O Público e o Privado na Economia Contemporânea Professor: Dr. Rinaldo Ribeiro Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Santana do Livramento. “A racionalidade e a própria essência da atividade estatal diferem da gestão de empresas” (OSBORNE e GAEBLER (1992)
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
“MEG” Modelo de Excelência da Gestão: Uma visão sistêmica organizacional XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a 29 de maio de 2015.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
Gudrun Piper Schmidt – 16 OUT Apresentar elementos, considerações e conhecimento acerca de como as tecnologias organizacionais podem ser úteis para.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
Psicologia aplicada ao trabalho
As pessoas desejam controle ou responsabilidade?
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Do Que Vamos Falar... O que é inovação Fatores que estão presentes em organizações que inovam sistematicamente – Organizações Inovadoras Como estes fatores.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
Teoria da Burocracia.
Teoria Geral de Administração Introdução Abordagem prática.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO QUALIDADE E PROFISSIONALISMO: Um estudo de caso na Rede de Agências do SICOOB CREDIRAS 1 Formando:
PLANO DE NEGÓCIO: Equipe: Prof. Orientador: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
As Questões-Chave da Avaliação Avaliação para quê? Avaliação para quem? Quando deve ocorrer a avaliação? Quais os critérios de avaliação? Quem deve ser.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
Transcrição da apresentação:

O Público e o Privado na Economia Contemporânea Professor: Dr. Rinaldo Ribeiro Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EMPRESARIAL MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

A Importância das Teorias para os Setores Público e Privado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EMPRESARIAL MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

 Alan Martha  Bernardo Peres  Carla Lessa  Cezar Alberto  Gleice Nascimento  Israel Janahú  Jair Pamplona  Laísa Paixão  Martha Lycia  Maurício Dias  Omilton Quaresma  Patricia Morais  Waleria Dias

 Apresentar a importância da economia diante das teorias da Agência, Complexidade e gestão focada em resultados no universo público e privado.

O que é a economia? É a ciência responsável pela interpretação econômica da realidade complexa imposta pela globalização e seus reflexos nos setores público e privado. DESEJOS HUMANOS (NECESSIDADE) ILIMITADOS X RECURSOS LIMITADOS (ESCASSOS) Economia e o universo da gestão. - Debate a questão da globalização; - Auxilia nas decisões complexas; - Introduz as variáveis competitividade e valores percebidos _pelos clientes.

Teorias de Gestão Contemporânes Teoria da complexidade; Teoria das Agencias; Teoria da Gestão focada em Resultados.

 Isaac Newton ( )  Henri Fayol ( ): Teoria clássica da ADM, Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela pela busca da máxima eficiência.  Frederick Taylor ( ): Considerado o pai da ADM científica por propor a utilização de métodos científicos cartesianos. Teoria da Complexidade (Mecanicismo)  Albert Einstein (1905): Movimento Browniano, Teoria da Relatividade.  Werner Heisenberg: Teoria da Incerteza.  James Watson e Francis Crick: Decodificação do DNA. (Teorias Modernas)  Edgar Morin (1921): Abordagem transdisciplinar dos fenômeno, mudança de paradigma, abandono do reducionismo, dando lugar à criatividade e ao caos.

Visão Complexa de Mundo Partes A Resposta que der mais Lucro Foco em Mercado,Cliente,Lucro Comando,Controle,Qualidade Decisões De cima para baixo Eficácia e Competitividade Autodomínio (sem emoção ) PensamentoLinear A B Todo Complexo Foco em Relacionamento e Processo Liderança Compartilhada Significado Compartilhado E Consenso Competência Cooperação Comunidade Domínio Coletivo e Alavancagem Da Diversidade Pensamento Complexo Muitas Respostas Certas / Paradoxo A B DC

Entropia Regras Geração de cultura Prática Complexidade nas Organizações

O complexo universo dos modelos de gestão no público e privado Setor Privado - Visão da estrutura simples - Visão burocracia Mecanicista; - Visão da burocracia profissional; - Visão da Adhocracia Setor Público - Visão da gestão patrimonialista; - Visão da burocracia profissional; - Visão gerencial.

 Tenção para o potencial abuso do executivo da empresa (agente) em relação ao principal (acionista). Teoria das Agências

Teoria focada na Gestão de Resultados  Ciclo que começa com o estabelecimento de resultados (Objetivo);  Características do modelo de Gestão por resultados;  Indicadores

Case de Sucesso Modelo de Gestão Aplicada Banco do Estado de Santa Catarina 1.Teoria da Agência 2. Gestão focada em Resultados Plantio: -Patrimônio Humano; - Mercado e Imagem; - Tecnologia e Processos; Colheita: -- Desenvolvimento econômico social; - Desenvolvimento econômico financeiro.

Outros Case Banco Real Petrobras

Muito Obrigado! “Individualmente não somos nada, mas todos juntos somos fortes! e melhores! Ninguem constroi nada sozinho...”