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QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – QVT

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Apresentação em tema: "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – QVT"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – QVT
Prof. Patrícia B. Prezotti Bomfim

2 O trabalho ocupa parte considerável de nossas vidas, portanto, é perfeitamente previsível a preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho. “Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho”. (Limonge-França, 1996)

3 Qualidade de Vida no Trabalho
NAS EMPRESAS o gerenciamento da qualidade de vida no trabalho ocorre através da implantação de programas organizacionais e do estímulo à ações individuais voltadas para um estilo de vida que permita viver mais e melhor.

4 Qualidade de Vida no Trabalho.

5 A pessoa por inteiro: biologia, psicológica e social.
O comportamento das pessoas apresenta variadas combinações e intensidades nestas três dimensões e pode ser mais acentuado em uma delas, embora todas sejam interdependentes.

6 Biopsicossocial

7 Qualidade de Vida no Trabalho
“Toda pessoa é um complexo biopsicossocial, isto é, tem potencialidades biológicas, psicológicas e sociais que correspondem, simultaneamente, às condições de vida.”  Lipowsky (1986)

8 Enfoque Biopsicossocial
Segundo esse enfoque, saúde não é apenas ausência de doenças, mas também o completo bem estar biológico, psicológico e social. Esta definição, adotada pela organização mundial de saúde em 1986, abre espaço significativo para compreensão e administração de fatores psicossociais na vida moderna, especialmente no ambiente de trabalho.

9 Condição humana no trabalho
Visão Holística - A concepção de que o indivíduo é seu corpo, revela condições de vida e marcas das experiências vividas e desejadas. “ O homem não pode ser repartido; ele deve ser entendido como uma obra-prima que se desenvolve de maneira harmônica” (Cobra-1996)

10 Nada é só psicológico, é sempre um conjunto de respostas que sinalizam sofrimento que deve ser diagnosticado e tratado

11 ÁREAS QUE CONTRIBUEM PARA FORMAÇÃO DA SAÚDE TOTAL
Espiritual Emocional Física Profissional Social Intelectual Saúde

12 As dimensões da Saúde Integral e Qualidade de vida:
A Saúde em Seis Dimensões: FÍSICA, EMOCIONAL, INTELECTUAL, PROFISSIONAL, SOCIAL e ESPIRITUAL. Estas dimensões facilitam a consciência e o desenvolvimento da saúde integral, assim como a possibilidade de se ter uma visão sistêmica e seu posterior equilíbrio, pois sabemos que na vida sempre estamos buscando uma inter-relação harmoniosa dos vários aspectos e dimensões do ser humano. 

13 OS PESOS DOS FATORES QUE LEVAM UMA PESSOA ULTRAPASSAR OS 65 ANOS
Fonte: Universidade Stanford - EUA

14 Categorias conceituais de qualidade no trabalho (QVT)
CRITÉRIOS INDICADORES DE QVT Compensação justa e adequada. Equidade interna e externa Justiça na compensação Partilha de ganhos de produtividade Jornada de trabalho razoável Ambiente físico seguro e saudável Ausência de insalubridade Condições de trabalho. Autonomia Autocontrole relativo Informação geral do processo Uso e desenvolvimento de capacidades. Possibilidade de carreira Crescimento pessoal Segurança de emprego Oportunidade de crescimento e segurança. Categorias conceituais de qualidade no trabalho (QVT) Ausência de preconceito Igualdade Relacionamento Integração social na organização. Direitos de proteção ao trabalhador Liberdade de expressão Direitos trabalhistas Constitucionalismo. Estabilidade de horários Poucas mudanças geográficas Tempo para lazer da família Trabalho e espaço total de vida. Imagem da empresa Responsabilidade social da empresa Práticas de emprego Relevância social do trabalho na vida.

15 Busca por produtividade
Atualmente, em um mundo globalizado como o nosso, trabalha-se em função de uma produtividade cada vez maior em espaços de tempo cada vez menores. “Não são as coisas que estressam os homens mas, sim,a percepção que eles têm das coisas” Epiteto

16 Mudanças no contexto… Novas exigências de atitudes e conhecimentos
Velocidade Tecnologia Competitividade Estilo de Vida

17 Busca por elevados níveis de qualidade e produtividade
ORGANIZAÇÕES Busca por elevados níveis de qualidade e produtividade TRABALHADOR

18 Foco de atenção das organizações:
Cliente interno – responsáveis pelo produto ou serviço ofertado Cliente externo – atendimento com qualidade depende do cliente interno

19 Investir diretamente no funcionário é na realidade investir indiretamente no cliente.
“Coloque os empregados em primeiro lugar e eles irão colocar os consumidores em primeiro lugar” (Claus Möller – consultor dinarmaquês)

20 Busca por produtividade
Entre 1995 e 2000, o segmento de supermercados dobrou o faturamento, com 10% menos gente trabalhando. Há metade das pessoas trabalhando o dobro para produzir o triplo.

21 Efeito colateral Apenas 50% dos executivos chegam ao final da semana com a sensação de dever cumprido Dificuldade para conciliar família e trabalho é um dos fatores que mais tira o sono dos executivos

22 Efeito colateral Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de países onde os profissionais mais desenvolvem doenças devido à tensão do trabalho. Três em cada dez brasileiros sofrem problemas de saúde por causa do estresse no trabalho.

23 Efeito colateral Pressão por resultados e sobrecarga aumentam consumo de drogas e álcool: há empresas em que 5% dos funcionários são dependentes químicos Gastos com saúde representam a segunda maior despesa das empresas

24 Descompasso entre empresa e funcionário
74,5% dos executivos declaram-se insatisfeitos com o trabalho – excesso de tarefas é um dos principais geradores de tensão.

25 A busca por resultados em tempo cada vez mais curto, o estabelecimento de metas mais agressivas, o avanço da tecnologia e o mundo sem fronteiras têm tornado o homem cada vez mais refém de seu trabalho. Não existem mais limites entre a casa o escritório. Você responde s sem parar. Leva o Blackberry para o café da manhã com a família. Resolve por celular várias pendências no caminho até a empresa e nem no fim de semana consegue se desligar do mundo corporativo.

26 Descompasso entre empresa e funcionário
O que as empresas precisam fazer para atender às necessidades dos funcionários?

27 QVT envolve: Gestão dinâmica Caráter contingencial
Enfoque biopsicossocial do indivíduo

28 Fatores envolvidos na QVT:
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional A satisfação com o trabalho executado As possibilidades de futuro na organização O reconhecimento pelos resultados alcançados O salário percebido Os benefícios auferidos O relacionamento humano dentro do grupo e da organização O ambiente psicológico e físico de trabalho A liberdade e responsabilidade de decidir As possibilidades de participar

29 Qual a saída? Para os executivos, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional já é o segundo principal motivo para permanecer na empresa. As melhores empresas para trabalhar são as que proporcionam maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

30 Qual a saída? O problema é que, mesmo entre as melhores, esses exemplos ainda são exceção. Só 15% das melhores empresas para trabalhar têm o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como sua principal política de retenção de talentos. Exemplo Dell Brasil

31

32 E Qual a saída? Para o funcionário... 7 entre 10 executivos pretendem fazer outra coisa num prazo máximo de cinco anos. Motivo principal (40%): Qualidade de vida

33 A QVT afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal tais como: Motivação Aceitação de mudanças Adaptabilidade às mudanças no ambiente de trabalho Criatividade Inovação Participação ativamente nos trabalhos que executam Aumento da produtividade Integração social Baixas taxas de enfermidade Redução do absenteísmo e da rotatividade

34 “A qualidade de vida no trabalho vem ganhando expressão cada vez maior no ambiente empresarial brasileiro dentro das estratégias de gestão de pessoas. O fato é que por meio de melhorias das condições de trabalho, que fazem parte do escopo dos programas de QVT, os resultados obtidos podem alcançar os objetivos empresariais , auxiliando a organização a enfrentar o ambiente competitivo e a comprometer as pessoas com o negócio da empresa. O desafio da QVT é aprofundar o reconhecimento da dimensão essencial do compromisso do ser humano com as organizações e gerar melhores condições de vida”. Limonge-França

35 A função social da organização reside em colaborar para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade de maneira responsável, pois de nada adianta ser uma ilha de prosperidade no meio de um oceano de pobreza.

36 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando... Fazendo que planejando... Vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu”. Luiz Fernando Veríssimo

37 “Vocês, brancos, são loucos
“Vocês, brancos, são loucos. Impelidos pelas suas máquinas, se matam de trabalhar até os 60 anos, depois, quando já velhos demais para faze-lo, começam a pensar, a viajar, a divertir-se. Nós distribuÍmos as horas alegres ao longo de toda a vida. “ Não terá razão o índio? Brochieri, in De Masi, A sociedade pós-industrial, 1999

38 ESTUDO DE CASO - VOLVO A Volvo é um dos líderes mundiais na produção de veículos comerciais pesados e motores a diesel. Saltou da 5ª para 1ª posição no Guia As Melhores Empresas para Você Trabalhar – Revista Você S/A – em apenas um ano. Volvo do Brasil Campeã em tudo: da formação à qualidade de vida dos funcionários REVISTA VOCE S/A. SETEMBRO DE 2008.


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