PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Currículo na Educação Infantil
Oficina Relatório CEJAs Marilze Guerrise.
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Orientação Educacional
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
CRITICAL LITERACY.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Educação no contexto do Trabalho
Atividade de extensão USC Projeto de Pesquisa UNESP
Tecnologia e Educação.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Nilva de oliveira brito dos santos
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Didática: organização do trabalho pedagógico
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Diferentes Posturas Curriculares
Conversando sobre Formação Integral.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Encontro Estadual de Formação
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
Unidade: Dificuldades Escolares Neucélia Meneghetti de Pieri UCS - EAD INTERAÇÃO COM O MUNDO CULTURAL.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Departamento de Comunicação Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da FELICIDADE. Charles Chaplin.
Educação e clientela escolar
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Concepções em Educação Matemática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
As Concepções Pedagógicas.
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Estágio Supervisionado II
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Teorias Educacionais.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA socialização do saber construção da cidadania

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA INSERIDA NO CONTEXTO HISTÓRICO POLÍTICO SOCIAL CULTURAL

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Tradicionalmente: Visão positivista e instrumental; Ensinar a ler, escrever e contar; Conhecimento do mundo – linguagem escrita.

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Atualmente: A escola é desafiada; Reconstrução do conhecimento do mundo usando outras linguagens; Aprendizagem e ensino não se fazem exclusivamente na escola; A tecnologia e os meios de comunicação; Sociedade: instituição aprendente e instituição pedagógica;

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA A PRÁTICA se tornará PRÁXIS a partir do momento em que tenha por base uma pedagogia fundada na satisfação das necessidades sociais da educação.

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA PROFESSOR: Técnico. Agente determinado por forças. sociais. Aplicador de Teorias.

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA PROFESSOR: Assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá. Sujeito que possui conhecimento e um saber-fazer provenientes de suas próprias atividades e a partir dos quais ele se estrutura e se orienta.

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA A prática do professor não é um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria, mas de produção de saberes específicos oriundos dessa prática.

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA TODA TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA PRÁTICA.

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Atitude humana de transformação da natureza e da sociedade. Não basta conhecer e interpretar o mundo (teórico), é preciso transformá-lo (práxis).

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA “Ingredientes teóricos” da prática segundo VÁSQUEZ: Conhecimento da realidade – objeto de transformação. Conhecimento dos meios de sua utilização técnica. Conhecimento da prática acumulada em forma de teoria. Antecipação dos resultados que se pretende atingir.

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA TEORIA E PRÁTICA INDISSOCIÁVEIS COMO PRÁXIS. EDUCAÇÃO: PRÁTICA SOCIAL – EXIGÊNCIA DE RELAÇÃO TEÓRICA.