolítica Mudança no pensamento da sociedade ◦ Ênfase econômico  ênfase no social ◦ Valorização de aspectos sociais  Distribuição mais justa da renda  Qualidade de vida  Relacionamento humano  Realização pessoal DONAIRE, /08/200911

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A empresa como instituição sociopolítica A sociedade tem ficado mais atenta ao comportamento ético das empresas. A imprensa tem noticiado posicionamentos poucos éticos por parte das empresas. Consequência cobrança de mais atitude e fiscalização por parte da classe política e do governo sobre a atuação das organizações. DONAIRE, /08/200912

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A empresa como instituição sociopolítica A lucratividade e a rentabilidade das empresas é fortemente influenciada pela sua capacidade de antecipar e reagir frente às mudanças sociais e políticas que ocorrem em seu ambiente de negócios. DONAIRE, /08/200913

A NATUREZA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 21/08/ Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –

Responsabilidade Social A responsabilidade social implica um sentido de obrigação para com a socidade. ◦ Proteção ambiental ◦ Projetos filantrópicos e educacionais ◦ Planejamento da comunidade ◦ Equidade nas oportunidades de emprego ◦ Serviços sociais em geral ◦ Todas ações de conformidade com o interesse público DONAIRE, /08/200915

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – Responsabilidade Social A justificativa para o sentido de responsabilidade social por parte da empresa fundamenta-se na liberdade que a sociedade concede à empresa para existir. Pode-se considerar a existência de um contrato social. Uma empresa, como outras organizações, tem a liberdade de existir e trabalhar por um objetivo legítimo. O pagamento dessa liberdade é a contribuição da empresa para com a sociedade. DONAIRE, /08/200916

O contrato entre as organizações e a sociedade NOVO CONTRATO VELHO CONTRATO Insumos - Capital - Matéria-prima - Recursos humanos Saídas - Bens & Serviços - Salários e rendas - Juros e dividendos ECONÔMICOS SOCIAIS EMPRESASEMPRESAS Insumos - Ar e água -Composição da mão-de-obra - Qualidade da mão-de-obra Saídas - Poluição - Acidente / doenças - Discriminação / pobreza 21/08/ Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –

A COMPETITIVIDADE NO CONTEXTO ATUAL 21/08/ Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –

A Competitividade A revolução tecnológica e o mundo cada vez mais globalizado estão gerando transformações e, consequentemente, um novo contexto competitivo empresarial. Nova realidade: rapidez nas informações, maior concorrência e comunicação instantânea. Condições mínimas de sobrevivência ◦ Preço, produto de qualidade, notável serviço para o cliente e controle de custos. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, /08/200919

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A Competitividade O macroambiente traz novos desafios ◦ Valorização de comportamentos ecologicamente corretos ◦ Busca por qualidade de vida no trabalho ◦ Postura ética ◦ Diversidade da força de trabalho Ambiente político ◦ Leis e regulamentos mais rígidos ◦ "licitações verdes" ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, /08/200920

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A Competitividade Ambiente tecnológico ◦ Ecodesing ◦ Logística reversa ◦ Produção de menor impacto ambiental ◦ Maior segurança no trabalho Ambiente econômico ◦ Crédito diferenciado e mais barato para empresas ambientalmente corretas ◦ Expansão de fundos de investimentos socialmente responsáveis ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, /08/200921

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A Competitividade As empresas mais competitivas não são as que possuem acesso aos insumos de baixo custo, mas aquelas que sabem interpretar as tendências contextuais e empregam tecnologias e métodos mais avançados em sua gestão. A imagem da marca torna-se um fator estratégico, e influencia fortemente o preço das ações e a fidelidade dos clientes. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, /08/200922

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A Competitividade Conceitos, valores, missão e crenças que integram o foco de construção das marcas propiciam uma competição cada vez mais centralizadas em elementos intangíveis, sendo difíceis de serem copiados por outras organizações. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, /08/200923

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A Competitividade A reputação da organização torna-se um fator importante para a retenção e conquista de mercados. ◦ Como os stakeholders vêem a empresa  Partes interessadas ou públicos de relacionamento, grupos ou indivíduos que têm interesse nas atividades ou decisões de uma organização.  Clientes, fornecedores, governos, acionistas, organizações não governamentais, mídia, colaboradores, concorrentes. Para manterem-se competitivas, as empresas necessitam produzir um retrato atraente para vários públicos de relacionamento. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, /08/200924

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães – A Competitividade Atrelar à marca uma imagem ética e socialmente responsável é um fator estratégico de competitividade moderna. Isso faz com que os padrões de decisão de uma empresa, que determinam seus objetivos, propósitos e metas, precisem ser repensados de forma a incluir estratégias de reputação e legitimidade frente ao mercado. É nesse sentido que se aponta à necessidade de as empresas articularem-se melhor com seus stakeholders, criando novas interfaces dentro e fora da empresa e entre diferentes funções e atividades. ALIGLERI, ALIGLERI & KRUGLIANSKAS, /08/200925

Referências Bibliográficas ALIGLERI, Lilian; ALIGLERI, Luiz Antônio; KRUGLIANSKAS, Isak. Gestão Socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. Atlas, p. DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, p. 21/08/ Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - Tecnologia em Eventos – Eventos com Consciência Ambiental Profª. Fernanda Alves R. Guimarães –