Semana de Ciência e Tecnologia 2012 – IFRN / Câmpus Natal – Zona Norte Prof. Miler D’anjour Minicurso – Planejamento Estratégico para Micro e Pequenas.

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Transcrição da apresentação:

Semana de Ciência e Tecnologia 2012 – IFRN / Câmpus Natal – Zona Norte Prof. Miler D’anjour Minicurso – Planejamento Estratégico para Micro e Pequenas Empresas Miler Franco D’anjour

QUADRO TEÓRICO Evolução do pensamento Administrativo: Administração de pequenas unidades rurais X Complexidade organizacional Miler Franco D’anjour

O que é Administração? Novo Dicionário Aurélio [do latim administratione.] I – Ação de Administrar. II – [Gestão de negócios públicos ou particulares] III – Governo, regência. IV – Conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado. V – Prática desses princípios, normas e funções. VI – Função de administrador; gestor, gerência. VII – Pessoal que administra; direção. Os teóricos definem administração como: “Um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro funções principais interligados: planejar, organizar, dirigir e controlar.” Miler Franco D’anjour

Funções da administração PROCESSO OU FUNÇÃO DESCRIÇÃO PlanejamentoConsiste em um processo de definição de objetivos, atividades e recursos. OrganizaçãoÉ o processo de definir o trabalho a ser realizado, onde é definida a responsabilidade pela execução das atividades. Nessa etapa também são definidos quais os recursos que devem ser utilizados segundo critérios previamente estabelecidos. DireçãoA direção esta diretamente vinculada ao processo de execução, onde a direção vai acionar os recurso para execução de atividades e os objetivos. ControleVai garantir o cumprimento dos objetivos e identificar a necessidade de modificá-lo. Miler Franco D’anjour

Programa do Módulo.Planejamento;.Estratégia;.Planejamento estratégico. Miler Franco D’anjour

1. PLANEJAMENTO Miler Franco D’anjour

O QUE QUEREMOS DA NOSSA ORGANIZAÇÃO ? ? ? ? Miler Franco D’anjour

Miler Franco D’anjour

DEFINIÇÃO O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro (MAXIMIANO, 2000, p. 175).  Aplicação específica do processo decisório: planejar é definir os objetivos a serem alcançados, definir meios para possibilitar alcançar resultados; a transição de uma situação conhecida para uma situação desejada em um determinado intervalo de tempo; significa tomar decisão no presente de forma que afete o futuro, reduzindo, assim, as incertezas. Miler Franco D’anjour

Importância do planejamento Predeterminação de eventos Interferência no curso dos eventos. Insatisfação com a situação. Decisão que constroem o futuro. Eventos futuros conhecidos Decisões passadas projetam-se nos eventos do futuro. Situação presente evolui de previsível. Regularidade ou sazonalidade conduzem a fatos previsíveis. Coordenação  Encadeamento de meios e fins interdependentes. Miler Franco D’anjour

Níveis de Planejamento Planejamento Estratégico: Empresa como um todo em relação ao seu ambiente Planejamento Tático: Otimizar determinada área de resultado da empresa Planejamento Operacional: Otimização das operações da empresa Estratégico Tático Operacional Miler Franco D’anjour

2. ESTRATÉGIA “ Quando o estrategista erra, o soldado morre.” LINCOLN Miler Franco D’anjour

Miler Franco D’anjour

INFRA-ESTRUTURAORGANIZACIONAL PESSOAS TECNOLOGIA SISTEMA ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL Cultura Visão Holística Estrutura Estilo Gerencial Aprendizagem Modelos Mentais Compartilhamento Criatividade e Inovação Intuição Redes Datawarehouse Datamining Workflow GED/EED Groupware O NOVO MODELO DE ORGANIZAÇÕES DO ESTRATÉGICAS Ambiente Externo Miler Franco D’anjour

Metáfora dos 6 cegos Hindus... Miler Franco D’anjour

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Oliveira (1991, p. 32 – 33), vai definir planejamento estratégico como sendo “processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com seu ambiente.” Miler Franco D’anjour

Planejamento Estratégico traça uma visão específica do futuro de sua empresa, que contém as seguintes descrições: Como será seu setor. Em que mercados você vai competir. Que produtos e serviços vai oferecer. Que valor vai oferecer aos clientes. Que vantagens a longo prazo terá. Quais serão o porte e a lucratividade de sua empresa. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Modelo de decisão, unificado e integrador, que: vDetermina e revela o propósito organizacional em termos de Missão, Credo, Objetivos, Estratégias, Programas de Ação e Prioridade na Alocação de Recursos; vDelimita os domínios de atuação da Instituição; vDescreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição; vEngaja todos os níveis da Instituição para a consecução dos fins maiores. Miler Franco D’anjour

PAGILIZA DECISÕES PMELHORA A COMUNICAÇÃO PAUMENTA A CAPACIDADE GERENCIAL PARA TOMAR DECISÕES PPROMOVE UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA PPROPORCIONA UMA VISÃO DE CONJUNTO PMAIOR DELEGAÇÃO PDIREÇÃO ÚNICA PARA TODOS PORIENTA PROGRAMAS DE QUALIDADE PMELHORA O RELACIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO COM SEU AMBIENTE INTERNO E EXTERNO BENEFÍCIOSDO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Miler Franco D’anjour

EMPRESA Desdobramento anual do Planejamento Estratégico em Planos anuais Análise de Cenário Ambiente Externo e Ambiente Interno  Objetivo e Estratégias de Longo Prazo (3, 5, 10 anos)  Indicadores de Gestão VISÃO FUTURA MISSÃO PRINCÍPIOS Miler Franco D’anjour

Missão “ Qual é o negócio?... A questão é que tão raramente perguntamos – ao mesmo de forma clara direta – e tão raramente dedicamos um estudo e uma reflexão adequados que são talvez a mais importante causa do fracasso dos negócios.” Peter Drucker Miler Franco D’anjour

O que é Missão? Miler Franco D’anjour Quem somos? O que fazemos? Para quem fazemos? De que modo nos propomos a fazer? A Missão organizacional esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual uma organização existe.

Visão Visão Organizacional é os limites que os executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla”. Oliveira Miler Franco D’anjour

Valores “Hoje com mais poder e uma esfera maior de autonomia para cada empregado, as pessoas precisam ser guiadas não por regras, ou supervisores, mas pela compreensão dos mais importantes valores sustentados pela organização.” Scott, Jaffe & Tobe Miler Franco D’anjour

Política Organizacional “Deve-se ter em mente que não há nada mais difícil de executar, nem de processo mais duvidoso, nem mais perigoso de conduzir do que iniciar uma nova coisa” Maquiavel Miler Franco D’anjour

Diagnóstico Estratégico “Levantar novas questões, novas possibilidades, olhar os velhos problemas de um novo ângulo exige imaginação criativa e caracteriza o verdadeiro avanço na ciência.” Albert Einstein

Analise de SWOT Miler Franco D’anjour

ANÁLISE DO AMBIENTE É O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO NO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO. É O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO NO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO. Miler Franco D’anjour

OPORTUNIDADES: situações externas atuais ou futuras que podem influenciar positivamente a EMPRESA. Trata-se de“chances” Miler Franco D’anjour

AMEAÇAS: situações externas atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas podem influenciar negativamente a EMPRESA. Trata-se de “riscos”. Miler Franco D’anjour

Forças externas

Forças que dirigem a concorrência na indústria (modelo de Porter)

Principais focos da análise do ambiente externo. COMPONENTES DA ANÁLISE AMBIENTAL Ramo de negócios Mudanças tecnológicas Ação e controle do governo Conjuntura econômica Tendências sociais Miler Franco D’anjour

FORÇAS: características da EMPRESA,tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar o seu desempenho Miler Franco D’anjour

FRAQUEZAS: características da EMPRESA, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre o seu desempenho. Miler Franco D’anjour

Alguns tipos específicos de pontos fortes ou fracos que podem ocorrer nas áreas funcionais. PRODUÇÃO - OPERAÇÕES Arranjo físico, seqüência das operações, métodos de trabalho. Idade e limpeza das máquinas, equipamento e instalações. Flexibilidade dos recursos produtivos. Arranjo físico, seqüência das operações, métodos de trabalho. Idade e limpeza das máquinas, equipamento e instalações. Flexibilidade dos recursos produtivos. MARKETING E VENDAS Capacidade de entender o mercado, conhecimento de técnicas de pesquisa e marketing, experiência com o mercado. Desempenho no lançamento de produtos. Capacidade de entender o mercado, conhecimento de técnicas de pesquisa e marketing, experiência com o mercado. Desempenho no lançamento de produtos. RECURSOS HUMANOS Existência de um departamento de recursos humanos. Políticas de administração de recursos humanos. Existência de um departamento de recursos humanos. Políticas de administração de recursos humanos. FINANCAS Fluxo de caixa. Liquidez. Solvência. Retorno sobre o investimento. Fluxo de caixa. Liquidez. Solvência. Retorno sobre o investimento. Miler Franco D’anjour

Objetivos Quem define um problema já o resolveu pela metade Julian Huxley Miler Franco D’anjour

Metas É a quantificação, com prazos definidos, do objetivo estabelecido. Oliveira Miler Franco D’anjour

Estratégia “Moldar evoca habilidade tradicional, dedicação, perfeição por meio do domínio dos detalhes. O que à cabeça não é tanto pensamento e razão, mas sim envolvimento, um sentimento de intimidade e harmonia com os materiais disponíveis, desenvolvido através de longa experiência e comprometimento. A formulação e a implementação se unem em um processo fluido de aprendizado pelo qual as estratégias criativas se desenvolvem” (Mintzberg). Miler Franco D’anjour

Delineamento das estratégias Miler Franco D’anjour

CRESCIMEN TO DO MERCADO PARTICIPAÇÃO NO MERCADO Grande Pequeno GrandePequena ESTRELASPONTOS DE INTERROGAÇÃ O VIRA-LATAS ou ABACAXIS VACAS LEITEIRAS ? ? ? ? $ L Matriz BCG de participação no mercado Miler Franco D’anjour

Indicadores de resultados Representam o que foi obtido pela instituição em função de ações passadas, e orientam a formulação do planejamento futuro. Ex: vendas, quantidade de clientes, posição no mercado, saída de funcionários.vendasclientes mercado funcionários Miler Franco D’anjour

PLANO DE AÇÃO DIMENSÃO: Apresentar o processo envolvido com o objetivo OBJETIVO GERAL Nº 01: META Nº 01: Quantificar o objetico COORDENADO R: ESTRATÉGIA: Apresentar a estratégia para atingir o objetivo INDICADOR: Forma de controlar a execução do objetivo AÇÕES ESTRATÉGICAS RESPON SÁVEIS PERÍ ODO RECURSOS PROPOSTOS E. DESPESA VALOR R$ DIMENSÃO: OBJETIVO GERAL Nº 02: META Nº 02: COORDENADO R: ESTRATÉGIA: : INDICADOR: AÇÕES ESTRATÉGICAS RESPO N SÁVEIS PERÍ ODO RECURSOS PROPOSTOS E. DESPESA VALOR R$ RELATÓRIO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS METAS RELATÓRIO DAS TRÊS GERAÇÕES Miler Franco D’anjour

Balanced Scorecard - BSC “ O Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. O 'scorecard' cria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a missão e a estratégia, e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa com os vetores desses resultados, os executivos esperam canalizar as energias, as habilidades e os conhecimentos específicos das pessoas na empresa inteira, para alcançar as metas de longo prazo”. Miler Franco D’anjour

35 CADEIA DE CAUSA-E-EFEITO Cliente APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO FINANCEIROS PROCESSOS BALANCED SCORECARD - BSC Garantir o nível de satisfação do Cliente Melhorar a qualidade dos serviços prestados. Assegurar e otimizar a execução dos recursos aumentando a lucratividade da empresa Melhorar a gestão no crescimentos e desenvolvimento dos funcionários. EXECUÇÃO Implementação das Metas ACOMPANHAMENTO Monitoramento dos Processos, Serviços e Metas AVALIAÇÃO Verificação de Desvios e Realinhamento PLANEJAMENTO Estabelecimento das Práticas de Gestão

Integração das Estratégias – Mapa Estratégico – BSC Perspectiva Financeira Perspectiva Financeira Perspectiva dos Clientes Perspectiva dos Clientes Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

“A invencibilidade depende de nós. A vulnerabilidade do rival depende dele.” Sun Tzu

Prof. Miler Franco D’anjour danjour