Márcio Dantas 2010 Mestre em Psicologia Social - UERJ Psicólogo - UGF Professor UNESA: ► Politécnico RH ► Pós-graduação RH Consultor organizacional: Change.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
Telemarketing.
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Criando valor para o cliente.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
SUPERANDO OS OBSTÁCULOS E PREPARANDO-SE PARA O CLIENTE
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Eu sou seu cliente sabia?
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
TÉCNICA DE CONSULTORIA
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Apresentação Institucional 2008/04
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
Desde 1996.
Assessoria.
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Unidade 3 Grupo: 19W Luisa Marcus Vinícius Pâmela Patricia
Fidelização de clientes
RMP Consultoria de Negócios
Por quê o Mundo é para aqueles que Persistem
RMP Consultoria de Negócios
Recrutamento. AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga o Qual a vaga e o horário 2. Consulte o pessoal envolvido  Converse com o respectivo supervisor e.
Apresentação Institucional
QUALIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO
Administração de Recursos Humanos II
Modelo de Planejamento
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Endomarketing e Comunicação Interna
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Produto Um produto ou serviço de “Qualidade” é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Márcio Dantas Psicólogo - UGF Mestre em Psicologia Social - UERJ
RH Contemporâneo e Perspectivas
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Plano de negócio.
Mercado de Trabalho.
Comportamento Organizacional Introdução
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Laboratório de Gestão Luís Neto Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
“Técnicas Básicas de Negociação”.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
1 Pesquisa de credibilidade das certificações ISO 9000 ABNT/CB 25 Abril 2005 Rev.0.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

Márcio Dantas 2010 Mestre em Psicologia Social - UERJ Psicólogo - UGF Professor UNESA: ► Politécnico RH ► Pós-graduação RH Consultor organizacional: Change Márcio Dantas (21)

Márcio Dantas 2010  Globalização da economia  Avanços tecnológicos  Abertura das comunicações  Maior competitividade  Foco no cliente Eliminação de postos de trabalho Enxugamento dos quadros Desemprego Maior complexidade das tarefas Novas ocupações Novas formas de trabalho Novas relações de trabalho

Márcio Dantas 2010 Cliente Externo Lucratividade / Competitividade Cliente Interno EMPRESAS SATISFAÇÃO

Márcio Dantas 2010 Tendências da Consultoria Rodrigues, 2005 Aumento da demanda de consultoria para que pos- sam consolidar suas vantagens competitivas Busca de novos conheci- mentos e inovações para enfrentar a globalização da economia Aumento do número de consultorias, causado pelos processos de terceirização Fusões entre empresas de consultoria

Márcio Dantas 2010 Tendências da Consultoria Rodrigues, 2005 Abertura de novos escritórios de consultoria, em diversos países Representatividade dos serviços de consultoria por professores e universidades Busca incessante de aumento de produtividade, com rentabilidade e diferenciação Necessidade de padrões de qualidade e obtenção de certificações (ISO)

Márcio Dantas 2010 “refere-se a um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor que ajudam o cliente a perceber, enten- der e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente.” Edgar Schein Conceitos de Consultoria “fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por um profissional muito qualificado e co- nhecedor do tema, provido de remuneração por hora ou projeto, para um determinado cliente.” Elizenda Orlickas

Márcio Dantas 2010 Conceitos de Consultoria O QUE SE ENTENDE POR “CONSULTORIA” ? Uma parceria Uma prestação de serviço Uma relação de ajuda profissional

Márcio Dantas 2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS COM O OBJETIVO DE AJUDAR A EMPRESA- CLIENTE NA BUSCA DE SOLUÇÕES OU DE MELHORIA CONTÍNUA DE SUAS ATIVIDADES Função da Consultoria Organizações Empresariais

Márcio Dantas 2010 AUTO-AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM PARCERIA ITENS SIMNÃO 1) Procuro e sou procurado pelos outros mais ou menos na mesma proporção? 2) Busco um relacionamento pessoal além do contato puramente comercial? 3) Costumo procurar os parceiros, independentemente de estar precisando deles para algo específico? 4) Sou fiel aos meus parceiros, procurando não ter relações com os concorrentes (deles)? 5) Preocupo-me em ter comportamentos que gerem confiança na outra parte, cumprindo o prometido, dizendo o que penso e sinto, dividindo informações, aceitando diferenças individuais? 6) Invisto meu tempo para conhecer o negócio dos meus parceiros, suas necessidades e expectativas?

Márcio Dantas 2010 AUTO-AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM PARCERIA ITENS SIMNÃO 7) De tempos em tempos preocupo-me em redefinir as expectativas mútuas? 8) Meu interesse por eles é constante, e não decrescente, ao longo da relação? 9) Mantenho contato com eles após ter conseguido um acordo/con- trato/ venda etc., procurando avaliar seu grau de satisfação? 10) Entendo que uma das formas de manter a parceria é mantê-los informados de tudo o que acontece no meu negócio (espe- cialmente no que possa interessá-los)? 11) Procuro manter-me atualizado no meu negócio, buscando uma imagem permanente de inovação? 12) Nas minhas relações com parceiros, procuro sempre superar as expectativas da outra parte?

Márcio Dantas 2010 ATENÇÃO - Segundo os autores: Se você respondeu SIM a 10 ou mais questões, é um exce- lente parceiro; cuide apenas de melhorar aqueles itens de resposta NÃO; Se você respondeu SIM a 7, 8 ou 9 questões, é um parceiro razoável; pode melhorar muito se cuidar, com especial aten- ção, dos itens com resposta NÃO; Se você respondeu SIM a 6 ou menos questões, é um parcei- ro bastante problemático; sua imagem provavelmente é a de quem não gosta de parceria. Extraído de JUNQUEIRA, L.A.C.; MARCHIONI, C. Cada em- presa tem o consultor que merece: como otimizar as rela- ções entre clientes e consultores. São Paulo: Editora Gen- te, 1999.

Márcio Dantas 2010 Tipologia Consultor Externo Quanto ao vínculo Consultor Interno

Márcio Dantas 2010 Quanto à Experiência Júnior Pleno Sênior Tipologia

Márcio Dantas 2010 Tipologia Consultoria de Pacote Consultoria Artesanal Quanto à ESTRUTURA

Márcio Dantas 2010 Quanto à AMPLITUDE ESPECIALIZADA ORGANIZAÇÃO GLOBALIZADA Tipologia

Márcio Dantas Consultor externo 2Consultor Interno 3Consultoria de pacote 4Consultoria artesanal 5Consultor Júnior 6Consultor Sênior 7Consultoria especializada 8Consultoria de organização 9Consultoria globalizada Exercício Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. empresa que atua prestando o servi- ço em todas as áreas da empresa- cliente profissional com grande qualificação técnica e larga experiência na con- dução de serviços de consultoria profissional empregado da empresa que presta serviços especializados em diferentes áreas da empresa realizada através de metodologias / técnicas especialmente adequadas às necessidades específicas da em- presa-cliente

Márcio Dantas Consultor externo 2Consultor Interno 3Consultoria de pacote 4Consultoria artesanal 5Consultor Júnior 6Consultor Sênior 7Consultoria especializada 8Consultoria de organização 9Consultoria globalizada Exercício Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 8 empresa que atua prestando o servi- ço em todas as áreas da empresa- cliente 6 profissional com grande qualificação técnica e larga experiência na con- dução de serviços de consultoria 2 profissional empregado da empresa que presta serviços especializados em diferentes áreas da empresa 4 realizada através de metodologias / técnicas especialmente adequadas às necessidades específicas da em- presa-cliente