MANIFESTO é uma declaração pública e solene que gira em torno de um posicionamento, uma concepção ou uma decisão a respeito de um assunto de cunho social,

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Transcrição da apresentação:

MANIFESTO é uma declaração pública e solene que gira em torno de um posicionamento, uma concepção ou uma decisão a respeito de um assunto de cunho social, político ou econômico. É característico do manifesto anunciar a denúncia de um problema, contar uma mudança, alertar a sociedade e propor intervenções.

O manifesto pode ser apresentado através de uma demonstração pública: a manifestação. Ela é geralmente conduzida por um grupo maior de pessoas e seus adeptos, que seguem com cartazes, folders e falas estratégicas em ruas, praças, ou outros espaços.

O manifesto se expressa de forma escrita com a seguinte estrutura:

Título: Anuncia o conteúdo do manifesto

Desenvolvimento do texto: Aqui se apresenta o tema do manifesto, que é uma forma de texto argumentativo. Os argumentos precisam ser sólidos e convincentes em relação aos temas que abordarão. Por isso, uma boa pesquisa é fundamental.

Local, data e assinatura: Todo manifesto deve ser assinado, seja pelas pessoas que participaram da produção do texto, seja pelas que apoiam o que está sendo firmado. Portanto, todos os alunos assinarão e ainda poderão colher assinaturas das pessoas que concordarem com os objetivos do manifesto.

Linguagem: O manifesto poderá ser escrito diferentemente, de acordo com o público a quem é dirigido e onde será veiculado (jornal, rádio, televisão). Em geral se usa linguagem formal, com verbos no presente do indicativo ou imperativo.

MANIFESTO pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil. Em defesa dos diretos da infância, da Justiça e da construção de um futuro mais solidário e sustentável para a sociedade brasileira. Organizações e entidades abaixo assinadas reafirmam a importância da proteção da criança frente aos apelos mercadológicos e pedem o fim das mensagens publicitárias dirigidas ao público infantil. A criança é hipervulnerável. Ainda está em processo de desenvolvimento biofísico e psíquico. Por isso, não possui a totalidade das habilidades necessárias para o desempenho de uma adequada interpretação crítica dos inúmeros apelos mercadológicos que lhe são especialmente dirigidos. Consideramos que a publicidade de produtos e serviços dirigidos à criança deveria ser voltada aos seus pais ou responsáveis, estes sim, com condições muito mais favoráveis de análise e discernimento. Acreditamos que a utilização da criança como meio para a venda de qualquer produto ou serviço constitui prática antiética e abusiva, principalmente quando se sabe que 27 milhões de crianças brasileiras vivem em condição de miséria e dificilmente têm atendidos os desejos despertados pelo marketing. A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce. Nós abaixo-assinados acreditamos que o fim da publicidade dirigida ao público infantil será um marco importante na história de um país que quer honrar suas crianças. Por tudo isso, pedimos, respeitosamente, aos Exmos. Deputados que se comprometam com a infância brasileira e efetivamente promovam o fim da publicidade e da comunicação mercadológica voltada ao público menor de 12 anos de idade. Signatários: Abraço Rio de Janeiro ACTbr – Aliança do Controle do Tabagismo Agência Verde – Tamoios Tecnologia e Consultoria...

FONTES PARA PESQUISA: dengue/14610-curiosidades-sobre-o-aedes-aegypti