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Gestão por Competências
Prof: Rafael Augusto Junqueira
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Gestão de Pessoas Dilema pela busca de uma gestão objetiva e consciente; que não considere apenas a questão do comportamento. Gestor toma decisão para depois verificar adequação ao sistema. Daí “gambiarras” ao sistema formal; ex criação de cargos para justificar aumentos!
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Gestão por Competências
Mudança de foco: Repertório de conhecimentos e habilidades pessoais. Analisar a agregação de valor em relação ao negócio, contexto específico!
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Inversão de Valores Cargo para carreira:
Adequação ao cargo para adequação à carreira; Valorização da trajetória e maturidade; Ritmo de desenvolvimento das Competências X habilidades e atitudes específicas do cargo. Perfil específico para demandas presentes e futuras;
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Conceito de Entrega Competências como conhecimento habilidades e atitudes. Todavia este conceito não é garantia de agregação de valor à organização. Necessidade de enxergar as pessoas pela entrega não pela descrição formal de seu cargo.
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ENTREGA C O M P E T entrega esforço
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Mensurar Entrega Complexidade de cargos.
Crescimento dentro do mesmo cargo, daí ampliação do espaço ocupacional Competentes são requisitados Necessidade de reflexo no salário
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Definição das Competências
Por eixo de carreiras. Interessante, pois empresa deixa claro para as pessoas o que será cobrado em cada nível. Expectativas esclarecidas.
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G4 EIXOS DE CARREIRA G3 NÍVEIS DE COMPLEXIDADE G2 G1 A4 A3 T 4 A2 T 3 A1 T 2 OP3 T 1 OP2 OP1
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Competências Individuais
Nunca genericamente, mas atreladas às competências essenciais ou estratégicas. Processo de trocas dinâmico entre pessoas e organização Desta interação ou agregação de valor sadia a empresa mantém suas vantagens competitivas capacitando-se para novos desafios
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Competências Organizacionais
De acordo com sua cultura organizacional cada empresa traça uma estratégia para concorrer no mercado. Excelência operacional, inovação de produtos, orientação para clientes, orientação para resultados etc...
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Instrumento de Avaliação
Necessidade de perguntas claras sem deixar dúvidas Definição de atributos técnicos e níveis de competência. Plano de ações conjunto a partir dos resultados. Promoções pelo resultado
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Recompensas Necessidade de diferenciar esforço de competência e comportamento!! Esforço Comportamento Competência Variável 360 Fixo
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Gestão por Competências
Crescimento da pessoa nos eixos; “Escada da felicidade” N 4 N 3 N 2 N 1
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Competência X Salário no Tempo
Mercado Salário 85%Mercado B’ B A1 A Competências X X’ Y’ Y
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Conclusões Trabalhar em empresas que valorizam o conceito de competências pode ser melhor do que trabalhar onde se paga melhor!! Em empresas onde se aplicou o instrumento e foi oferecida chance de crescimento às pessoas, o estoque de pessoas capacitadas se refez!!!
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Rafael Augusto Junqueira Rafaelj@netsite.com.br Tel: (16) 9121-3567
Muito Obrigado!! Rafael Augusto Junqueira Tel: (16)
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