© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Planejamento Estratégico e O Processo de Marketing
Advertisements

ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Planejamento estratégico
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Planejamento e estratégia
MATRIZ BCG.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Planejamento e Estratégia
Marketing Carlos Freire –
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Plano Avaliação Plano de Negócios Profa. Bruna Panzarini.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
TI APLICADA AO M ARKETING (CRM) OBJETO DE ESTUDO : T EC -S CREEN ( FABRICANTE DE TINTAS ARTÍSTICAS )
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Critério 1- Liderança Item 1.1 – Sistema de liderança Item 1.2 – Cultura da excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Administração de marketingCapítulo 2 — Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 2-1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
CENÁRIOS ESTRATÉGICOS “O que vemos hoje é competição pela definição de ramos de negócios fundamentalmente novos. Serviços bancários a domicílio,Engenharia.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Transcrição da apresentação:

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões: 1.Como o marketing afeta o valor para o cliente? 2.Como o planejamento estratégico é executado em diferentes níveis da organização? 3.De que se constitui um plano de marketing?

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 3 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing Os principais ingredientes do processo de administração de marketing são as estratégias e os planos criteriosos e criativos, capazes de orientar as atividades de marketing. Desenvolver a estratégia certa de marketing ao longo do tempo requer uma combinação de disciplina e flexibilidade. As empresas devem se ater a uma estratégia sem deixar, porém, de aprimorá-la constantemente. Devem, também, desenvolver estratégias para uma gama de produtos e serviços dentro da empresa.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 4 Marketing e valor para o cliente A missão de qualquer negócio é fornecer valor ao cliente, sem abrir mão do lucro. Em uma economia extremamente competitiva, com compradores cada vez mais racionais diante de uma abundância de opções, uma empresa somente pode vencer ao ajustar o processo de entrega de valor e selecionar, proporcionar e comunicar um valor superior. o O processo de entrega de valor

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 5 Marketing e valor para o cliente o A cadeia de valor De acordo com o modelo de Porter, a cadeia de valor identifica nove atividades estrategicamente relevantes — cinco primárias e quatro de apoio — que criam valor e custo em um determinado negócio. As atividades primárias são: (1) logística interna (2) operações (3) logística externa (4) marketing (5) serviço.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 6 Marketing e valor para o cliente o A cadeia de valor Departamentos especializados cuidam das atividades de apoio: (1)Aquisição (2)desenvolvimento de tecnologia (3) gestão de recursos humanos (4) infraestrutura organizacional.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 7 Competências centrais A chave é deter a propriedade e cuidar dos recursos e das competências essenciais que constituem o ponto principal do negócio. Podemos dizer que uma competência central possui três características: 1.é uma fonte de vantagem competitiva; 2.tem aplicações em uma grande variedade de mercados, e 3.é difícil de ser imitada pelos concorrentes.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 8 Marketing e valor para o cliente Marketing holístico e valor para o cliente o O marketing holístico trata de três questões básicas de administração: 1. Exploração de valor 2. Criação de valor 3. Entrega de valor

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 9 Marketing e valor para o cliente O papel central do planejamento estratégico o A tabela abaixo mostra o seleto grupo de empresas que são destaques por sua excelência em marketing.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 10 Marketing e valor para o cliente O papel central do planejamento estratégico o O ciclo completo de planejamento, implementação e controle do planejamento estratégico é mostrado na figura abaixo.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 11 Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão Toda matriz corporativa realiza estas quatro atividades de planejamento: 1.Definição da missão corporativa. 2. Estabelecimento das unidades estratégicas de negócios. 3. Alocação de recursos para cada UEN. 4. Avaliação de oportunidades de crescimento.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 12 Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão Definição da missão corporativa Boas declarações de missão apresentam cinco características principais. 1.Concentração em um número limitado de metas. 2.Ênfase nas principais políticas e valores da empresa. 3.Definição das principais esferas competitivas dentro das quais a empresa pretende operar (Veja a tabela a seguir) 4.Visão de longo prazo. 5.São tão curtas, memoráveis e significativas quanto possível.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 13 Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 14 Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão Estabelecimento de unidades estratégicas de negócios o A tabela abaixo apresenta uma lista de empresas que migraram de uma orientação de produto para outra de mercado para definir seu negócio.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 15 Alocação de recursos a cada UEN Uma vez que tenha definido as UENs, a administração deve decidir como alocar os recursos da empresa a cada uma delas. Vários modelos de planejamento de portfólio fornecem meios para tomada de decisões de investimento. A Matriz GE/McKinsey classifica cada UEN pela força de sua vantagem competitiva e pela atratividade de seu setor de atuação. A gerência pode optar por investir/crescer, colher/abandonar ou ganhar seletivamente. Outro modelo, a Matrix BCG (Boston Consulting Group), utiliza a participação relativa de mercado e a taxa anual de crescimento de mercado como critérios para a tomada de decisões de investimento, classificando as UENs como dogs, cash cow, question marks e stars

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 16 Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão Avaliação de oportunidades de crescimento o A figura abaixo ilustra a lacuna de planejamento estratégico no caso de um grande fabricante de CDs graváveis.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 17 Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão Avaliação de oportunidades de crescimento o CRESCIMENTO INTENSIVO o CRESCIMENTO INTEGRADO o CRESCIMENTO POR DIVERSIFICAÇÃO o DOWNSIZING E ALIENAÇÃO DE NEGÓCIOS ANTIGOS

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 18 Organização e cultura organizacional Inovação em marketing Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 19 O planejamento estratégico de unidades de negócios consiste nas etapas representadas na figura abaixo Planejamento estratégico de unidades de negócio

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 20 A análise SWOT o ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (OPORTUNIDADES E AMEAÇAS) Os profissionais de marketing devem ser bons em identificar oportunidades. Considere o seguinte: Uma empresa pode se beneficiar com a convergência de tendências entre setores e lançar produtos ou serviços híbridos que sejam novos para o mercado. Planejamento estratégico de unidades de negócio

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 21 A análise SWOT Uma empresa pode tornar um processo de compra mais conveniente ou eficiente. Uma empresa pode atender à necessidade de mais informações e orientações. Uma empresa pode personalizar um produto ou serviço. Uma empresa pode lançar um recurso. Uma empresa pode entregar um produto ou serviço mais rapidamente. Uma empresa pode oferecer um produto a um preço muito mais baixo. Planejamento estratégico de unidades de negócio

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 22 A análise SWOT Uma ameaça ambiental é um desafio imposto por uma tendência ou um evento desfavorável que, na ausência de uma ação de marketing defensiva, acarretaria a deterioração das vendas ou dos lucros.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 23 Planejamento estratégico de unidades de negócio

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 24 A análise SWOT ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO (FORÇAS E FRAQUEZAS) Uma coisa é perceber oportunidades atraentes, outra é ter capacidade de tirar o melhor proveito delas. Cada negócio precisa avaliar periodicamente suas forças e fraquezas internas.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 25 Planejamento estratégico de unidades de negócio Estabelecimento de metas o A maioria das unidades de negócios busca um conjunto de objetivos que incluem lucratividade, crescimento das vendas, aumento na participação de mercado, contenção de riscos, inovação e reputação. Para que um sistema “administração por objetivos” funcione, os vários objetivos da unidade devem atender quatro critérios: 1. Os objetivos devem ser organizados hierarquicamente, do mais importante para o menos importante.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 26 Planejamento estratégico de unidades de negócio Estabelecimento de metas 2. Sempre que possível, os objetivos devem ser estabelecidos quantitativamente. 3. As metas devem ser realistas. 4. Os objetivos devem ser consistentes.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 27 A formulação de estratégias o ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE PORTER Michael Porter propôs três estratégias genéricas que fornecem um bom ponto de partida para o pensamento estratégico: 1.Liderança total em custos. 2.Diferenciação. 3.Foco. Planejamento estratégico de unidades de negócio

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 28 o ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Muitas alianças estratégicas podem ser divididas em quatro categorias principais: 1.Alianças de produtos ou serviços. 2.Alianças promocionais. 3.Alianças de logística. 4.Colaboração em preços. Planejamento estratégico de unidades de negócio

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 29 A elaboração e a implementação de programas O feedback e o controle Planejamento estratégico de unidades de negócio

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 30 Planejamento de produto: a natureza e o conteúdo de um plano de marketing Um plano de marketing normalmente contém as seguintes seções: o Resumo executivo e sumário. o Análise da situação. o Estratégia de marketing. o Projeções financeiras. o Controles.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 31 Planejamento de produto: a natureza e o conteúdo de um plano de marketing O papel da pesquisa O papel dos relacionamentos Do plano de marketing para a ação de marketing

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 32 Memorando de marketing

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 33 Memorando de marketing

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 34 Resumo 1.O processo de entrega de valor implica escolher (ou identificar), fornecer (ou entregar) e comunicar um valor superior. 2.Empresas sólidas desenvolvem capacidades superiores para administrar os principais processos organizacionais. 3.Há uma visão segundo a qual o marketing holístico maximiza a exploração de valor, a criação de valor e a entrega de valor. 4.O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos da empresa.

© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 35 5.A estratégia corporativa estabelece a estrutura na qual as divisões e unidades de negócios preparam seus planos estratégicos. 6.O planejamento estratégico para empresas individuais inclui definir a missão corporativa, analisar as oportunidades e ameaças externas, analisar as forças e fraquezas internas, estabelecer metas, formular estratégias, formular programas de ação, implementar programas, coletar feedback e exercer controle. 7.O plano de marketing é um dos produtos mais importantes do processo de marketing. Resumo