A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Bola de cristal existe ! Você é o Guru ! Março 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Bola de cristal existe ! Você é o Guru ! Março 2006."— Transcrição da apresentação:

1 A Bola de cristal existe ! Você é o Guru ! Março 2006

2 Momento é de ruptura com os últimos 12 anos com juros reais baixos, sem descontrole cambial, e sem retomada da inflação crescimento econômico (renda e emprego) acima de 4 % aa Propostas audaciosas !

3 Oportunidades para as empresas Desconcentração do PIB regional Novas formas de organização da produção – globalização dos fornecimentos e dos mercados Atividades em Infra estrutura e serviços básicos – PPPs Novos negócios...Mais do mesmo... Crescimento dos volumes Organizações maiores e mais complexas Ganhos de escala Investimentos / tecnologia Novos concorrentes Brasil será muito diferente ?

4 Os empreendedores Processo de decisão de alocação de investimentos Os gestores Liderança das equipes e execução dos processos Dois protagonistas fundamentais Possuem uma característica comum...

5 calculistas, articuladores, estrategistas... Empreendedores e Gestores são...

6 Papel dos Empreendedores A imaginação é mais importante que o conhecimento Albert Einstein

7 Empreendedor percebe as oportunidades,,, fontes de dinamismo oportunidades organização da produção organização da produção tecnologia tecnologia disponibilidade de capital demandas do cliente modelo de modelo decompetição

8 Empreendedor decide qual modelo de competição adotar Pioneiro Seguidor me too Nicho Inovador Consolidador

9 Escolha básica do Empreendedor – que riscos assumir ! Estratégia de Saída : Vendo para um consolidador ? Vendo para um estrangeiro ? Qual o volume de investimento ? Tenho cacife para bancar este jogo ? Qual o modelo de negócio ? Modelo de competição ? Direcionadores ? Quais as fontes de recursos ? Consigo alavancar ? Como ? Crescer,Diversificar ou Vender

10 Missão Valores Visões Lição de casa dos Empreendedores Análise das oportunidades Definição do seu papel no mercado Crescer,Diversificar ou Vender Decidir que jogo irá jogar e definir as suas regras básicas !

11 Assessoria da RBCE aos Empreendedores Conteúdo (perguntas para a Bola de Cristal) Contraponto construtivo – experiência e realismo ao processo de concepção e inspiração da oportunidade Plano de Negócios consistente choque de realidade adequado para o empreendedor alinhado com as demandas dos investidores Acesso a Investidores fundos de investimento (nacionais e estrangeiros) e abertura de capital em bolsa Governança Corporativa atitude construtiva, parceria, credibilidade, conectividade Bom cozinheiro que monta um restaurante ? ou Excelente dono de restaurante que não sabe cozinhar ?

12 Papel dos Gestores Transforma a Concepção em Plano de Ação

13 Suas Altezas, como cristãos católicos, príncipes amantes e promotores da santa fé cristã e inimigos da doutrina de Maomé, bem como de toda idolatria e heresia, decidiram enviar-me, Cristóvão Colombo, aos supramencionados países da Índia, a fim de me haver com os referidos príncipes, povos e territórios, e aprender sua disposição e o método adequado para convertê-los à nossa santa fé; e, ademais, determinaram que eu não procedesse por terra para o oriente, como é de costume, mas por uma rota pelo Ocidente, em cuja direção não possuímos até aqui nenhuma evidência concreta de que alguém tenha seguido. Anotação do diário de Cristóvão Colombo, em sua viagem de 1492 Valores Missão Visão

14 Missão Valores Visões Formulação e gestão da estratégia Função dos Gestores EmpreendedorGestor

15 O simulador integra todas as etapas Modelo de Competição Simulador Mapa Estratégico Plano de Ação

16 Entrantes Poder dos Clientes Substitutos Práticas de Competição Custo Escala Diferenciação Inovação Nicho Modelo de competição determina o mapa estratégico Poder dos Fornecedores

17 Perspectiva do Acionista Valor da empresa para o acionista Produtividade Crescimento Perspectiva dos Processos OperaçõesVendasInovaçõesRegulatório Fornecedores Produção Distribuição Gestão de riscos Seleção de clientes Aquisição Retenção Crescimento Produtos Processos Design Lançamento Meio Ambiente Segurança e Saúde Trabalhistas Comunidade Perspectiva do Aprendizado Crescimento Capital Humano Tecnologia da Informação Organização Cultura LiderançaAlinhamento Governança Mapa Estratégico Perspectiva do Cliente Propostas de valor agregado para o cliente PreçoQualidadeFuncionalidade Serviços ParceriaMARCA atributos do produto/serviçoRelacionamentoImagem

18 DescriçãoObjetivosComo medir MetaPlano de Ação Produtividade Crescimento Branding Operações simulador Plano de Ação Você não pode gerenciar o que voce não pode medir ! Você não pode medir o que voce não pode descrever !

19 Simulador = Bola de Cristal Lucros e Perdas Fluxo de caixa Variáveis Críticas Vendas Custos Despesas Comissões Impostos Investimentos Capital de Giro Empréstimos Custos Fixos Taxas de Crescimento BalançoAvaliação

20 Simulador

21 Exemplo de funcionamento da Bola de Cristal Simulador

22 Dificuldades à implementação de Estratégias VisãoPessoasEquipeRecursos Somente 5% dos colaboradores entendem a estratégia Somente 25% dos gerentes tem seus incentivos ligados a performance 50 % das organizações não associam o seu orçamento à estratégia da organização 85% dos executivos passam menos de uma hora por mês falando sobre estratégia Só 10% das organizações executam a sua estratégia Pesquisa Adaptado de material desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton

23 Ela está confusa ? Ela está centralizada nos formuladores ? Ela representa fonte de poder para algumas pessoas ? Os competidores não podem conhecê-la ? Porque a sua Estratégia está escondida ?

24 RBCE - Fazendo a Bola de Cristal funcionar Traduzir a estratégia em termos operacionais Alinhar a organização em torno da estratégia Fazer a estratégia ser praticada diariamente por todos Tornar contínuo o processo estratégico Mobilizar mudanças através das lideranças Princípios do Balanced Scorecard Robert Kaplan e David Norton

25 Pragmático Metas e resultados mensuráveis Mobilizador Equipe alinhada e motivada na sua estratégia Inspirador Pensar Recriar Confirmar Transformar Contribuição da RBCE

26 Reserve um tempo para pensar no futuro dos seus negócios

27 A bola de cristal não funciona quando você está nesta situação... Magos advertem :

28 Obrigado e... Mãos à obra...

29

30 Planejamento estratégicoPlanejamento estratégico Análise de novos negóciosAnálise de novos negócios Crescimento aceleradoCrescimento acelerado Situações de volatilidade de negóciosSituações de volatilidade de negóciosGestão Valor do negócioValor do negócio Atração de sóciosAtração de sócios Busca de recursos financeirosBusca de recursos financeirosTransações

31

32 Comunicação Como conduzir um processo de planejamento

33 espera-se que eles foquem no essencial... visão Empreendedores e Gestores são visionários


Carregar ppt "A Bola de cristal existe ! Você é o Guru ! Março 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google