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AULA TÉCNICA 08 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. Local: Stand Q21 R20.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 Local: Stand Q21 R20

3 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE MOTOR VW A AR TEMA DE HOJE: A ANÁLISE DAS PEÇAS

4 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

5 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

6 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE A DESMONTAGEM. Nesta aula veremos: MOTOR VW A AR A ANÁLISE DAS PEÇAS

7 ANALISANDO AS PEÇAS APÓS O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO, LIMPEZA E DESMONTAGEM DO MOTOR VW A AR, VAMOS FAZER A ANÁLISE INDIVIDUAL DOS ITENS RELATIVOS AO MOTOR, NECESSÁRIOS PARA A SUA RECONSTRUÇÃO, ONDE ALGUNS SERÃO SUBSTITUÍDOS, RETIFICADOS OU REAPLICADOS.

8 O RADIADOR

9 NA REMOÇÃO DO RADIADOR DE ÓLEO, DEVEMOS ESTAR ATENTO A POSIÇÃO DAS ARRUELAS SEPARADORAS ENTRE O BLOCO E A SUA CARCAÇA. SÃO RESPONSÁVEIS PELA VEDAÇÃO E SE ESTIVEREM MUITO COMPRIMIDAS PODERÃO OBSTRUIR A PASSAGEM DO ÓLEO. TAMBÉM DEVE-SE OBSERVAR VAZAMENTOS EM SUA LATERAL.

10 DETALHES A VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO ESTÁ LOCALIZADA NA PARTE INFERIOR DA CARCAÇA DO BLOCO DO MOTOR, E É COMPOSTA POR UMA VÁLVULA, UMA MOLA CALIBRADA E UM TAMPÃO. VESTÍGIOS DE EMPERRAMENTO NO CILINDRO E NO EMBÔLO DA VÁLVULA INDICAM PROBLEMAS NO SISTEMA.

11 ANTES DA DESMONTAGEM

12 APÓS A DESMONTAGEM

13 O COMANDO O COMANDO DE VÁLVULAS DEVE SER OBSERVADO QUANTO AO DESGASTE EM SEUS CAMES E COLOS. É UM COMPONENTE QUE APRESENTA MUITO DESGASTE NESTE TIPO DE MOTOR. MUITA ATENÇÃO AO TIPO E CILINDRADA DO MOTOR VW A AR, POIS A APLICAÇÃO É MUITO VARIÁVEL.

14 O COMANDO

15 ASPECTO DAS BRONZINAS PELO ASPECTO VISUAL DAS BRONZINAS DE BIELA E MANCAIS, É POSSÍVEL IDENTIFICAR DESGASTES ACENTUADOS EM DETERMINADAS PEÇAS, OU MESMO NA CARCAÇA. ATÉ MESMO DESALINHAMENTO DE BIELAS É POSSÍVEL SER DEFINIDO NESTA VERIFICAÇÃO. TODAS AS BRONZINAS DEVEM SER SUBSTITUÍDAS.

16 VISTA EXPLODIDA

17 BANHO QUÍMICO APÓS O PROCESSO DE DESMONTAGEM, AS PEÇAS DEVEM SER BEM LAVADAS PARA UMA MELHOR ANÁLISE. COM O ACÚMULO DE CARVÃO, RESINAS, BORRA E VERNIZ AS PEÇAS PRECISAM DE UM BANHO QUÍMICO PARA REMOÇÃO DESTES MATERIAIS. DEPOIS FAZER LAVAGEM COM JATOS DE ÁGUA EM ALTA PRESSÃO.

18 EM QUE CONSISTE O BANHO QUÍMICO É A IMERSÃO DAS PEÇAS EM UM TANQUE CONTENDO SOLVENTE RECOMENDADO, QUE NÃO ATAQUE AS PEÇAS MAIS SENSÍVEIS EM ALUMÍNIO, E QUE REMOVA E DESOBSTRUA OS CANAIS INTERNOS DO BLOCO, CABEÇOTE E DEMAIS PEÇAS. O BANHO QUÍMICO AQUECIDO A 90 GRAUS APRESENTA ÓTIMOS RESULTADOS DE LIMPEZA.

19 OS CABEÇOTES

20 O JATO DE AREIA É POSSÍVEL OBTER BOA LIMPEZA DOS CABEÇOTES ATRAVÉS DE JATOS DE AREIA, QUE CONSISTE EM COLOCAR A PEÇA EM UMA CÂMARA, ONDE A PEÇA É ATACADA COM JATOS DE AREIA SOB PRESSÃO. O JATEAMENTO DEVE SER SOMENTE NA PARTE EXTERNA DA CARCAÇA, PARA SE EVITAR DESGASTE NAS SUPERFÍCIES DE APOIO.

21 A ANÁLISE DAS PEÇAS APÓS A DESMONTAGEM E LIMPEZA DAS PEÇAS, SE INICIA O PROCESSO DE ANÁLISE. ALGUNS ITENS SEMPRE SERÃO SUBSTITUÍDOS COMO AS JUNTAS, CAPAS DE TUCHOS, BRONZINAS E ANÉIS, OUTROS PODERÃO SER REAPROVEITADOS APÓS ANÁLISE, COMO RADIADOR, COMANDO E VIRABREQUIN.

22 A ANÁLISE

23 PERGUNTA COMO É DEFINIDA A MEDIDA DAS BRONZINAS NO PROCESSO DE MONTAGEM ?

24 RESPOSTA DE ACORDO COM O MATERIAL RETIRADO DOS EIXOS E DA CARCAÇA É DEFINIDA ESTA MEDIDA, OU SEJA, O QUE SE RETIRA DE MATERIAL DE UM COMPONENTE RETIFICADO É COLOCADO A MAIS PELA ESPESSURA MAIOR DA BRONZINA.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: MOTOR 2007 / 10 LINHA VW A AR PARTE 4 Instrutor Scopino

26 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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