ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho.

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ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho de seus membros para que resultados concretos sejam obtidos, isto é, que alguém as administre. Daí a necessidade fundamental do papel do administrador na organização.Daí a necessidade fundamental do papel do administrador na organização.

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

PLANEJAR O planejamento define onde a organização deseja estar no futuro e como chegar lá. Planejar é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado.

ORGANIZAR O ato de organizar é decorrente do planejamento e reflete como a empresa procura se estruturar para cumprir o plano proposto. Organizar é o processo pelo qual ocorre a distribuição de tarefas, seu agrupamento em departamentos e a alocação de recursos a eles.

DIREÇÃO Dirigir é o processo de conduzir um grupo de pessoas. Está diretamente relacionada à atuação sobre as pessoas. As pessoas precisam ser dinamizadas em seus cargos e funções, treinadas, guiadas e motivadas para alcançarem os resultados que delas se esperam. A função de direção se relaciona à maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.

CONTROLE Controlar é comparar o resultado das ações com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi- las se necessário. O termo controle, atualmente, pode ser melhor substituído pelos termos monitoramento e avaliação

As funções administrativas fazem parte de um processo recíproco e repetitivo. Administração Controle Planejamento Organização Direção r

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? A administração vai adequar os meios aos objetivos, racionar os recursos aos bens e serviços As pessoas também são recursos, porém são elas que vão utilizar os demais. E que recursos são estes? Recursos materiais – tecnologia, instalações, equipamentos... Recursos financeiros – dinheiro Recursos operacionais – normas, técnicas, leis...

As pessoas estão no centro do processo administrativo, sendo o principal agente do processo administrativo. E o processo de administrar é que vai garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos.

A administração vai adequar os meios aos objetivos, racionar os recursos aos bens e serviços MEIOS Recursos Humanos R. Financeiros R. Materiais R. Operacionais ADMINISTRAÇÃO OBJETIVOS Produção de bens e serviços Lucro Custo/ Benefício