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Gestão por Competências

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Apresentação em tema: "Gestão por Competências"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão por Competências
Prof: Rafael Augusto Junqueira

2 Gestão de Pessoas Dilema pela busca de uma gestão objetiva e consciente; que não considere apenas a questão do comportamento. Gestor toma decisão para depois verificar adequação ao sistema. Daí “gambiarras” ao sistema formal; ex criação de cargos para justificar aumentos!

3 Gestão por Competências
Mudança de foco: Repertório de conhecimentos e habilidades pessoais. Analisar a agregação de valor em relação ao negócio, contexto específico!

4 Inversão de Valores Cargo para carreira:
Adequação ao cargo para adequação à carreira; Valorização da trajetória e maturidade; Ritmo de desenvolvimento das Competências X habilidades e atitudes específicas do cargo. Perfil específico para demandas presentes e futuras;

5 Conceito de Entrega Competências como conhecimento habilidades e atitudes. Todavia este conceito não é garantia de agregação de valor à organização. Necessidade de enxergar as pessoas pela entrega não pela descrição formal de seu cargo.

6 ENTREGA C O M P E T entrega esforço

7 Mensurar Entrega Complexidade de cargos.
Crescimento dentro do mesmo cargo, daí ampliação do espaço ocupacional Competentes são requisitados Necessidade de reflexo no salário

8 Definição das Competências
Por eixo de carreiras. Interessante, pois empresa deixa claro para as pessoas o que será cobrado em cada nível. Expectativas esclarecidas.

9 G4 EIXOS DE CARREIRA G3 NÍVEIS DE COMPLEXIDADE G2 G1 A4 A3 T 4 A2 T 3 A1 T 2 OP3 T 1 OP2 OP1

10 Competências Individuais
Nunca genericamente, mas atreladas às competências essenciais ou estratégicas. Processo de trocas dinâmico entre pessoas e organização Desta interação ou agregação de valor sadia a empresa mantém suas vantagens competitivas capacitando-se para novos desafios

11 Competências Organizacionais
De acordo com sua cultura organizacional cada empresa traça uma estratégia para concorrer no mercado. Excelência operacional, inovação de produtos, orientação para clientes, orientação para resultados etc...

12 Instrumento de Avaliação
Necessidade de perguntas claras sem deixar dúvidas Definição de atributos técnicos e níveis de competência. Plano de ações conjunto a partir dos resultados. Promoções pelo resultado

13 Recompensas Necessidade de diferenciar esforço de competência e comportamento!! Esforço Comportamento Competência Variável 360 Fixo

14 Gestão por Competências
Crescimento da pessoa nos eixos; “Escada da felicidade” N 4 N 3 N 2 N 1

15 Competência X Salário no Tempo
Mercado Salário 85%Mercado B’ B A1 A Competências X X’ Y’ Y

16 Conclusões Trabalhar em empresas que valorizam o conceito de competências pode ser melhor do que trabalhar onde se paga melhor!! Em empresas onde se aplicou o instrumento e foi oferecida chance de crescimento às pessoas, o estoque de pessoas capacitadas se refez!!!

17 Rafael Augusto Junqueira Rafaelj@netsite.com.br Tel: (16) 9121-3567
Muito Obrigado!! Rafael Augusto Junqueira Tel: (16)


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