A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACADÊMICOS: DIEGO STANLEY ANDRESSA MARILENE LIRA CARDENE ANDRADE VALBER VELOSO Profª Leticia Noleto Bioquímica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACADÊMICOS: DIEGO STANLEY ANDRESSA MARILENE LIRA CARDENE ANDRADE VALBER VELOSO Profª Leticia Noleto Bioquímica."— Transcrição da apresentação:

1 ACADÊMICOS: DIEGO STANLEY ANDRESSA MARILENE LIRA CARDENE ANDRADE VALBER VELOSO Profª Leticia Noleto Bioquímica

2 Diferenças entre os lipídios Gordura k sólida a temperatura ambiente Óleo k líquido a temperatura ambiente Azeite k usado exclusivamente para óleos provenientes de frutos (azeite de oliva, de dendê).

3 LIPIDEOS  são biomoléculas compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O).  fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água.  E solúveis em solventes orgânicos, como o, alcool, benzina, eter, clorofórmio e acetona.  Cada grama de lipídio armazena 9 quilocalorias de energia.

4 Os Lipídios participam como componentes não protéicos das membranas biológicas precursores de compostos essências,agentes emulsificantes, isolantes, vitaminas (A,D,E,K), fonte e transporte de combustível metabólicos. Além de componentes de biossinalização intra e intercelular.

5 Principais fontes:

6 FUNÇÃO DOS LIPÍDEOS

7 Fontes Energéticas Toda energia utilizada nas atividades diárias do organismo vem das RESERVAS de glicídios e lipídios em quantidades, relativamente, iguais.RESERVAS Transportador O lipídio serve para transportar as vitaminas A,D,E,K que são solúveis em lipídio.

8 Isolante Térmico Auxiliam na manutenção da temperatura do corpo, por meios de uma camada de tecido denominado hipoderme, a qual protege o indivíduo contra as variações de temperatura mantendo a homeostasia corpórea. Proteção Mecânica A gordura age como suporte mecânico para certos órgãos internos e sob a pele de aves e mamíferos, protegendo-os contra choques e traumatismos.

9 Ácidos Graxos Possuem geralmente número par de átomo de carb- ono. Podem ser: Saturados & Insaturados.

10 Saturados: são todos os produtos que possuem gordura de origem animal (carnes, requeijão,creme de leite, manteiga) ou de origem vegetal sólido (gordura hidrogenada). Insaturados: são aqueles considerados mais saudáveis, encontrados em (óleos de milho, canela, soja, girassol).

11 Classificação dos Lipídios

12

13

14

15

16

17

18

19

20 ANABOLIZANTES Os anabolizantes, ou esteroides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Apesar de serem utilizados no tratamento de algumas doenças, os anabolizantes são utilizados em grande quantidade por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física.

21

22

23

24

25

26

27 Metabolismo via colesterol A síntese de colesterol ocorre predominantemente no fígado e a maior parte desta é exportada na forma de sais biliares ou ésteres de colesterol, que são formas mais hidrossolúveis transportadas em lipoproteínas secretadas. O colesterol está presente nos tecidos e no plasma sanguíneo, na forma livre ou associada a ácidos graxos de cadeia longa.

28 Hipercolesterolemia familiar FH A doença é caracterizada pela elevação do colesterol no soro, estando em uma faixa de mg/dL e uma elevada taxa de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), normalmente maior do que 200 mg/dL

29 Pacientes com hipercolesterolemia familiar possuem frequentemente xantomas visíveis como um sinal da elevação dos lipídios. É uma doença autossômica dominante. Esta doença é relativamente comum, afetando um em cada 500 indivíduos. Uma pessoa com hipercolesterolemia familiar tem 50% de probabilidade de transmitir o gene anormal à sua descendência. Por esta razão metade dos filhos de um indivíduo com FH tem a probabilidade de ter FH.

30 O Tratamento mais adequado para um indivíduo com FH Os indivíduos que tenham FH devem cumprir com rigor as orientações do seu médico, mas uma alimentação saudável, exercício físico regular e abstinência tabágica são essenciais para a prevenção da doença cardiovascular, comum nestes doentes. A terapêutica nestes doentes é para ser mantida por toda a vida, pois estamos perante uma situação crónica, de modo a evitar o aparecimento da doença cardiovascular.

31 Referência Vida: a ciência da biologia – volume I, capítulo 3 LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica. Worth Publishers, 3a. ed STRYER, L. Bioquímica, 5a. ed. Alberts et al. Molecular Biology of the Cell, 4ª. Ed. Marzzoco A, Bayardo B.T, Bioquímica Básica 3ª.Ed. Koolman, J., Roehm, KH. Color Atlas of Biochemistry. 2.ed


Carregar ppt "ACADÊMICOS: DIEGO STANLEY ANDRESSA MARILENE LIRA CARDENE ANDRADE VALBER VELOSO Profª Leticia Noleto Bioquímica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google