Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza energética (ou espiritual)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUTO À CIDADANIA “O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARÃO DEPOIS COM A SOCIEDADE”. KARL MANNHEIM.
Advertisements

Marketing Cultural e Leis de Incentivo à Cultura
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
Reinvestimento do IRPJ
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
“Investimentos - Parte 1”
INCENTIVOS FISCAIS Á CULTURA Lei Rouanet
Histórico A Federação Catarinense de Atletismo (FCA) atua há 33 anos na gestão do esporte, organizando eventos e competições, especialmente no atletismo.
O Procultura Nova Lei de Financiamento da Cultura Brasileira Fundação Joaquim Nabuco Recife 13 de agosto de 2012 Cultura em Debate.
APRESENTAÇÃO PESSOAL E ESCOPO AULA
IRPJ Lucro Real.
O Projeto LIVRO NO PALCO visa a apresentação da peça teatral "Livremente Mara" juntamente com a publicação e lançamento do romance "Livremente Mara" da.
Cinema brasileiro, Políticas de Estado e mercado nacional
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
.. . Recitais Natalinos Incanttus Musicais apresenta: Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura na Lei Federal Rouanet de Incentivo à Cultura. próximo.
INCENTIVE PROJETOS CULTURAIS
Políticas públicas para o cinema brasileiro
Corpyright CEPECAC NABI todos os direitos reservados Projeto Saberes CEPECAC NABI Nº no PRONAC:
II WORKSHOP – GASTOS TRIBUTÁRIOS DA UNIÃO
GERÊNCIAMENTO TRIBUTARIO: PUC CAMPINAS-SP – 2013.
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
ISENÇÃO DE ICMS PARA AQUISIÇÕES DO PROFISCO
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
LEIS DE INCENTIVO À CULTURA
FUTSAL PIRACICABA O futuro em nossas mãos. DA LEGISLAÇÃO – Lei de 29/12/2006 – Lei de 02/05/2007 Decreto de 03 de agosto de 2007 (ME)
Lei Rouanet 8313 – Artigo 18 Ministério da Cultura
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
Provisões 3- PROVISÃO PARA IR
Brasília Ribeirão Preto São Paulo Incentivos Fiscais.
05/03/2007Prateleira de projetos - Saneamento Básico 1 Prateleira de projetos – saneamento básico Proposições do.
“O desenvolvimento de uma comunidade está intrinsecamente ligado à existência de uma política cultural sólida, onde o conceito de cultura contemple.
A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6 A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07, possibilita a: Pessoa Jurídica.
Contabilidade Comercial
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
PROJETO DE LEI 6722/ Procultura
LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO AO ESPORTE
IRPJ Lucro Real.
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
MÓDULO - XIII Avançar.
O MELHOR DA VIDA É FEITO EM PARCERIA..
VALE CULTURA. I - possibilitar o acesso e a fruição dos produtos e serviços culturais; II - estimular a visitação a estabelecimentos culturais e artísticos;
Portfólio Classificação Fiscal de Mercadorias
Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07
Voleibol A.D Criciúma/ FME
FINANCIAMENTO : REALIZAÇÃO: PATROCINADOR APRESENTA.
Formulário de Inscrição
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
RECIFE, 2012 Ações Fundos Especiais, Destinações e Repercussões Fiscais Yélena Monteiro Araújo Promotora de Justiça Coordenadora da Caravana.
Mecanismos Públicos de Incentivo à Cultura Curso – Agente Cultural (FIC) Disciplina – Políticas Públicas para a Cultura Professor – Dirceu Leite.
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS MUNICÍPIOS PARA O RECEBIMENTO DE RECURSOS FEDERAIS ATRAVÉS DE CONVÊNIOS Apresentação: Walter Manfroi Secretário.
Licença de Uso de Marca (UM)
Desafios para o financiamento das políticas culturais Ms. Selma Santiago.
Normas que Regulamentam
Lei de Incentivo ao Esporte
O que é Marketing Cultural? - É toda ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de.
APRESENTAÇÃO LEIS DE INCENTIVO PARA SAÚDE Desde 2013, pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do seu imposto de renda para projetos nas.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Cia da Cultura Contato: LEI DE INCENTIVO.
FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. É um meio de realização do ECA; É uma das diretrizes da política de atendimento ( ECA - 88 ); É um incentivo.
TRIBUTAÇÃO DO NÃO-RESIDENTE Prof. Dr. Roberto Quiroga Mosquera 1.
ESTADO PRODUTOR DE BENS E SERVIÇOS
Cia. de Dança Sprint Projeto Apoio:. CIA. DE DANÇA SPRINT INTRODUÇÃO  A Cia. de Dança Sprint surgiu em julho de 1993 com o objetivo de resgatar e difundir.
ANDAMENTO DE PROJETOS APLUB - FENAPAES. Edital 01/2014 Edital 01/2014 Edital publicado pelo CEDCA com orientações para entidades apresentarem projeto.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários Roberto Quiroga Mosquera Tributos Federais (DEF0512)
Financiamento Federal Conceito de orçamento cultural – Institucional e área Estrutura do orçamento federal – Sistema Federal – Fundo Nacional de Cultura.
ASPECTOS JURÍDICOS : NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIO (NTEP) FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO (FAP)
RESOLUÇÃO N o 017/2011-CONSAD, de 19 de maio de Dispõe sobre a cobrança de valores para custeio das ações de extensão oferecidas pela Universidade.
Transcrição da apresentação:

Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza energética (ou espiritual)

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet Concebida em 1991 para incentivar investimentos culturais, a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), ou Lei Rouanet, como também é conhecida, poder ser usada por empresas e pessoas físicas que desejam financiar projetos culturais.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet Ela institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que é formado por três mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Incentivo Fiscal (Mecenato) e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (Ficart).

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet O FNC destina recursos a projetos culturais por meio de empréstimos reembolsáveis ou cessão a fundo perdido. O Programa de Difusão e Intercâmbio Artístico e Cultural, que viabiliza o repasse de recursos para a compra de passagens para a participação de eventos de natureza cultural a serem realizados no Brasil ou no exterior, também utiliza recursos deste Fundo.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet Já o mecanismo de Incentivo Fiscal, mais conhecido como Mecenato, viabiliza benefícios fiscais para investidores que apoiam projetos culturais sob forma de doação ou patrocínio. Empresas e pessoas físicas podem utilizar a isenção em até 100% do valor no Imposto de Renda e investir em projetos culturais. Além da isenção fiscal, elas investem também em sua imagem institucional e em sua marca.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet A Lei também autorizada a constituição de Fundos de Investimento Cultural e Artístico - FICART, sob a forma de condomínio, sem personalidade jurídica, caracterizando comunhão de recursos destinados à aplicação em projetos culturais e artísticos. Desde a sua criação, o mecanismo não foi utilizado.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet O mecanismo de financiamento a projetos culturais por meio de Incentivos Fiscais da Lei Rouanet, conhecido como Mecenato, possibilita o apoio de pessoas físicas e de empresas para a execução do seu projeto cultural, desde que esse seja antes aprovado pelo Ministério da Cultura. E aos investidores é permitido, por sua vez, deduzir do imposto de renda o valor repassado.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet O mecanismo NÃO possibilita a transferência direta de recursos para o projeto, como no FNC. Depois da aprovação do projeto divulgada por meio de portaria ministerial no Diário Oficial da União (D.O.U.), o proponente deverá buscar empresas ou pessoas físicas interessadas em financiar a execução, por meio de patrocínio ou doação.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet Em relação aos investidores o proponente deve ter especial atenção, pois só poderão investir no projeto por via Mecenato as empresas tributadas com base no lucro real. O Decreto nº , de 26 de março de 1999, estabelece as empresas que se enquadrar nesse regime de tributação.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet O projeto pode ser financiado em sua totalidade por meio do Mecenato. Se o proponente, no entanto, pretender utilizar recursos de outras fontes, deverá indicá-las ao entregá-lo, e posteriormente, na prestação de contas.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet Neste caso, ele deve informar detalhadamente no orçamento o que será arcado com recursos próprios, por exemplo, ou por meio de algum outro mecanismo de financiamento, e o que será custeado pelo Mecenato.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet O prazo para captar recursos é determinado pela portaria de divulgação da aprovação e varia conforme o perfil do projeto e o período de exercício fiscal. Se o proponente não conseguir recursos durante o prazo determinado, poderá solicitar a prorrogação do período de captação para o exercício seguinte, com justificativa, até 30 dias corridos antes do fim do prazo estabelecido na portaria.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet Projetos que não obtiverem captação poderão ter o período designado prorrogado por mais 12 meses, a contar do final do prazo inicial concedido na aprovação.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet Aqueles que captarem pelo menos 20% do valor aprovado e completarem 12 meses da data da aprovação também podem solicitar prorrogação por 12 meses. O pedido não é aceito se o projeto completar 24 meses da aprovação sem captação ou se esta for inferior a 20% do valor aprovado.

Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº /91 Lei Rouanet No caso de eventos, o prazo máximo para obter recursos é de 60 dias após o término do evento, e também não é admitida a prorrogação.