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Funções de apoio à Função Produção

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Apresentação em tema: "Funções de apoio à Função Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Funções de apoio à Função Produção
Sistema de Produção Funções Centrais Função Marketing: responsável por comunicar os produtos ou serviços de uma empresa ao mercado. Função Desenovolvimento de produto/serviço: responsável por criar novos produtos ou serviços ou modificá-los. Função Produção: responsável por satisfazer às solicitações do consumidor por meio da produção e entrega de bens e serviços. Funções de apoio à Função Produção Função Contábil-financeira: apoia nos processos decisórios econômicos e administra os recursos fianceiros da organização. Função Recursos Humanos: recruta e desenvolve os funcionários da organização.

2 Sistema de Produção Processo de Transformação
RECURSOS DE ENTRADA A SEREM TRANSFORMADOS C O N S U M I D R E Materiais Informações Consumidores PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO INPUTS OUTPUT RECURSOS DE ENTRADA DE TRANSFORMAÇÃO Instalações Pessoal Insumos Saídas (Bens ou Serviços) Processo de Transformação Processamento de materiais Ex: operações de manufatura Processamento de informações Ex: bancos, serviços de notícias, empresas de telecomunicações, etc. Processamento de consumidores Ex: cabelereiros, hoteis, dentistas, etc.

3 Outputs do processo de transformação
Sistema de Produção Outputs do processo de transformação BENS E SERVIÇOS Tangibilidade; Estocabilidade; Transportabilidade; Simultaneidade; Contato com o consumidor; Qualidade. O output da maioria dos tipos de operações é um composto (mix) de bens e serviços.

4 2 Significados de “PRODUÇÃO”
Sistema de Produção Unidades, setores, departamentos, centros de trabalho. ÁREAS DE PRODUÇÃO Operação Global: Macrooperação Unidade: Microoperação 2 Significados de “PRODUÇÃO” Produção como função – Produzir bens e serviços para consumidores externos da organização. Produção como atividade – qualquer transformação de recursos de input para produzir bens e serviços para clientes internos ou externos.

5 Sistema de Produção Proteção da Produção Uma forma dos gerentes de produção tentarem minimizar problemas do “ambiente”(variação de demandas, mudanças do mercado) é proteger a produção do ambiente externo. Isso pode ser feito de duas maneiras: Proteção Física – manter estoques de recursos, sejam estes inputs para o processo de transformação ou outputs. Proteção Organizacional – alocar as responsabilidades das várias funções da organização, de modo que a função produção seja protegida do ambiente externo. Integração entre funções, a função produção bem informada.

6 Operações de alto volume Operações de baixo volume
Sistema de Produção Volume Variedade Variação Visibilidade 4 medidas para distinguir diferentes operações: Dimensão Volume Grau de repetição de tarefas especialização Sistematização custos unitários baixos. Operações de alto volume Operações de baixo volume Fabricação de televisores Fabricação de aviões Restaurante fast food Restaurante a la carte Parque Temático Sala de teatro

7 Operações de alta variedade Operações de baixa variedade
Sistema de Produção Dimensão Variedade Maior ou menor flexibilidade maior ou menor Padronização maior ou menor custo Volume Variedade Variação Visibilidade Operações de alta variedade Operações de baixa variedade Bolo sob encomenda Bolo produzido em série Fábrica de roupas sob encomenda Fábrica de roupa pronta para uso Loja de departamentos Loja de jeans

8 Operações de alta variação Operações de baixa variação
Sistema de Produção Dimensão Variação de Demanda Flexibilidade no nível de produção Volume Variedade Variação Visibilidade Operações de alta variação Operações de baixa variação Usina de energia elétrica Padaria Fabricante de fogos de artifício Empresa de consultoria Polícia e serviço de emergência Distribuição de alimentos

9 Operações de alto contato Operações de baixo contato
Sistema de Produção Dimensão Visibilidade (contato com o consumidor) Variação do nível de presença do consumidor no processo produtivo Volume Variedade Variação Visibilidade Operações de alto contato Operações Mistas Operações de baixo contato Reforma de residência Corretor de imóveis Serviços bancários de retaguarda Pratos preparados na frente do cliente Restaurante estilo bistrô Sanduiches pré-preparados Dentisa Universidades Ensino à distância

10 Administração da Produção
Responsabilidades Diretas Entendimento dos objetivos estragégicos da produção Desenvolvimeto de uma estratégia Projeto de produtos, serviços e processos Os 4 Vs – desenhar os arranjos físicos e fluxos de processo. Planejamento e Controle da Produção Melhoria do desempenho da produção (ferramentas, TQM) – responsabilidade de todo gerente de produção. Responsabilidades Indiretas Relacionamento e interação entre a função produção e as outras funções.

11 Administração da Produção
Responsabilidades Amplas Proteção Ambiental – desempenho da organização face ao meio-ambiente. Responsabilidade Social – Como as operações podem ser administradas para gerar empregadores responsáveis e bons vizinhos? (impacto sobre os funcionários, fornecedores, consumidores) Cosnciência Tecnológica – Acompanhar os avanços tecnológicos em geral e até mesmo as implicações de tecnologias nào diretamente relacionadas às atividades. Gestão do Conhecimento – Foco nos processos de aprendizado .

12 Referências Moreira, D. A., Administração da Produção e Operações, 5ª reimpressão da 1ª edição, Editora Pioneira, São Paulo, SP, 2001.  Slack, N., Chambers, S. e Johnston, R., Administração da Produção, 2 Edição, Editora Atlas S.A., São Paulo, 2007.

13 Papel Estragégico e Objetivos da Produção
Papel da Função Produção – Principal motivo da sua existência da empresa. Implementadora da Estratégia Empresarial Colocar em prática, operacionalizar a estratégia. Apoio para a Estratégia Empresarial Desenvolver recursos para fornecer condições necessárias para permitir que a organização atinja seus objetivos estratégicos. Impulsão da Estratégia Empresarial Focando a vantagem competitiva a longo prazo.

14 Papel Estragégico e Objetivos da Produção
Modelo de 4 estágios (Hayes e Wheelwright) Progressão da função produção Usado para avaliar o papel competitivo e a contribuição da função produção na empresa. Neutralidade Interna Nível mais fraco de contribuição da função produção. Sua ambição é ser internamento neutra, passar despercebida. 2. Neutralidade Externa (implementadora) Começa a comparar-se com a empresa ou organizações similares. Tenta ser “externamente neutra”. Adotar melhores práticas, benchmarking.

15 Papel Estragégico e Objetivos da Produção
Modelo de 4 estágios (Hayes e Wheelwright) 3. Apoio Interno ( de apoio) Procura estar junto com as melhores empresas. A função produção tenta dar apoio interno ao fornecer uma estratégia. 4. Apoio Externo (Impulsionadora) A empresa vê a função produção como provedora de base para seu sucesso competitivo. A produção é criativa, proativa e inovadora. Olhar a longo prazo.

16 Papel Estragégico e Objetivos da Produção
Stakeholders Partes interessadas Empregados Fornecedores Acionistas Consumidores Sociedade A função produção tem que compreender os objetivos estratégicos de seus stakeholders (muitas vezes conflitantes).

17 Qualidade Papel Estragégico e Objetivos da Produção
Os cinco objetivos de desempenho Qualidade “Fazer certo as coisas” Qualidade reduz custos, menos erro, menos falhas, menor retrabalho e desperdícios, maior lucro. Qualidade aumenta a confiança (satisfação do cliente).

18 Qualidade pode significar
Papel Estragégico e Objetivos da Produção Os cinco objetivos de desempenho Qualidade pode significar HOSPITAL FÁBRICA DE AUTOMOVEIS - Pacientes recebem o tratamento mais apropriado. O tratamento é conduzido de maneira correta. Os pacientes são consultados e mantidos informados. Os funcionários são corteses, amigáveis e solícitos. Todos os componentes são fabricados conforme as especificações. A montagem atende às especificações. O produto é confiável. O produto é atraente e sem defeitos. EMPRESA DE ÔNIBUS URBANOS SUPERMERCADO Os ônibus são limpos e arrumados Os ônibus são silenciosos e não emitem gases poluentes. - O horário é rigoroso e atende às necessidades dos usuários. - Os funcionários são corteses, amigáveis e solícitos. Os produtos estão em boas condições. A loja é limpa e organizada. A decoração é adequada e atraente.

19 Rapidez Papel Estragégico e Objetivos da Produção
Os cinco objetivos de desempenho Rapidez Quanto mais rápido for a entrega de bens ou serviços ao consumidor,melhor. Rapidez da operação interna A resposta rápida aos consumidores externos é auxiliada sobretudo pela rapidez da tomada de decisão, movimentação de materiais e das informações internas da operação. Rapidez reduz estoques. Através por exemplo de movimentação e processamento de peças em lotes menores, peças se movimentando com mais rapidez, estoques entre os estágios do processo reduzirão.

20 Rapidez pode significar
Papel Estragégico e Objetivos da Produção Os cinco objetivos de desempenho Rapidez pode significar HOSPITAL FÁBRICA DE AUTOMOVEIS - O tempo entre a solicitação de tratamento e sua realização é o mínimo. O tempo para o resultado dos exames, raio x, etc é mínimo. O tempo entre o pedido de um carro específico por um revendedor e sua entrega ao consumidor é mínimo. O tempo de espera pela assistência técnica é mínimo. EMPRESA DE ÔNIBUS URBANOS SUPERMERCADO O tempo total da jornada para o usuário atingir seu destino é mínimo. O tempo envolvido na transação toatal, desde a chegada à loja, realização das compras e retorno do consumidor a sua casa é mínimo. Imediata disponibilidade de bens.

21 Confiança/Credibilidade
Papel Estragégico e Objetivos da Produção Os cinco objetivos de desempenho Confiança/Credibilidade Atender adequadamente às solicitações e prazos dos consumidores. Credibilidade economiza tempo Credibilidade economiza dinheiro. Credibilidade dá estabilidade. Se tudo em uma operação for perfeitamente confiável, e assim permanecer por algum tempo, haverá um n’viel de confiança entre as diferentes partes da operação.

22 Confiança/Credibilidade pode significar
Papel Estragégico e Objetivos da Produção Os cinco objetivos de desempenho Confiança/Credibilidade pode significar HOSPITAL FÁBRICA DE AUTOMOVEIS - A proporçao de consultas canceladas é mínima. As consultas são realizadas no horário programada. Os resultados dos exames, raios X etc. são entregues como prometido. Entrega de veículos aos revendedores no tempo previsto. Entrega peças de reposição aos centros de serviços no tempo previsto. EMPRESA DE ÔNIBUS URBANOS SUPERMERCADO Cumpre o horário fixado em todos o pontos de trajeto. Mantém assentos disponíveis para os passageiros. Previsibilidade do horário de funcionamento A proporção de bens em falta é mínima. O tempo de fila é mínimo. Disponibilidade de vagas no estacionamento.

23 Flexibilidade Papel Estragégico e Objetivos da Produção
Os cinco objetivos de desempenho Flexibilidade Capacidade de mudar a operação Flexibilidade de produto/serviço – habilidade de introduzir novos produtos ou serviços. Flexibilidade de Composto (mix) – variedade e composto de produtos e serviços. Flexibilidade de Entrega – habilidade de mudar a programação de entrega do bem ou do serviço. Flexibilidade agiliza a resposta. Flexibilidade economiza tempo Flexibilidade mantém credibilidade.

24 Papel Estragégico e Objetivos da Produção
Os cinco objetivos de desempenho Flexibilidade significa HOSPITAL FÁBRICA DE AUTOMOVEIS Flex. De produto/serviço – introdução de novos tipos de tratamento. Flex. De composto (mix) – ampla variedade de tratamentos disponíveis. Fex. De volume – habilidade de se ajustar ao número de pacientes atendidos. Flex. De entrega – habilidade de reprogramar consultas. Flex. De produto/serviço – introdução de novos modelos. Flex. De composto (mix) – ampla variedade de opções disponíveis. Flex. De volume – habilidade de se ajustar ao número de veículos fabricados. Flex. De entrega – habilidade de rerprogramar as prioridades da produção. EMPRESA DE ÔNIBUS URBANOS SUPERMERCADO - Flex. De produto/serviço – introdução de novas rotas ou excursões. Flex. De composto (mix) – grande número de locais servidos. Fex. De volume – habilidade de se ajustar a frequencia dos serviços. Flex. De entrega – habilidade de reprogramar viagens. - Flex. De produto/serviço – introdução de novos bens ou promoções. Flex. De composto (mix) – ampla variedade de bens estocados. Fex. De volume – habilidade de se ajustar ao número de consumidores atendidos. Flex. De entrega – habilidade de repor estoque de intens em falta (ocasionalmente).

25 Os cinco objetivos de desempenho são conflitantes entre si????
Papel Estragégico e Objetivos da Produção Os cinco objetivos de desempenho Custo “Fazer as coisas mais barato” Todos os objetivos implicam no custo. Uma forma de melhorar o desempenho dos custos, é melhorar o desempenho de outros objetivos operacionais. Quanto menor o custo de produzir bens e serviços, menor pode ser o preço a seus consumidores. Os cinco objetivos de desempenho são conflitantes entre si????

26 Papel Estragégico e Objetivos da Produção
Os cinco objetivos de desempenho A curto prazo, os objetivos de desempenho podem ser conflitantes, um aspecto de desempenho pode ser melhorado a custa de outro. Porém, uma melhoria de todos os aspectos de desempenho é possível a longo prazo, ou seja, esse objetivos trabalharem em sinergia. Quando se trabalha com visão a longo prazo, os objetivos de desempenho não são conflitantes.


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