CULTURA ORGANIZACIONAL TEXTO: ÂNGELA MARIA CHAGAS V. LAGO
DEFINIÇÃO Modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna . Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados como a maneira certa de se perceber , pensar, e sentir em relação aqueles problemas (apud Freitas, 1991).
Características Básicas Inovação e assunção de riscos - o grau em que os funcionários são estimulados a serem inovadores . Atenção aos detalhes - o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. Orientação para resultados - o grau em que os dirigentes focam os resultados mais que as técnicas e processos para o alcance deles. Orientação para as pessoas - o grau em que as decisões dos dirigentes levam o feito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
Características Básicas Orientação para equipe - o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em termos de equipes do que indivíduos. Agressividade - o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas. Estabilidade - o grau em que as atividades de organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento.
Elementos da Cultura Organizacional Valores Crenças Ritos, rituais e cerimônias Estórias e mitos Tabus Heróis Normas Processo de comunicação Símbolos
FUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL Papéis positivos: Senso de identidade Papel de divisor de fronteiras Comprometimento Estabilidade do contexto social Papéis negativos: Barreira à diversidade Barreira à mudança
Nascimento da Cultura Segundo Robin (2002) e Freitas(1991) , a cultura organizacional começa quando os costumes, as tradições e a maneira de fazer as coisas dão certo; um certo grau de sucesso é alcançado e se inicia a cultura de uma organização. Neste processo o papel dos fundadores é fundamental., é a fonte primária da cultura, pois eles têm uma visão geral daquilo que a organização deve ser.
Nascimento da Cultura No processo de criação: os fundadores contratam quem pensa e sente com eles; doutrinam e socializam os funcionários de acordo com seu pensamento; o comportamento dos fundadores funciona como um modelo, encorajando os funcionários a se identificar com eles, e assim, introjetam seus valores, convicções e premissas.
O Papel do RH O papel fundamental do departamento de Recursos Humanos nas organizações é o de “guardião da cultura” (Freitas,1991), com as funções estratégicas de disseminar, promover, manter e, até, implementar as mudanças culturais.
ATRIBUIÇÕES DO RH Definição de perfis compatíveis com os valores, que orientarão R & S. Desenho de programas de T & D, que enfatizam a história da organização. Elaboração do sistema de compensação e de status. Recuperação de desviantes. Preparação de solenidades para destacar heróis e o comportamento exemplar. Veiculação de estórias que revigoram valores. Definição e interpretação de mensagens adequadas através da imprensa interna.
Leitura da Cultura Organizacional Referências internas e externas Ambiente físico Tratamento Estilo das pessoas Regras e regulamentos Comportamento História dos fundadores Histórico dos atuais dirigentes Integração de funcionários
REFERÊNCIAS FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (coord.) Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo, Atlas, 1989. FREITAS ,MARIA ESTER de “Cultura organizacional, grandes temas em debate” Revista de Administração de Empresas (RAE) da FGV, São Paulo, julho/setembro de 1991. ROBIN, STEPZZEN, P. Comportamento Organizacional. Edt. Prendice-Hall, Sp, 2002 WAGNER III, John A . Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 1999. WOOD, R. Org. Mudança organizacional, Aprofundando temas atuais em Adminstração de Empresas. Ed. Atlas, 1995. FERRETTI, C. et al. ”Novas tecnologias, trabalho e educação. Ed. Vozes, 1994.