A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIPÍDIOS Insolúveis em água. Solúveis em solventes orgânicos (éter, álcool e clorofórmio). Solúveis em solventes orgânicos (éter, álcool e clorofórmio).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIPÍDIOS Insolúveis em água. Solúveis em solventes orgânicos (éter, álcool e clorofórmio). Solúveis em solventes orgânicos (éter, álcool e clorofórmio)."— Transcrição da apresentação:

1 LIPÍDIOS Insolúveis em água. Solúveis em solventes orgânicos (éter, álcool e clorofórmio). Solúveis em solventes orgânicos (éter, álcool e clorofórmio).

2 TRIGLICERÍDEOS EXEMPLOS GLICERÍDIOS – Ácido Graxo + Glicerol - Óleos e gorduras

3 DIFERENÇA ENTRE ÓLEOS E GORDURAS GORDURAS – Apresentam ácido graxo de cadeia saturada (simples ligações). Sólidas à temperatura ambiente. ÓLEOS – Apresentam ácido graxo de cadeia insaturada (dupla ligação). Líquidos à temperatura ambiente.

4 CERÍDEOS EXEMPLOS 1 Ácido Graxo (ou +) + Poliálcool (16 C) - Ceras

5 FUNÇÕES - Reserva de energia - Isolante térmico - Isolante elétrico - Proteção contra impactos

6 Fosfolipídeos

7 ESTERÓIDES - FUNÇÕES -Produção de hormônios. testosterona – caracteres sexuais masculinos testosterona – caracteres sexuais masculinos estrógeno – caracteres sexuais femininos estrógeno – caracteres sexuais femininos -Composição de vitaminas vitamina D – anti-raquítica vitamina D – anti-raquítica ESTRÓGENO

8 COLESTEROL É obtido por meio de síntese celular (colesterol endógeno -70%) e da dieta (colesterol exógeno- 30%). Exceto em pessoas com alterações genéticas do metabolismo do colesterol, o excesso dele no sangue resulta dos péssimos hábitos alimentares que possuímos (que são adquiridos desde a infância) e que nos levam a grande ingestão de colesterol e gorduras saturadas (geralmente de origem animal).

9 COLESTEROL O colesterol pode ser transportado no sangue humano associado a lipoproteínas: - LDL (Low Density Lipoprotein) : Fornece colesterol aos tecidos (mau colesterol) - HDL (High Density Lipoprotein): Remove o colesterol dos tecidos e leva ao fígado que excreta na forma de sais biliares.

10 O colesterol endógeno é sintetizado pelo fígado, em um processo regulado por um sistema compensatório: quanto maior for a ingestão de colesterol vindo dos alimentos, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado.

11 O COLESTEROL NO SANGUE 1- O colesterol forma um complexo com os lipídeos e proteínas, chamado lipoproteína. A forma que realmente apresenta malefício, quando em excesso, é a LDL. 2- Nesta interação, a LDL pode acabar sendo oxidada por radicais livres presentes na célula.

12 O COLESTEROL NO SANGUE 3- Esta oxidação aciona o mecanismo de defesa, desencadeando um processo inflamatório com infiltração de leucócitos. Moléculas inflamatórias acabam por promover a formação de uma capa de coágulos sobre o núcleo lipídico. 4- Após algum tempo cria-se uma placa (ateroma) no vaso sanguíneo; sobre esta placa, pode ocorrer uma lenta deposição de cálcio, numa tentativa de isolar a área afetada.

13 O COLESTEROL NO SANGUE 5- Isto pode interromper o fluxo sanguíneo normal (aterosclerose) e vir a provocar inúmeras doenças cardíacas. De fato, a concentração elevada de LDL no sangue é a principal causa de cardiopatias.

14 ATEROSCLEROSE

15 PREVENÇÃO Há três fatores básicos a observar para controlar os níveis de colesterol e prevenir as doenças cardiovasculares. 1 - Não Fume - o tabagismo aumenta substancialmente o risco de doenças, sobretudo cardiovasculares. Conjugado com outros fatores de risco aumenta o risco global.

16 PREVENÇÃO 2 - Mantenha um peso adequado - evite os excessos. Existe um peso ideal para cada pessoa, que se deve procurar manter. Isto consegue-se combinando o exercício regular com uma alimentação equilibrada saudável.

17 PREVENÇÃO 3 - Faça uma alimentação saudável e equilibrada: - Não esqueça o café da manhã, fundamental no seu dia. Leite ou iogurte, de preferência magros, pão ou cereais e uma peça de fruta, constituem uma alimentação saudável. - Faça várias refeições por dia. Merendar a meio da manhã e da tarde, ajuda a controlar o apetite e evitar os “grandes” almoços e jantares. - Atenção ao açúcar. Diminua o consumo de bolos e doces. Prefira os caseiros. Reduza gradualmente o açúcar que adiciona às bebidas, substituindo-o por adoçante - Cuidado com o sal! Modere a quantidade quando cozinha e evite usar saleiro na mesa. - Reduza a gordura na confecção de alimentos usando recipientes não aderentes, Em vez de fritar, opte pelos assados, grelhados ou cozidos no vapor. - Reduza a gordura na confecção de alimentos usando recipientes não aderentes, Em vez de fritar, opte pelos assados, grelhados ou cozidos no vapor. - Beba água com e sem sede. A água é fundamental para o equilíbrio do nosso organismo.

18 ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

19 EFEITOS NO ORGANISMO Cérebro * dores de cabeça * tonturas * aumento da agressividade * irritação * alteração de humor * comportamento anti-social * paranóia

20 EFEITOS NO ORGANISMO Laringe * alteração permanente das cordas vocais em mulheres (a voz fica mais grave) Coração * aumento do músculo cardíaco, que pode levar a infarto em jovens Fígado * aumento da produção da enzima transaminase, responsável pelo metabolismo das substâncias. O órgão passa a trabalhar demais. Foram registrados casos de tumor, cirrose, icterícia e peliosis hepatis (cistos cheios de sangue que podem levar a hemorragias).

21 EFEITOS NO ORGANISMO Aparelho reprodutor * atrofia dos testículos e dor no saco escrotal * ginecomastia (crescimento da mama em homens) * esterilidade feminina e masculina (são necessários de seis a trinta meses para que o homem volte a produzir espermatozóides) * aumento do clitóris (cresce como se fosse um pequeno pênis) * alteração do ciclo menstrual * atrofia do útero e da mama, aumento da libido inicialmente e queda depois do uso repetido

22 EFEITOS NO ORGANISMO Músculos * aumento da massa muscular pelo depósito de proteínas nas fibras musculares * diminuição da quantidade de gordura do corpo Sistema lipídico Ossos * na puberdade, os anabolizantes aceleram o fechamento da epífises (regiões do osso responsáveis pelo crescimento), reduzindo o período de crescimento, resultando em uma estatura menor.


Carregar ppt "LIPÍDIOS Insolúveis em água. Solúveis em solventes orgânicos (éter, álcool e clorofórmio). Solúveis em solventes orgânicos (éter, álcool e clorofórmio)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google