APRESENTAÇÃO - 31/05/2003 46º PAINEL TELEBRASIL “Novo Governo - Perspectivas Evolutivas do Setor de Telecomunicações na Nova Administração do Estado” Palestra:

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Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO - 31/05/ º PAINEL TELEBRASIL “Novo Governo - Perspectivas Evolutivas do Setor de Telecomunicações na Nova Administração do Estado” Palestra: “Fraudes nas Organizações” (Com ênfase no segmento de telecomunicações)

I - Fraudes nas Organizações  Fraude e Erro  Situações de Fraudes em telecomunicações II - Lei Sarbanes - Oxley

a) Fraude e Erro Manipulação, falsificação ou alteração de registros ou documentos; Apropriação indébita de ativos; Supressão ou omissão de transações; Registro de transações sem comprovação e Aplicação de práticas contábeis indevidas.

b) Fraude e Erro Avanço tecnológico; Novos instrumentos financeiros; Técnicas de administração; Competição acirrada e agency.

c) Fraude e Erro Responsabilidade da administração Prevenção e identificação da fraude e/ou erro; Elaboração e manutenção do sistema contábil e de controle interno.

d) Fraude e Erro Responsabilidade do Auditor Avaliar o risco de ocorrência de forma a ter grande probabilidade de detectar erros ou fraudes que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis.

e) Fraude e Erro Responsabilidade do Auditor Solicitar à administração informações sobre fraudes e/ou erros identificados por ela; Comunicar à administração, com sugestão de medidas corretivas, as fraudes/erros que tenha descoberto mencionando o impacto que se reproduzirá no parecer.

f) Fraude e Erro Possíveis Indícios de Fraude Respostas mentirosas ou evasivas; Vida pregressa; Ambiente de controle interno ruim; Concentração de decisões em uma pessoa e Desempenho destoante do mercado.

Situações de Fraudes em Telecomunicações

Cadeia de Processos de Geração de Receitas Processos Operacionais Focos de Evasão Processos Gerais VendaAtivação Produção Captura de Itens Faturáveis Valoração dos Itens Faturáveis Faturamento Arrecadação “Churn” Contestação de Débitos Inadimplência Perdas de registros e falhas de atenção Perdas de registros e falhas de atenção Registros em processo de Crítica FRAUDES Mudanças na Rede Mudanças em Produtos/Estruturas de Tarifas e Preços Obrigações Fiscais Contabilização Obrigações Fiscais Contabilização Crédito/Verifin adimplentes Falha em Tabelas ELEMENTOS DE REDE EXTERNA / CENTRAIS / BILHETADORES SISTEMAS DE OPERACIONAIS DE CADASTRO E FATURAMENTO

VendaAtivação Produção Captura de Itens Faturáveis Valoração dos Itens Faturáveis Faturamento Arrecadação Venda Processo de recepção de pedidos e comercialização de serviços para clientes, que dá origem ao processo de instalação e ativação. Abrange desde a contratação até a entrega (instalação e/ou ativação). A venda de serviços telefônicos em geral é captada através do call center e os serviços de comunicação de dados (circuitos dedicados e de redes comutadas, de pacotes ou frame relay), assim como projetos especiais de telecomunicações, são comercializados através de equipes de vendas das áreas de negócios. Pontos de fraudes O processo de inscrição para atendimento de habilitação de terminais não certifica os dados apresentados pelo cliente para cadastramento. possibilitando a fraude de subscrição. A liberação de isenção de serviços pode ser atribuída por qualquer usuário. No processo de venda para cliente empresariais não é efetuada análise da capacidade financeira da empresa.

VendaAtivação Produção Captura de Itens Faturáveis Valoração dos Itens Faturáveis Faturamento Arrecadação Além da instalação e/ou ativação de serviços contratados, incluídas no processo de venda, esse processo engloba as rotinas de mudanças de endereço e desativações de serviços para clientes assim como mudanças na rede, tais como expansões, provisionamento e remanejamento de terminais, alterações de configuração de centrais e de rotas. Pontos de fraudes Instalação sem conferência dos dados cadastrais do cliente Instalação de meio de acesso sem a respectiva emissão de ordem de serviço Instalação de serviços nas centrais sem o cadastramento dos serviços. Desativação do serviço sem desativação nas centrais. Ativação

VendaAtivação Produção Captura de Itens Faturáveis Valoração dos Itens Faturáveis Faturamento Arrecadação Do ponto de vista de faturamento, o processo de produção reflete o registro de uso dos serviços para efeito de tarifação, mediante contadores de pulsos no serviço medido, bilhetes de ligações a cobrar, interurbanas, de serviço móvel celular e de serviços de dados e internet, quando aplicável. Pontos de fraudes Alteração de cadências de contagem de pulsos para terminais convencionais, ISDN e TP. Exclusão de bilhetagem nas centrais bilhetadoras. Utilização de terminais públicos - TP Utilização de terminais vagos Utilização por terceiros de terminais de clientes (gatos) Utilização de nossa rede local sem a devida remuneração ( by pass ) Programação de serviços diretos nas centrais. Produção

VendaAtivação Produção Captura de Itens Faturáveis Valoração dos Itens Faturáveis Faturamento Arrecadação No Serviço Medido os pulsos são registrados em contadores associados aos terminais e esses registros são coletados uma vez por mês para apuração da quantidade de pulsos cursados, mediante diferença em relação ao registro do mês anterior. No Serviço Interurbano, Fixo-Móvel e A Cobrar, os bilhetes são registrados em fitas ou coletados e transmitidos automaticamente pelo sistema de mediação. Os itens faturáveis de natureza fixa, como assinatura, habilitação, mensalidades, são extraídos diretamente do cadastro. Pontos de fraudes Alteração de arquivos de itens faturáveis Os processos de coleta e transmissão registros do serviço medido e bilhetado não totalmente automatizados Existência de mais de um cadastro Produção Captura de Itens Faturáveis

VendaAtivação Produção Captura de Itens Faturáveis Valoração dos Itens Faturáveis Faturamento Arrecadação O processo de valoração dos itens faturáveis se dá através do sistema para os serviços bilhetados, A Cobrar, IU e Fixo-Móvel, e pelo próprio sistema de faturamento para o Serviço Medido. Concorrem para o processo de faturamento regras de negócios com condições de descontos em produtos e para projetos especiais de clientes corporativos. Pontos de fraudes Alteração de programas dos sistemas Comercialização de produtos sem que tenham sidos criados no nível de sistema. Valoração dos Itens Faturáveis

VendaAtivação Produção Captura de Itens Faturáveis Valoração dos Itens Faturáveis Faturamento Arrecadação O processo de faturamento dos serviços de telecomunicações é suportado por sistema específico Pontos de fraudes Alteração de programas dos sistemas Isenção de cobrança de serviços e assinatura Produção Captura de Itens Faturáveis Valoração dos Itens Faturáveis Faturamento

VendaAtivação Produção Captura de Itens Faturáveis Valoração dos Itens Faturáveis Faturamento Arrecadação O processo de arrecadação e cobrança é suportado pelo mesmo sistema de faturamento Pontos de fraudes Terminais indevidamente cadastrados como não bloqueáveis. Clientes usando de má fé e sendo beneficiados com o parcelamento Produção Arrecadação

II - Lei Sarbanes - Oxley a) Destaques da Lei: Novas e severas regras; Constituição do comitê de auditoria e Ênfase à independência dos auditores.

b) Visão de independência da SEC (órgão que fiscaliza mercado de capitais - EUA): O auditor independente está proibido: (1) Assumir o papel da gerência; (2) Auditar o seu próprio trabalho e (3) Servir como advogado de seu cliente de auditoria.

c) Auditores independentes estão proibidos de executar os serviços a seguir: Contabilidade ou outros serviços relacionados aos registros contábeis; Desenvolvimento e implantação de sistema de informações financeiras; Serviços de avaliação e valorização e Serviços atuariais.

c) Auditores independentes estão proibidos de executar os serviços a seguir: Terceirização de auditoria interna; Funções administrativas ou de recursos humanos; Serviços de corretagem, consultoria de investimentos ou serviços bancários de investimento e Serviços jurídicos e serviços especializados não relacionados à auditoria.

d) Compete ao Comitê de Auditoria: Indicar e aprovar a contratação e a remuneração do auditor independente bem como supervisionar o seu trabalho; Que seus membros sejam independentes e Divulgar que pelo menos um dos membros é um especialista financeiro.

d) Compete ao Comitê de Auditoria: Estabelecer procedimentos relativos a reclamações e informações anônimas sobre:  Assuntos contábeis;  Assuntos de auditoria e de controles internos;  Assuntos apresentados por funcionários; Aprovar previamente os serviços de auditoria e aqueles não relacionados à auditoria Contratar qualquer especialista que julgue necessário

e) Statement on Auditing Standards 99 (SAS 99): Considerações de fraudes nas demonstrações financeiras auditadas; Auditoria das DF’s dos períodos iniciados a partir de 15/12/2002 e SAS 99 - Um novo guia das responsabilidades do auditor para identificar, avaliar e responder aos riscos de incorreções relevantes nas DF’s proveniente de fraudes.

SAS 99 CAUSAS DAS INCORREÇÕES Causas Erros Fraudes Desvio de ativos Demonstrações financeiras

SAS 99 Dois Tipos de Fraudes Demonstrações Financeiras  Falsificação de registros contábeis  Omissão de transações Desvio de Ativos  Roubo de ativos  Pagamentos fraudulentos

SAS 99 O triângulo da Fraude 1. Incentivo ou Pressão 2. Oportunidade 3. Atitude - Racionalidade

BKR - LOPES, MACHADO Qualificada para prestação dos serviços comentados Sócios - Mário Vieira Lopes - Jorge Ribeiro Tel.: (0xx-21)