PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA socialização do saber construção da cidadania
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA INSERIDA NO CONTEXTO HISTÓRICO POLÍTICO SOCIAL CULTURAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Tradicionalmente: Visão positivista e instrumental; Ensinar a ler, escrever e contar; Conhecimento do mundo – linguagem escrita.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Atualmente: A escola é desafiada; Reconstrução do conhecimento do mundo usando outras linguagens; Aprendizagem e ensino não se fazem exclusivamente na escola; A tecnologia e os meios de comunicação; Sociedade: instituição aprendente e instituição pedagógica;
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA A PRÁTICA se tornará PRÁXIS a partir do momento em que tenha por base uma pedagogia fundada na satisfação das necessidades sociais da educação.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA PROFESSOR: Técnico. Agente determinado por forças. sociais. Aplicador de Teorias.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA PROFESSOR: Assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá. Sujeito que possui conhecimento e um saber-fazer provenientes de suas próprias atividades e a partir dos quais ele se estrutura e se orienta.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA A prática do professor não é um espaço de aplicação de saberes provenientes da teoria, mas de produção de saberes específicos oriundos dessa prática.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA TODA TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA PRÁTICA.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Atitude humana de transformação da natureza e da sociedade. Não basta conhecer e interpretar o mundo (teórico), é preciso transformá-lo (práxis).
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA “Ingredientes teóricos” da prática segundo VÁSQUEZ: Conhecimento da realidade – objeto de transformação. Conhecimento dos meios de sua utilização técnica. Conhecimento da prática acumulada em forma de teoria. Antecipação dos resultados que se pretende atingir.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA TEORIA E PRÁTICA INDISSOCIÁVEIS COMO PRÁXIS. EDUCAÇÃO: PRÁTICA SOCIAL – EXIGÊNCIA DE RELAÇÃO TEÓRICA.