Financeirização da educação no Brasil: a transformação da educação em mercadoria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

Adércia B. Hostin dos Santos Coordenadora de Assuntos Educacionais Contee A precarização do Ensino Superior.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Gerencie sua franquia educacional com tranquilidade e segurança.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
A Dinâmica e Características do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro Rubens Rosental GESEL-IE-UFRJ Cabo Verde – 8 de julho de 2009.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
PRONATEC SETEC/MEC Brasília, 26 de novembro de 2014.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Bolsa Permanência CGRE/SESu/MEC 29 de abril de 2015.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
AUDIÊNCIA PÚBLICA MPV 651/2014. Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios 80%
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Desde 2007 ARARAQUARA. O CONCEITO Entidade sem fins lucrativos Gerenciada por alunos, com o apoio e assistência de professores do Curso da área de atuação.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Nordeste Competitivo Brasília, 17 de abril de 2013.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Financeirização da educação no Brasil: a transformação da educação em mercadoria.

Eixos i.Mercantilização ii.Financeirização iii.Financiamento Público iv.Formação de oligopólios no setor educacional.

MERCANTILIZAÇÃO As mudanças no setor de ensino são frutos do processo do globalização financeira e da onda neoliberal : A educação passa a ser objeto de interesse do grande capital internacional. Adoção de reformas educativas semelhantes, em grande parte, a de outros países. Utilização de tecnologia nos processos educacionais (software educativos e modalidade EAD). As discussões sobre a educação estão voltadas para o desenvolvimento e preparação para o trabalho. Fonte: Oliveira, 2009

MERCANTILIZAÇÃO Fonte: Oliveira, 2009 A educação passa a ser objeto de interesse do grande capital internacional. A educação deve se tornar um bem de serviço, assim, estará condicionada as normas de comercialização Condição Necessária A educação assume uma característica econômica e fundamental para o capitalismo. A ideia de Mercadoria a)Na ampliação da oferta de vagas presenciais ou a distância. b)Na venda de materiais pedagógicos e pacotes educacionais c)Na introdução de franquias educacionais. d)No crescimento de consultorias voltadas para gestão na educação. a)Na ampliação da oferta de vagas presenciais ou a distância. b)Na venda de materiais pedagógicos e pacotes educacionais c)Na introdução de franquias educacionais. d)No crescimento de consultorias voltadas para gestão na educação. Como isso se manifesta? A concepção da educação como serviços possibilitou o florescimento de um amplo mercado de ofertas educacionais, extremamente lucrativo ao capital.

MERCANTILIZAÇÃO As consequências da mercantilização do ensino. Participação de conglomerados financeiros que vislumbram ganhos extraordinários no setor de ensino. O que possibilita ganhos extraordinários? Aquisições e fusões = Concentração = Oligopólio. Financeirização do Setor = Abertura de Capital na Bolsa de Valores Administrar as instituições como empresas = Custos mínimos + Educação em grande escala Aquisições e fusões = Concentração = Oligopólio. Financeirização do Setor = Abertura de Capital na Bolsa de Valores Administrar as instituições como empresas = Custos mínimos + Educação em grande escala a)Formação de Fundos de Investimento b)Fusão e Concentração c)Investimento em tecnologia d)Financiamento Público = PROUNI E FIES a)Formação de Fundos de Investimento b)Fusão e Concentração c)Investimento em tecnologia d)Financiamento Público = PROUNI E FIES Processo

Mercadoria na Prática Educação Básica: Práticas: a)Formação de redes de ensino. b)Padronização no sistema de ensino apostilado: venda de materiais pedagógicos e pacotes educacionais (aluguel da marca, avaliação e formação dos professores entre outros). c)Venda do material de ensino para a rede municipal. d)Venda de Programas de Gestão da Educação para os municípios Práticas: a)Formação de redes de ensino. b)Padronização no sistema de ensino apostilado: venda de materiais pedagógicos e pacotes educacionais (aluguel da marca, avaliação e formação dos professores entre outros). c)Venda do material de ensino para a rede municipal. d)Venda de Programas de Gestão da Educação para os municípios Educação Ensino Superior: Práticas: a)Ampliação na oferta de vagas presenciais e/ou à distância. b)Ampliação do capital financeiro c)Internacionalização da educação. d)Abertura de Capital e)Busca pelo público das classes C, D e E. Práticas: a)Ampliação na oferta de vagas presenciais e/ou à distância. b)Ampliação do capital financeiro c)Internacionalização da educação. d)Abertura de Capital e)Busca pelo público das classes C, D e E.

Fontes de Receitas – Privadas FUNDOS DE INVESTIMENTO PRIVADOS Tipos de Fundos: a)Private Equity : São um tipo de fundo que compra participações em empresas (condomínios fechados). As empresas que recebem os aportes já estão consolidadas e possuem faturamento na casa das dezenas ou centenas de milhões de reais. O objetivo dos recursos é de dar um impulso financeiro à companhia para que ela se prepare para abrir o capital na bolsa de valores ou o capital é destinado a alterações financeiras, operacionais ou estratégicas, visando novo posicionamento no mercado aberto. b) Venture Capital: Investe em empresas já estabelecidas, mas de pequeno e médio portes, com potencial de crescimento. Os recursos financiam as primeiras expansões e levam o negócio a novos patamares no mercado. c) Capital Semente : Investimento realizado na fase inicial do negócio. Ainda não foi utilizado no setor de ensino. Tipos de Fundos: a)Private Equity : São um tipo de fundo que compra participações em empresas (condomínios fechados). As empresas que recebem os aportes já estão consolidadas e possuem faturamento na casa das dezenas ou centenas de milhões de reais. O objetivo dos recursos é de dar um impulso financeiro à companhia para que ela se prepare para abrir o capital na bolsa de valores ou o capital é destinado a alterações financeiras, operacionais ou estratégicas, visando novo posicionamento no mercado aberto. b) Venture Capital: Investe em empresas já estabelecidas, mas de pequeno e médio portes, com potencial de crescimento. Os recursos financiam as primeiras expansões e levam o negócio a novos patamares no mercado. c) Capital Semente : Investimento realizado na fase inicial do negócio. Ainda não foi utilizado no setor de ensino. Os fundos privados investem elevadas quantias no setor educacional. Ao mesmo tempo, introduzem nos estabelecimentos de ensino um processo de reestruturação por meio da profissionalização da gestão (redução dos custos, racionalidade administrativa...). O objetivo é gerar lucro para distribuir aos investidores. BOLSAS DE VALORES

Fontes de Receitas – Públicas – FIES

Fontes de Receitas - Públicas 96% dos alunos pertencem as classes C, D e E. A renda familiar dos beneficiários é de 10 salários mínimos. 35% do total de alunos nas IES privadas são beneficiários do FIES.

Fontes de Receitas - Públicas Solução encontra pelas Instituições: a)Intensificar o processo de aquisições. b) Reduzir o corpo de docentes, principalmente aqueles com maior qualificação e funcionários. c) Linhas de financiamento próprias. Lógica: o patrimônio dessas empresas, visto pelo ótica do acionista, são as matrículas.

Fonte: ProUni/MEC Programa Universidade para Todos – ProUni Fontes de Receitas – Públicas

Bolsas Ofertadas por ano Fonte: ProUni/MEC Programa Universidade para Todos – ProUni Fontes de Receitas - Públicas

Total de bolsa do ProUni por Instituições – 1º sem./2012 FINANCIAMENTO PÚBLICO

Bolsas Ofertadas por tipo Fonte: ProUni/MEC Programa Universidade para Todos – ProUni Fontes de Receitas - Públicas

Fonte: ProUni/MEC Programa Universidade para Todos – ProUni Fontes de Receitas - Públicas

IMPACTOS SOBRE O SETOR DE ENSINO PRIVADO 1.Inicia-se um processo de internacionalização do setor privado de ensino no Brasil. Grupos britânicos, americanos e europeus passam a adquirir instituições educativas nacionais. 2.Os processos de fusão e aquisição nos últimos anos têm alterado a estrutura do mercado educacional no Brasil: OLIGOPÓLIO Concentração no número de fornecedores (IES) o que levará a uma fatia significativa do mercado a concentrar-se na mãos de grandes grupos. Por quê? Considerando que a sustentação das instituição ocorre via o pagamento de mensalidades, poucos serão aqueles que poderão ocupar nichos específicos no mercado. Fonte: Oliveira, 2009

IMPACTOS SOBRE O SETOR DE ENSINO PRIVADO Processo de Fusões e Aquisições no Brasil entre 2007 e 2014 Número de fusões e aquisições realizadas no setor de ensino no Brasil – 2007 a 2014 Número de fusões e aquisições realizadas no setor de ensino, por nível de ensino no Brasil – 2007 a 2014 Fonte: CM Consultoria

IMPACTOS SOBRE O SETOR DE ENSINO PRIVADO Processo de Fusões e Aquisições no Brasil entre 2007 e 2014 Número de fusões e aquisições realizadas no setor de ensino por região, no Brasil – 2007 a 2014 Cinco primeiro Estados com maior números de fusões e aquisições no Brasil – 2007 a 2014 Fonte: CM Consultoria

IMPACTOS SOBRE O SETOR DE ENSINO PRIVADO Elaboração: Qualitá Assessoria e Pesquisa Fonte: CM Consultoria

Processo de Fusões e Aquisições no Brasil entre 2007 e 2014 Fonte: CM Consultoria Instituições que também atuam na educação básica.

Processo de Fusões e Aquisições no Brasil entre 2007 e 2014 Instituições com mais 100 mil alunos que realizaram processos de fusão e aquisição – 2007 a 2014 Instituições que negociaram acima de R$ 1 bilhão nos processos de fusão e aquisição – 2007 a 2014 Anhanguera, Kroton, GP Investimentos e Estácio Participações detém 26% das matrículas no ensino superior. Além das receitas captadas no mercado... Fonte: CM Consultoria

Lógica da Fi IMPACTOS SOBRE O SETOR DE ENSINO PRIVADO Educação como mercadoria, exemplo: Educação Básica: Fonte: Kroton

Lógica da Fi IMPACTOS SOBRE O SETOR DE ENSINO PRIVADO Educação como mercadoria, exemplo: Ensino Superior: Fonte: Kroton

A MERCADORIA EM PALAVRAS.... “A educação é hoje uma mercadoria negociável. Tornou-se exportável, portável e negociável.”. Angel Gurria (Secretário Geral da OECD) “A Hoper Consultoria Acadêmica desenvolveu um modelo inovador de redução dos custos da atividade fim de uma instituição de ensino, com base na utilização de 20% da carga horária do curso com atividade não presenciais. O modelo aplicado pela Hoper não se utiliza de disciplinas a distância, mas sim de uma metodologia interdisciplinar que proporciona uma economia em maior escala do que a obtida com a substituição das disciplinas, bem como maior ganho na qualidade acadêmica do curso.” Hoper Consultoria “A aquisição do controle acionário da universidade paulista Anhembi Morumbi pelo grupo americano Laureate, em dezembro, representou muito mais que um bom negócio para o arquiteto Gabriel Monteiro Rodrigues, de 73 anos, fundador da instituição. Com a venda, fechada por 165 milhões de reais, pela primeira vez uma instituição estrangeira passou a mandar em uma universidade no Brasil, um marco da entrada do capital internacional num setor da economia (...)” Banco Pátria.

Conclusão As limitações legais para impedir a expansão do capital financeiro, via regulamentação, no setor de ensino não têm tido resultados eficientes. Conduto, devem ser implementadas para definir as condições mínimas de funcionamento. Os processos de fusão e aquisição irão permanecer e expandir. O foco, como sempre, no primeiro momento, são as pequenas instituições de ensino e, posteriormente, os grupos médios. A melhoria nas condições econômicas do Nordeste, com crescimento do investimento público, crescimento do número de empregos e da renda tende a propiciar uma intensificação do processo de fusão e aquisição nessa região. A lógica do eficaz e eficiente (menor custo em maior escala) está instalada no mercado de ensino e passará a ser a ferramenta de gestão em todas as instituições privadas de ensino. Governo continua financiando o setor privado, via FIES e PROUNI. Atualmente, a “menina dos olhos de ouro” das IES privadas é o PRONATEC. O que pode frear esse processo de mercantilização, fusão e aquisição? Uma política de valorização do ensino público. A expansão da oferta pública de vagas em um nível semelhante aquela oferecida pelo setor privado. Essa porém nunca foi a lógica, o governo sempre comprou vagas no setor privado de ensino. O deslocamento dos recursos do PROUNI E FIES para expansão do ensino superior privado. Os dados do atual cenário educacional colocam em evidência a impossibilidade de se frear o processo de mercantilização, fusão e aquisição sem o apoio da sociedade.