Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.

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Transcrição da apresentação:

Aula 6 9/abr/2012

 Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem das duas professoras, nas situações descritas no capítulo 2 eram semelhantes?  Como podemos caracterizar as diferenças entre elas?

Turma 1Turma 2  Desenvolver técnicas de observação e documentação;  Executar pesquisas bibliográficas, relatos verbais e escritos;  Elaborar e executar atividades experimentais  Treinar a utilização técnicas para solucionar exercícios;  Realizar leituras individuais e silenciosas de texto;  Ouvir, tomar notas e memorizar a exposição da professora

Turma 1Turma 2  Valorizar suas próprias ideias;  Respeitar as opiniões dos outros;  Respeitar as regras de organização da turma na hora da discussão;  Interessar-se pelos trabalhos em grupo;  Aceitar as decisões do grupo  Respeitar a professora;  Fazer silêncio durante a aula;  Prestar atenção à exposição da professora

 “saber fazer” – técnicas, métodos, destrezas  Aprendizagem de “ações específicas” ◦ trabalho de investigação, ◦ técnicas gerais de estudo, ◦ estratégias de comunicação, ◦ estabelecimento de relações (entre fenômenos, entre grandezas, entre conceitos), ◦ destrezas manuais

 Observação de objetos e fenômenos  Medição de objetos e transformações  Classificação de objetos e sistemas  Reconhecimento de problemas  Formulação de hipóteses  Identificação e controle de variáveis  Montagens experimentais  Técnicas de investigação  Análise de dados  Estabelecimento de conclusões  Manejo de material e realização de montagens  Construção de aparatos

 Objeto de aprendizagem X decorrência automática  Estratégias relacionadas a sequências de ações  Ações relacionadas a um problema que se quer resolver

 Comportamentos  Sentimentos  Regras  Normas  Atitudes  Valores

 Comportamentos que devem ser seguidos em determinadas situações compartilhadas por uma coletividade ou grupo social.  Exemplos: ◦ não fumar dentro da classe; ◦ não danificar objetos e instalações de uso comum; ◦ seguir instruções de protocolo prático

 Tendências de atuação relativamente estáveis.  Exemplos: ◦ colaborar com os colegas em trabalhos de grupo; ◦ respeitar o ambiente; ◦ participar das atividades escolares; ◦ desenvolver a iniciativa na busca de soluções de problemas.

 Idéias éticas que pautam condutas ou que permitem a emissão de juízos de valor.  Exemplos: ◦ solidariedade, ◦ responsabilidade, ◦ liberdade.

 Preocupar-se com a saúde e agir visando à sua manutenção  Respeitar a diversidade biológica  Avaliar a importância da vacinação para a população  Valorizar o pensamento crítico e a criatividade na atividade científica  Valorizar características do trabalho científico como racionalidade, objetividade, criatividade, curiosidade entre outras.

 Valorizar a expressão dos alunos e a construção de valores  Demonstrar valorização do conhecimento e metodologia científicos  Promover e buscar coerência  Valorizar objetividade, racionalidade e criatividade  Valorizar a ciência como empreendimento humano e social