GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Advertisements

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Introdução a Pesquisa Científica
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
ESPAÇO E FORMA.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Audiência na Comissão de Educação, Cultura e Educação do Senado Federal Tema: O papel “estruturante”
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Tema de álgebra indicada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e seu ensino Prof. M. Sc. Fabricio Eduardo Ferreira Fevereiro.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA.
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM Rafaela Maria Lucena Gemaque Universidade Federal do Pará-UFPA

GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Instituto de Educação Matemática e Científica Licenciatura em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM Aluna: Rafaela Mª Lucena Gemaque Orientador: Prof. Dr. Elielson Sales UFPA

Justificativa Perspectiva histórica, social e legal Histórica – pessoas surdas eram consideradas ineducáveis; Social – a demanda de alunos surdos nos ambientes acadêmicos aumenta a cada ano; Legal – as várias legislações que garantem a educação das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

Objetivo Verificar se os surdos, por meio de atividades lúdicas de geometria básica, apresentam evidências que demonstram serem indícios de envolvimento e de aprendizagem .

Metodologia Campo: Foi desenvolvida em uma unidade de ensino especializada aos surdos, localizada em um bairro de fácil acesso do município de Belém-PA. Participantes: Três alunos surdos da 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Unidade de Ensino Especializada.

É uma pesquisa de cunho qualitativo. Metodologia Produção de dados: É uma pesquisa de cunho qualitativo. Foram feitas observações, aplicações de atividades interativas e a produção de um Tangram de E.V.A desenvolvido pelos próprios alunos. Registro dos dados: Desenhos dos alunos Filmagem das aulas

Analise de dados Comparação e identificação das formas geométricas; Re-Conhecendo formas geométricas a parti do material; Percepção das imagens; Interação dos estudantes;

Conclusão Com isso concluímos que a partir da utilização de recursos visuais e de materiais concretos, os alunos surdos podem manipular e desenvolver sua criatividade, pois ao explorarem os objetos os estudantes estão participando ativamente do processo de ensino e aprendizagem e desta forma poderão sentir-se motivados com o desejo de aprender e de compreender o mundo e as coisas ao seu redor.

Referências BORGES, F. A; A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras. 2013. 262 f. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2013. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf > Acessado em: 26/10/2014. FONSECA, M. C. F. R.; LOPES, M. P.; BARBOSA, M. G. G.; GOMES, M. L. M.; DAYRELL, M. M. M. S. S. O ensino de geometria na escola fundamental – três questões para formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29. São Paulo, 1995. LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos, 1998. Disponível em < http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000300007> Acessado em: 20/10/2014 SALES, E. R.; SILVA, H. S. Geometria, literatura infantil e língua de sinais: nexos e reflexos de uma experiência em um ambiente inclusivo de ensino e aprendizagem. Revista Espaço, n. 31, p. 77-89. Rio de Janeiro: INES, 2009. SALES, E. R; Refletir no silêncio: um estudo das aprendizagens na resolução de problemas aditivos com alunos surdos e pesquisadores ouvintes. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. SANTOS, V. C. F. O papel do brincar na inclusão de alunos surdos na educação infantil. 2012, 33 f. Trabalho de conclusão de curso - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Curso de Pedagogia, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2012.

Obrigada!!!