MCEF 2012/2013. Introdução ao “Mathematica” Utilização do Mathematica Funcionamento do programa Regras da Linguagem Exemplos Exercícios!!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 1 - Apresentação da disciplina
Advertisements

Monitoria de Sistemas Inteligentes
Monitoria de Sistemas Inteligentes IF684
Busca Sequencial Int pseq(int x, int n, int v[]){ for(i=0; i
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:
1 Eletrónica CET - Electromedicina Capítulo 1B – Análise de Circuitos em Corrente Alternada António Roque - ano lectivo 2012/2013 CET - Electromedicina.
Funções Prof. Márcio.
4 Aula – Introdução ao PHP Márcio Ferreira da Silva.
1 Wireshark um Analisador de Pacotes Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi.
DESENHO LINEAR GEOMÉTRICO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Derivada, a linguagem do movimento. A derivada expressa o ritmo da mudança instantânea em qualquer fenómeno que envolva funções. Quando se trata de corpos.
Sistema Computacional. Veículo Submarino para inspecção da plataforma continental Sistema Computacional Hardware e software responsável pelo controlo.
INTRODUÇÃO AO MICROSOFT EXCEL 2007 Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.
Origem e introdução a Programação em C. Evolução da Linguagem C A primeira versão de C foi criada por Dennis Ritchie em 1972 nos laboratórios Bell para.
Java é uma linguagem de programação e uma plataforma de computação lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems em É a tecnologia que capacita.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Educopédia: plataforma de aulas digitais. Rioeduca.net: é o NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO e de INTERAÇÃO de todos os funcionários e alunos da SME/RJ. .
Introdução ao… PowerPoint. 1. Abrir o Power Point No menu iniciar clica em Todos os Programas e abre a pasta Microsoft Office. Numa pasta do computador.
1/6/2016 Computação Gráfica
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais Prof.: Gustavo Wagner
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
GRASP: Projeto de Objetos com Responsabilidade. 2 Pauta Responsabilidades e métodos Responsabilidades e métodos Padrões Padrões GRASP: Padrões e princípios.
Inscrição na Plataforma Plataforma Moodle. A facilidade de utilização, a versatilidade e interactividade fazem da plataforma um espaço de trabalho privilegiado,
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
IFRN Técnico em Informática para Internet Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Gilbert Azevedo.
Lógica de Programação Curso Técnico em Informática – Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Sequência Numéricas: Termos e Ordem
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
Introdução à Integral Definida Aula 04 – Matemática II – Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli.
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
Algoritmos Grupos de Slides No 1. Prof. J. M. SIMÃO Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto LUCAS.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Clique para editar o título Linguagem C Para programadores Python PMR
Jean Carlo Mendes
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Estatística Prof. Augusto Santana. Noções Básicas de Excel Inserindo dados (idade, sexo, peso, altura, imc) Barra de menus Barra de ferramentas Nomear.
Sistemas de equações lineares de 1 a ordem Sistemas de equações diferenciais simultâneas aparecem naturalmente em problemas envolvendo diversas variáveis.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADOS Deteção remota GeoprocessamentoautomáticoWebSIG Modelos digitais de terreno de terreno Análise de imagem Análise.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Determinantes e Sistemas Lineares parte I Profª Juliana Schivani Laplace (1749 – 1827) Pierre Sarrus (1798 – 1861) Jacobi (1804 – 1851)Cramer (1704 – 1752)
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Revisão de Conceitos Thiago Medeiros Barros. Algoritmos Qualquer problema de computação pode ser resolvido executando uma série de ações em uma ordem.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES. RÔMULO LUIZ OLIVEIRA.
TIC.
Fundamentos de Programação 1 Slides 7 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Funções” 1.
Oficina de Informática
Tema de álgebra indicada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e seu ensino Prof. M. Sc. Fabricio Eduardo Ferreira Fevereiro.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
Algoritmos Grupos de Slides No 6. Prof. SIMÃO Estrutura de Repetição “faça até” do until Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.
Prof. Hubert Chamone Gesser, Dr. Retornar Probabilidades Disciplina de Probabilidade e Estatística.
Calculo de Hoare Daniel Soares, Gabriel Alabarse Hernandez(150756) e Vanius Zapalowski(150843)
ANIMAÇÃO GEOGEBRA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
Estruturas Homogêneas - Matrizes
PROGRAMAÇÃO BÁSICA NA HP-12C. A MÉMÓRIA BÁSICA DA HP-12C A MÉMORIA BÁSICA DA HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE POSSUI 8 LINHAS A HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE.
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
Diagramas de fases Mapa onde pode-se visualizar as fases cristalinas de um determinado conjunto de componentes, em função da temperatura e/ou pressão.
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 COMO PESQUISAR NA INTERNET.
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
Transcrição da apresentação:

MCEF 2012/2013

Introdução ao “Mathematica” Utilização do Mathematica Funcionamento do programa Regras da Linguagem Exemplos Exercícios!!

Software desenhado por Stephen Wolfram e pelo seu grupo de investigação, que deu origem à “Wolfram Research” A primeira versão foi lançada em 1988, tendo uma rápida divulgação na comunidade científica. Inicialmente foi usado preferencialmente por matemáticos e físicos, mas rapidamente se estendeu a virtualmente todas as áreas científicas Desde a sua fase inicial que foi disponibilizado em muitas plataformas, o que não era usual (Windows, Unix, Linux, MacOS, NeXt, OS2, … ) História…

RESPOSTA: É um programa interactivo com um largo espectro de utilizações: Cálculos Numéricos com precisão arbitrária O que é o Mathematica ??

Cálculos simbólicos e simplificação de expressões

Matrizes e Álgebra Linear

Gráficos e visualização de dados

Resolução de Equações

E MUITO MAIS !!!

Dois elementos fundamentais: KERNEL: Interpreta o código, devolve resultados, armazena definições, etc… FRONTEND: Fornece um Interface para introdução do código / instruções e para a visualização dos resultados (incluindo gráficos e som), designado por NOTEBOOK Contém bibliotecas com milhares de funções destinadas a resolver problemas nas mais diversas áreas do saber. Possui ferramentas para facilitar a correcção de erros, tais como um “debugger” formatação automática de elementos sintáticos ESTRUTURA

Os notebooks são compostos por células que podem ter diferentes naturezas, tais como Input, Output, ou diversos estilos de texto. Para avaliar uma célula basta seleccioná-la e premir “Shift + Return” ou “Enter”. NOTEBOOKS

Usa-se “ ; “ no final de uma linha quando não é necessário visualizar o output As funções pré-definidas começam sempre com letra maiúscula (p.ex Sin, Cos, Tan, etc ) Os argumentos das funções aparecem entre parêntesis rectos ( Sin[x], Cos[x], Tan[x], … ) As chavetas { } são usadas para definir listas ( {1, 2, 3} ) ( ) são usados para agrupar termos, por exemplo em expressões ( (Sin[x]+1)*Cos[x] ) “ = “ atribui um valor a uma variável ( p.ex. x=1 atribui à variável x o valor 1 ) “ ==“ exprime igualdade ( x==1 devolve o valor True se x=1 e False no caso contrário) “ := “ define uma função “ x_ ” denota uma expressão arbitrária referida pelo nome “x” Algumas Regras Básicas

Podemos inserir comentários no meio do código usando (* para iniciar o comentário e *) para o terminar. Os nomes das variáveis podem ser atribuídos livremente mas não podem conter espaços em branco, começar com um número ou coincidir com um nome protegido. Algumas Regras Básicas (2)

Estão definidas as constantes matemáticas e físicas mais comuns Adição+ Subtração- Multiplicação* ou espaço em branco Divisão/ Potenciação^ … O Mathematica como uma calculadora

Definir novas funções “X_” significa que é um argumento arbitrário, o seu valor não está especificado, sendo substituído pelo valor adequado cada vez que a função é invocada

Estruturas de Controle (If)

Estruturas de Controle (which)

Estruturas de Repetição (Do)

Estruturas de Repetição (While)

Outras estruturas úteis

Um vector é definido como uma lista de elementos (não necessariamente números …) Vectores, matrizes, tensores

Uma matriz é definida como uma lista de vectores, linha a linha.

Outras estruturas úteis

Escrever uma função que, dados os coeficientes de um polinómio de grau 2, diga se o mesmo tem raízes reais e, em caso afirmativo, as calcule. Exemplo

Fluxograma Input: A, B, C FIM Mensagem de erro Sim Não Output: X1, X2

Construir uma função que, dado um vector, calcula a soma das suas componentes. Exemplo

Construir uma função que, dado um vector de números reais, diga se eles se encontram por ordem crescente. Exemplo

Simular o problema de “Monty Hall” 1.O concorrente escolhe uma das portas. 2.O apresentador abre uma outra porta, que não tenha o prémio. 3.O concorrente decide se mantém a porta inicialmente escolhida, ou se muda