CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Escola do Comportamento Humano
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
Comprometimento.
Gestão do desempenho de pessoas
Traços da Personalidade
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Conceitos Associados Universidade de Brasília
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Professora Andréia Oliveira Vicente
Professora Andréia Vicente
ENDOMARKETING.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
MOTIVAÇÃO, CLIMA ORGANIZACIONAL
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
O RH X Clima Organizacional
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Oficina de Motivação.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
SEJAM BEM VINDOS A PALESTRA: “AGREGANDO VALOR AO ATENDIMENTO” (EXCELÊNCIA) Consultor: João Carlos Simões.
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Gestão Estratégica de Pessoas
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 6 – CLIMA ORGANIZACIONAL
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Gestão de Pessoas.
Mentoring Coaching.
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Cultura Organizacional
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Avaliação de Desempenho
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Cultura Organizacional
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
1 Curso: Logística Matéria: Gestão de Pessoas Aplicada a Logística Professora: Gestão de Pessoas: Evolução.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Transcrição da apresentação:

CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos Conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização. É uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização. Como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação.

CLIMA ORGANIZACIONAL Podemos também dizer que... ...o Clima Organizacional é o meio interno de uma organização, a sua atmosfera psicológica. ...refere-se as propriedades motivacionais do ambiente interno. ...influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho ...quando favorável proporciona satisfação das necessidades pessoais e elevação do moral interno

CLIMA ORGANIZACIONAL O clima organizacional reflete o grau de satisfação do pessoal com o ambiente interno da empresa. Está vinculado à motivação, à lealdade e à identificação com a empresa, à colaboração entre as pessoas, ao interesse no trabalho, à facilidade das comunicações internas, aos relacionamentos entre as pessoas, aos sentimentos e emoções, à integração da equipe e outras variáveis intervenientes.

CLIMA ORGANIZACIONAL As pessoas da organização que formam o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima organizacional favorável que conduz a resultados, incluindo resultados nos negócios ou qualquer que seja a atividade-fim da organização. E esse é o chamado capital humano que serve de combustível e faz a máquina (organização) andar e chegar ao destino.

CLIMA ORGANIZACIONAL Dentro de uma mesma organização, temos diferentes climas organizacionais num mesmo momento, causados pelos mesmos acontecimentos mas com efeitos diferentes nos diversos públicos internos, causando sensações positivas para uns e negativas para outros. Diversos são os fatores de motivação em uma organização...

CLIMA ORGANIZACIONAL Fatores que motivam Desafios Integração Oportunidade de crescimento Estabilidade Oportunidade de Desenvolvimento profissional Benefícios Valorização e Reconhecimento Imagem da empresa frente ao mercado Visão de Futuro Salário Participação (Sentimento de ser ouvido pela empresa) Acesso às novas tecnologias

CLIMA ORGANIZACIONAL Fatores que desmotivam Falta de desafios Pouca oportunidade de crescimento e desenvolvimento Falta de clareza nos critérios utilizados para avaliação e feedback Falta de valorização e reconhecimento pela empresa Relação com a liderança Falta de autonomia Falta de visão do todo - Baixo sentimento de participação. Sentimento de pouco acesso à informação Salário Processos internos difíceis / excesso de burocracia

CLIMA ORGANIZACIONAL Sirota, Mischkind e Meltzeri apud Lacombe (2005) entendem que há três fatores que as pessoas desejam na organização e que tendem a contribuir para um clima altamente positivo. São eles:

CLIMA ORGANIZACIONAL 1 - Equidade: no sentido de perceber que os superiores de qualquer nível são justos na sua relação com a estrutura social, seja com relação à remuneração, seja com relação às avaliações realizadas ou a eventuais conflitos interpessoais. O clima organizacional será tão melhor quão melhor for a resposta de superiores a estas questões;

CLIMA ORGANIZACIONAL 2 - Realização: há estudos que colocam a realização como sendo fator altamente relevante para as pessoas que ocupam posições superiores e não para as pessoas que têm atribuições pequenas, quando têm algum, poder decisório. Isso pode ser verdade se entendermos que realização significa crescer na carreira, na empresa, ter salários com reajustes acima de percentuais inflacionários, etc.

CLIMA ORGANIZACIONAL Mas realização pode ser, também, entendida como um pouco mais do que isso. Estar bem na organização, ser considerado, respeitado no trabalho que executa, estar numa organização com responsabilidade social que respeite as leis, principalmente aquelas que atingem a população mais diretamente, como, por exemplo, as questões ambientais.

CLIMA ORGANIZACIONAL Isso tudo também é realização. Talvez não seja em sociedades consideradas mais desenvolvidas onde o salário seja mais importante ou algo semelhante, mas no Brasil sabemos que o reconhecimento positivo de nosso trabalho funciona como agente estimulador.

CLIMA ORGANIZACIONAL 3 - Companheirismo: embora conheçamos que a competição entre pessoas de mesma posição seja algo previsível, não podemos deixar de reconhecer que, no geral, as pessoas buscam uma relação amistosa, porque assim têm maiores possibilidades de manutenção na posição. “Uma mão lava a outra” é um ditado conhecido e uma realidade nas organizações.

CLIMA ORGANIZACIONAL Evidente que há momentos e, por vezes, muitos momentos, em que há o acirramento entre pessoas e a noção de companheirismo é colocada em plano inferior. Esta realidade pode ou não afetar o clima organizacional como um todo, mas, certamente, terá reflexo pontual, aqui e ali.

CLIMA ORGANIZACIONAL interferências e resultados Condições econômicas Estrutura organizacional Cultura organizacional Participação Significado do trabalho Escolha da equipe Estilo de liderança Avaliação e remuneração Motivação das pessoas Estimulação Nível de satisfação Produtividade

CLIMA ORGANIZACIONAL Quando se consegue criar um clima organizacional saudável, que proporcione satisfação entre os colaboradores e direcione seus comportamentos motivados para a realização dos objetivos da organização simultaneamente, tem-se um clima propício ao aumento da eficiência da mesma.

CLIMA ORGANIZACIONAL Pesquisa de Clima Organizacional: Tem como objetivo coletar informações sobre o campo psicológico que envolve o ambiente de trabalho das pessoas e a sua satisfação pessoal neste contexto. Medidas de Clima Organizacional: Índice de Absenteísmo, rotatividade e demissão. Avaliação de Desempenho; Entrevistas e Questionários; Caixas de Reclamações.

CLIMA ORGANIZACIONAL Conclusões: Entende-se que o clima organizacional está relacionado a satisfação das pessoas internas, a pressão exercida por forças externas, que resultam diretamente na produtividade; É de responsabilidade dos gestores estar atento as pessoas e ao clima instalado, sendo facilitador a fim de proporcionar um ambiente saudável a convivência e produtividade.