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Gestão por Competências Prof: Rafael Augusto Junqueira.

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Apresentação em tema: "Gestão por Competências Prof: Rafael Augusto Junqueira."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão por Competências Prof: Rafael Augusto Junqueira

2 Gestão de Pessoas  Dilema pela busca de uma gestão objetiva e consciente; que não considere apenas a questão do comportamento.  Gestor toma decisão para depois verificar adequação ao sistema. Daí “gambiarras” ao sistema formal; ex criação de cargos para justificar aumentos!

3 Gestão por Competências  Mudança de foco:  Repertório de conhecimentos e habilidades pessoais.  Analisar a agregação de valor em relação ao negócio, contexto específico!

4 Inversão de Valores Cargo para carreira:  Adequação ao cargo para adequação à carreira;  Valorização da trajetória e maturidade;  Ritmo de desenvolvimento das Competências X habilidades e atitudes específicas do cargo.  Perfil específico para demandas presentes e futuras;

5 Conceito de Entrega  Competências como conhecimento habilidades e atitudes. Todavia este conceito não é garantia de agregação de valor à organização.  Necessidade de enxergar as pessoas pela entrega não pela descrição formal de seu cargo.

6 ENTREGA esforço COMPETCOMPET entrega

7 Mensurar Entrega  Complexidade de cargos.  Crescimento dentro do mesmo cargo, daí ampliação do espaço ocupacional  Competentes são requisitados  Necessidade de reflexo no salário

8 Definição das Competências  Por eixo de carreiras.  Interessante, pois empresa deixa claro para as pessoas o que será cobrado em cada nível.  Expectativas esclarecidas.

9 NÍVEIS DE COMPLEXIDADE EIXOSDE CARREIRAEIXOSDE CARREIRA G3 G2 G1 G4 A1 A2 A3 A4 OP1 OP3 T 1 T 2 T 3 T 4 OP2

10 Competências Individuais  Nunca genericamente, mas atreladas às competências essenciais ou estratégicas.  Processo de trocas dinâmico entre pessoas e organização  Desta interação ou agregação de valor sadia a empresa mantém suas vantagens competitivas capacitando-se para novos desafios

11 Competências Organizacionais  De acordo com sua cultura organizacional cada empresa traça uma estratégia para concorrer no mercado.  Excelência operacional, inovação de produtos, orientação para clientes, orientação para resultados etc...

12 Instrumento de Avaliação  Necessidade de perguntas claras sem deixar dúvidas  Definição de atributos técnicos e níveis de competência.  Plano de ações conjunto a partir dos resultados.  Promoções pelo resultado

13 Recompensas  Necessidade de diferenciar esforço de competência e comportamento!!  Esforço  Comportamento  Competência Variável Fixo 360

14 Gestão por Competências  Crescimento da pessoa nos eixos;  “Escada da felicidade” N 1 N 2 N 3 N 4

15 Competência X Salário no Tempo Salário A A1 X Mercado 85%Mercado Y X’ Competências Y’ B B’

16 Conclusões  Trabalhar em empresas que valorizam o conceito de competências pode ser melhor do que trabalhar onde se paga melhor!!  Em empresas onde se aplicou o instrumento e foi oferecida chance de crescimento às pessoas, o estoque de pessoas capacitadas se refez!!!

17 Muito Obrigado!! Rafael Augusto Junqueira Tel: (16)


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