O ato de planejar faz parte da história do ser humano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
Advertisements

Estrutura do documento:
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor:
Objetivo Apresentar os resultados de Língua Portuguesa do 7º ano da Avaliação Externa, Promover – 2012, em Leitura e Produção de Texto, bem como sugerir.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial,
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola Metodologia de Pesquisa I Prof. Dr. Ayres Charles Produção Acadêmica:
REUNIÃO PEDAGÓGICA. ITEM AVALIATIVO COMPETÊNCIA/HABILIDADE O QUE DEVE SER OBSERVADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO? CH1 - Produz textos.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
O discurso dissertativo de caráter científico
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Aprendizagem da Escrita
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Trabalhando com produção textual
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
SEMÂNTICA Amém.... COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho.
Reunião com Orientadores Pedagógicos
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

O ato de planejar faz parte da história do ser humano. PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.

LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO 2º ENCONTRO Abril/ 2015

VÍDEO: O ÚLTIMO TRICÔ

QUADRO METAFÓRICO

O planejamento é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor?

ATIVIDADE 1   A partir de suas vivências educacionais e do vídeo apresentado: “O último tricô”, discorra sobre sua concepção de planejamento .

HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO “ O PLANEJAR É UMA REALIDADE QUE ACOMPANHOU A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA HUMANIDADE. O HOMEM SEMPRE SONHOU, PENSOU E IMAGINOU ALGO NA SUA VIDA. ” ( Mengolla, San’tAnna, 2001, p. 15) NO INICÍO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, O PLANEJAMENTO ERA UTILIZADO SEM QUE AS PESSOAS PERCEBESSEM SUA IMPORTÂNCIA, PORÉM COM A EVOLUÇÃO DA VIDA HUMANA, PRINCIPALMENTE DO SETOR INDUSTRIAL E COMERCIAL, HOUVE A NECESSIDADE DE ADAPTÁ-LO PARA OS DIVERSOS SETORES. ÉPOCA EM QUE O PLANEJAMENTO SE UNIVERSALIZOU.

PLANEJAMENTO X EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO ERA UTILIZADO, A PRINCÍPIO, COMO UMA MANEIRA DE CONTROLAR E ORDENAR A AÇÃO DOS PROFESSORES A NÃO INTERFERIR NO REGIME POLÍTICO DA ÉPOCA. O REGIME AUTORITÁRIO FEZ COM QUE MUITOS EDUCADORES CRIASSEM UMA RESISTÊNCIA COM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO DE PLANOS. HOJE O PLANEJAMENTO JÁ NÃO TEM A FUNÇÃO REGULADORA DENTRO DAS ESCOLAS, ELE SERVE COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA PARA ORGANIZAR E SUBSIDIAR O TRABALHO DO PROFESSOR.

De acordo com o Art. 67 da LDB OS SISTEMAS DE ENSINO PROMOVERÃO A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ASSEGURANDO-LHES, INCLUSIVE NOS TERMOS DOS ESTATUTOS E DOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO: V – PERÍODO RESERVADO A ESTUDOS, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, INCLUÍDO NA CARGA DE TRABALHO; [...] (BRASIL, 2011).

Conceito de planejamento (Heloísa Lück)

PLANEJAR É...... Planejar é organizar ações.   É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. É querer mudar algo e acreditar na possibilidade de mudança da realidade. É sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação.

É um ato político-ideológico. É um processo que visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação (PADILHA, 2001). É uma exigência que, dia a dia, se impõe em todas as atividades humanas. É processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos (PADILHA, 2001). PLANEJAMENTO

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO   Evita a rotina, a improvisação e a experimentação para ver o que “dá certo” dentro do processo educativo; Garante economia de tempo e energia (racionalização do processo educacional); Possibilita a organização do trabalho didático; Permite verificar a marcha do processo educativo; Proporciona maior segurança ao professor.

CONSTRUINDO E ANALISANDO O CENÁRIO ANSEIO PROBLEMAS NECESSIDADES CONTEXTO SOCIAL RECLAMAÇÕES RECLAMAÇÕES ANGÚSTIAS MECANISMOS DE DEFESAS ANSIEDADES POTENCIALIDADES DIFICULDADES

A RE-SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO SITUA-SE:   No desejo, na motivação, na disposição vital dos envolvidos; Na necessidade de mudança e na participação; Na consciência de uma prática transformadora em busca de emancipação humana; No rompimento com o ciclo vicioso; Na busca de uma prática reconstrutiva; No planejamento como necessidade do educador.

LEITURA DO TEXTO: O PLANEJAMENTO COMO MÉTHODOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA. _____________________________________________ I RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO CELSO DOS S. VASCONCELOS

ATIVIDADE 2 A partir dos seus conhecimentos prévios sobre planejamento e dos construídos durante as discussões vivenciadas no encontro, discorra sobre como deve ser direcionado o planejamento na Rede Municipal de Ensino de Guanambi considerando os seguintes aspectos: Concepção; Importância; Forma de organização.

Revisão dos Conteúdos dos Planos de Curso

Plano de Curso: Conteúdos 6º Ano I UNIDADE Leitura Conto maravilhoso. Sinopses. Diário. Bilhete. Email. Livro: Análise Linguística. Letra e fonema. Encontro vocálico. Encontro consonantal e dígrafo. Divisão silábica. Sílaba tônica. Linguagem verbal e não verbal. Figura de linguagem: Onomatopeia. Ortografia: m antes de p/b; n antes de outras consoantes; os sons do x; uso do o, l e u. Oralidade Exposição oral dos textos construídos. Hora do conto. Filme: Produção textual Verbete: a importância do uso do dicionário/ da língua. Correspondências (bilhete, carta, email, indicando a sinopse de filmes e livros) II UNIDADE Histórias em quadrinhos. Poema. Haicai. Cordel. Convite. Cartão Postal. Análise Linguística Estudo do substantivo, artigo e adjetivo. Acentuação das oxítonas e paroxítonas. Pontuação. Tipos de frases. Figura de linguagem: Prosopopeia ou personificação. Ortografia: por que, porque, por quê. Sarau. Chá literário. Poema; Poema-imagem; Varal com poemas; História em quadrinhos.

Plano de Curso: Conteúdos 6º Ano III UNIDADE Leitura Texto jornalístico; Notícia; Propaganda; Anúncio; Narrativa popular. LIVRO: Análise Linguística Estudo do numeral, pronome e interjeição. Continuação de pontuação. Acentuação de hiatos e ditongos. Figura de linguagem: sinestesia. Ortografia: s/z, g/j, x/ch, e/i, /o/u. Oralidade Roda de causos. Jornal falado. Filme: Produção textual Anúncio publicitário. Propaganda dos causos selecionados. Notícia. IV Unidade Tirinha; Receita; Conto de fadas; Estudo do verbo. Advérbio: circunstância de tempo, modo e lugar. Acentuação das proparoxítonas. Figura de linguagem: Hipérbole. Ortografia: am/ão; h, rr, ss; mas, mais e más. Apresentação teatral. Lista de compras. Cardápio. Narração: contos de fada com enredos atuais.

Plano de Curso: Conteúdos 7º Ano I UNIDADE Leitura Anedotas; Provérbios; Fábulas modernas; LIVRO: Análise Linguística Origem da Língua Portuguesa. Novo acordo ortográfico. Pontuação. Revisão das classes gramaticais: artigo, substantivo, adjetivo. Figura de linguagem: ironia. Ortografia: eza,esa/zinho,sinho Oralidade Leitura de fábulas. Concurso de anedotas. Filme: Produção textual Readaptação da narrativa da fábula. Caderno com provérbios e anedotas.

Plano de Curso: Conteúdos 7º Ano II UNIDADE Leitura Textos de memórias. Biografia. Contos de humor. LIVRO: O menino que veio de longe. Análise Linguística Estudo da preposição e do advérbio. Revisão de pronome e numeral. Verbos irregulares (flexão e estrutura). Figura de linguagem: antítese. Ortografia: s/z/x,isar/izar,agente/agente,ram/rão. Oralidade Hora do Conto. Entrevista. Relato de memórias. Produção textual Produção de roteiro para entrevista. Produção de memórias. Produção de conto para construção do mural.

Plano de Curso: Conteúdos 7º Ano III UNIDADE Leitura Conto de amor. Telenovela. Poema lírico. LIVRO: Análise Linguística Estudo das conjunções. Revisão das classes gramaticais: . Conotação/ Denotação. Continuação com os verbos irregulares. Figura de linguagem: hipérbole. Ortografia: emprego dos porquês; a/ah/há. Oralidade Relato de história de amor de cunho real. Encenação de um trecho de uma narrativa com o tema amor. FILME: Produção textual Poema a partir de uma história de amor narrada.

Plano de Curso: Conteúdos 7º Ano IV UNIDADE Leitura Notícia. Reportagem. Mangá. LIVRO: Análise Linguística Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Aposto e vocativo. Figura de linguagem: eufemismo Ortografia: mas/mais/más Oralidade Seminário / notícias atuais. Dramatização: reportagem local. Filme: Produção textual Notícias do mês. Reportagem policial. .

Plano de Curso: Conteúdos 8º Ano I UNIDADE Leitura Poema social; Conto social, Charge. . LIVRO: Análise Linguística Língua Portuguesa: variações. Revisão das classes gramaticais. Pontuação. Discurso direto e indireto. Acentuação. Figuras de linguagem: metáfora e antítese. Nova ortografia. Oralidade Encenação de poema social. Hora do conto do meu bairro. Filme: Produção textual Poema social com o tema de seu bairro. Conto, destacando aspecto de sua cidade. Charge: escolher um personagem de destaque nacional.

Plano de Curso: Conteúdos 8º Ano II UNIDADE Leitura Memórias de escritores renomados; Autobiografia. Blog. LIVRO: Análise Linguística Frase, oração, período. Classificação do sujeito. Tipos de predicado. Transitividade verbal. Figuras de linguagem: Ortografia: há, a, à, ah. Oralidade Entrevista. Apresentação da autobiografia. FILME Produção textual Memórias. Página de Blog.

Plano de Curso: Conteúdos 8º Ano III UNIDADE Leitura Conto psicológico. Conto social. LIVRO: Análise Linguística Termos acessórios da oração. Termos integrantes da oração. Vocativo/ Aposto. Figuras de linguagem: Ortografia: ao encontro / de encontro Oralidade Encenação. Debate.. Produção textual Conto psicológico em 3ª pessoas. Varal de conto social.

Plano de Curso: Conteúdos 8º Ano IV UNIDADE Leitura Resenha.de filme e livro. LIVRO: Análise Linguística Revisão de verbos regulares e irregulares. Período composto por coordenação. Crase. Figuras de linguagem: antítese, metáfora, ironia e hipérbole. Ortografia: homônimos e parônimos; Oralidade Júri simulado Produção textual Resenha de filme e livro;

Plano de Curso: Conteúdos 9º Ano I UNIDADE Leitura Conto psicológico LIVRO: critério do professor Análise Linguística Revisão: período composto por coordenação. Coesão textual e uso exagerado do “que”. Estrutura e formação das palavras. Novo acordo ortográfico. Uso de esse, este e aquele. Oralidade Socialização de contos produzidos. Produção textual Conto Social. II UNIDADE Crônica. Artigo de divulgação científica. LIVRO: Período composto por subordinação. Orações subordinadas substantivas. Pronomes relativos. Orações subordinadas adjetivas. Emprego do pronome oblíquo. Socialização de crônicas produzidas. Coletânea de crônicas.

Plano de Curso: Conteúdos 9º Ano III UNIDADE Leitura Textos jornalísticos. LIVRO: critério do professor Análise Linguística Orações subordinadas adverbiais. Concordância nominal e verbal. Crase. Ortografia Oralidade Apresentação de gêneros textuais a partir daspesquisas realizadas. Produção textual Produção de jornal; IV UNIDADE Leitura Texto dissertativo. LIVRO: critério do professor Análise Linguística Regência verbal e nominal Prosódia e ortoépia; Emprego de: onde, aonde, senão, se não... Crase. Colocação pronominal. Oralidade Seminário. Produção textual Dissertação argumentativa e expositiva.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. CASTRO, Patricia Aparecida Pereira Penkal de. A importância do planejamento das Aulas para organização do trabalho do Professor em sua prática docente. ATHENA Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2011. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 16ª ed. São Paulo: Libertad, 2006-.

Links de vídeos: Síndrome de Asperger: - https://www.youtube.com/watch?v=rloNvRuzwzE O último tricô: https://www.youtube.com/watch?v=xL50-Vlfcu0 Mary & Max: uma amizade diferente - https://www.youtube.com/watch?v=KkXA2qSXOAM