Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
Advertisements

Atração e Seleção de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Educação, qualificação profissional e escassez de mão de obra Paulo R. Foina, PhD
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2015/2016.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Carreira do Professor (Estudo apoiado pelo BID) Congresso Internacional “Educação: uma agenda urgente” Brasília-Brasil 14/09/2011.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Educação: Tendências e Perspectivas Tendências e Desafios da Universidade Brasileira Alvaro T. Prata Reitor Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis,
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
PNE: Equivocado e Inócuo Claudio de Moura Castro.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
P REPARAÇÃO R UMO À U NIVERSIDADE ENEMENEM. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Wilson de Matos Silva, março/ A Escola de Tempo Integral é pressuposto essencial para o desenvolvimento de um país, pois, não existe nação.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Audiência na Comissão de Educação, Cultura e Educação do Senado Federal Tema: O papel “estruturante”
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.
La educación pública en Brasil en los gobiernos de los últimos años. Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais Brasil.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO - MEC Portal de Periódicos Capes PNAS - Proceedings of the.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO DE PROFESSORES Jacques Velloso

A educação básica e o professor  Tema painel: Ed. Básica no desenvolvimento da saúde e dos esportes  Questão transversal da ed. básica: qualidade da formação dos alunos, futuros profissionais  Qualidade sist. ed.  qualidade professores  Discussão: formação do professor o Brasil o Caso de 2 países-exempl o

Formação e atuação de professores na educação básica  Profs. ed. básica: apenas 80% nível superior  Cursos de formação – licenciaturas o Baixa demanda o Não atraem melhores alunos ensino médio  “Carreira” o Salários < 2/3 outras profs. mesma escolaridade o Escolas geralmente mal equipadas o Alta rotatividade o Vários sistemas: pouco tempo “planejamento”

C, T & I: Áreas-chave na formação  Áreas cruciais para C, T & I: Biologia, Física, Matemática e Química  Déficit de 170 mil professores nas 4 áreas  Programas de bolsas relevantes como Quero ser cientista, QSP (MEC – 4 áreas) – 30 mil PIBID (Capes) PIBIC Júnior (CNPq) – 10 mil  Avaliação otimista impacto: modesto o Todos bolsistas hoje licenciados 4 áreas o Redução no déficit: apenas 25%

Formação professores: um novo enfoque?  Nova formação e nova carreira (Ex: TPE)? o Formação adequada e sólida o Salário equiparado profs. nível superior o Plano de carreira atraente  Formação professores: enfoques países líderes desempenho de jovens no PISA

PISA Programa Internacional de Avaliação de Estudantes  Exame busca testar a capacidade do aluno de analisar raciocinar refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências pessoais  3 áreas: leitura, matemática e ciências  TRI ( ~ENEM)  Aplicado ~ 60 países – amostras > 20 milhões  Aplicado alunos 15 anos (esc. obrigatória)

Classificação do rendimento escolar no PISA e origem dos professores em países selecionados (ordinais)* País PISA 2006 PISA 2009 Origem dos professores CiênciasMatem.Leitura CiênciasMatem.Leitura Finlândia Todos: 20% superiores ensino médio Coréia do Sul Ens. Fundam.: 5% superiores ens. médio Chile, México, Uruguai Diversificada Brasil Diversificada. Fontes: OECD, PISA 2009 Results: What Studentes know and can do, 2010; McKinsey & Co., Closing the talent gap, 2010; diversas. Nota: * - Excluindo cidades ou províncias da China apresentadas como países.

Finlândia Seleção futuros professores e carreira (1)  Alta seletividade de candidatos o Exame seleção, entrevistas e observação o 20% melhor rendimento exame ensino médio  Formação 5 anos (mestrado) Univ. Helsinque o Aceitação programa formação 1: 15 candidatos o Bolsa manutenção no mestrado

Finlândia Seleção futuros professores e carreira (2)  Carreira de professor o Alta demanda entre jovens o Elevado prestígio ( ~ Direito, Medicina) o Salários satisfatórios (~ EUA) o Estabilidade e baixa rotatividade (2%) o Sem bônus por rendimento o Ênfase na auto-avaliação o Confiança no professor – boa dose de autonomia

Coréia do Sul Seleção futuros professores e carreira (1)  Alta seletividade candidatos (e. fundamental) o Exame final ensino médio o Aprovação 5% superiores o Número vagas definido pelo governo -> emprego  Formação graduação o Programa universidades nacionais/ particular o Supervisão governo

Coréia do Sul Seleção futuros professores e carreira (2)  Carreira de professor o Extremamente competitiva o Elevado prestígio o Salário entre mais elevados do mundo o Remuneração entre engenheiro e médico o Estabilidade e baixa rotatividade (1%) o Experiência recente bônus modesto (~2%) o Projeto piloto avaliação externa (pares, pais, etc.)

Comparações entre políticas para atrair e reter professores Itens FinlândiaCoréia do SulBrasil Entrada seletiva Sim Não há Governo custeia formação Sim Não Maioria de alunos paga Ambiente de trabalho profissional Sim Geralmente, não Salários competitivos (EUA) Sim Não competitivos Cultura de elevado respeito ao ensino Sim Geralmente, não Ensino como carreira Sim Alta rotatividade