Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Eduardo Botti Abbade
Advertisements

SIMULADOR GERENCIAL.
desenvolver as suas habilidades gerenciais”
Simulação de negócios na área industrial
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Princípios de Marketing, 12/E
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
IMPORTÂNCIA DO CUSTO UNITÁRIO
SIMULAÇÃO DE EMPRESAS Simulação de negócios na área industrial.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação – Modelo do Negócio 7 Empresas 1 Prof. Fauzi T Jorge
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO - O MODELO FLEURIET -
SISTEMAS DE ORÇAMENTOS Alcione Machado Kamila Martins Keila Miranda Roselaine Eler Venini Saar.
Aula 7-Planejamento Estratégico
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
formas de remuneração do capital
Gestão Estratégica de Custos
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capitalista Socialista Misto
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Administração do Orçamento e Finanças. Equipe Coordenadora: Fernanda Professor Gilberto Pinto.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Aula 3 Kalecki Profa. Eliana Tadeu Terci. Kalecki Recebe influência de Marx e Keynes, preocupado em entender a dinâmica econômica: desemprego, distribuição.
Localização de unidades da rede de operações EAD 763 – Aula 4 Profa.Adriana Marotti.
André Amorim. DFC Três Grupos: 1 – Atividades Operacionais; 2 – Atividades de Investimento; 3 – Atividades de Financiamento;
- Orçamento de Produção
Orçamento Empresarial Contabilidade para Contabilidade para Gestão de Negócios.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
MATEMÁTICA JUROS SIMPLES.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 19 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 23/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Investimento – Modelo Acelerador Investimento mede a variação no estoque de capital ocorrida em determinado ponto do tempo. Def. A formação bruta de capital.
Transcrição da apresentação:

Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial

PLANO DE AULA Assembléia Geral Cada equipe terá 20 minutos para apresentar na assembléia as experiências, as estratégias, os resultados alcançados. Não só falar do passado, mas ressaltar as expectativas futuras da empresa.

AVALIAÇÃO Os critérios e pesos dos conceitos para avaliação do desempenho e da aprendizagem são: Desempenho da equipe no jogo de empresas...60% Apresentação na assembléia geral....................25% Entrega de relatórios, questionários e outras solicitações no prazo..........................................15%

JOGOS DE EMPRESAS

Contexto Revisão e integração dos conceitos de: Contabilidade Gerencial Custos Industriais e Sistemas de Custeio Marketing Princípios de Administração Engenharia Econômica

Jogo de Empresas GI-Micro Trata-se de uma empresa, que lançou um produto de sucesso – Esta empresa está abrindo novas unidades para fabricar esse produto. Cada unidade será gerenciada por uma equipe, que deverá tomar decisões para produzir mais, investir, resolver problemas relacionados ao mercado, reagir às mudanças do ambiente.

O MODELO GI-Micro

Dinâmica do jogo GI-Micro

Geografia do mundo GI-Micro

Fluxo dos recursos financeiros

REGRAS DO MODELO GI-Micro

Quem Administra? -(Indicar os Componetes)- Diretor Geral: Coordenar os trabalhos, Lucro Acumulado e Assembléia Geral. Diretor de Marketing: Demanda e Vendas. Diretor de Produção e Pessoal: Volume, Equilíbrio e Capacidade de Produção. Diretor Financeiro: Custos de Produção, Equilíbrio de Caixa e Contas em dia.

Princípios da Boa Administração Controle: Não deixar nada ao acaso. Análise: Procurar otimizar ao máximo. Otimismo: Pensar grande. Eficácia: Fazer o que é importante primeiro.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Demanda Propaganda: Efeito na demanda é maior no início. Decrescente t, t+1, t+2 Preço de Venda: Quanto mais alto o preço, menor a demanda. Preço superior a 20 % da média do mercado = Demanda baixa a muito baixa.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Demanda Prazo de Recebimento de clientes: Mais prazo, maior demanda. Afeta a distribuição das receitas. Tipos de Mercado: Três tipos (local, concorrentes e externo). Custo de 1,50 UM por produto vendido fora da região da empresa.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Demanda Conjuntura Econômica: Recessiva, Normal ou Aquecida. Exige adequação das empresas. Sazonalidade: Demanda 60% maior nos períodos múltiplos de 4. Crescimento do Mercado Consumidor: Média de 5% a 6% ao período.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração Financeira Empréstimos: Giro [1 período]: devolução no próximo período. Giro [3 período]: SAC em 3 parcelas sem carência. Financiamento: SAC em 5 parcelas com carência de 4 períodos.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração Financeira Taxa de Juros: Empréstimos de Giro: juro 30% maior que taxa de juros do BC. Financiamentos: juro igual a taxa de juros do BC. Empréstimo tipo P: juros 200% maior que a taxa de juros do BC

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração Financeira REGRA: Caixa com saldo menor que 5.000 UM libera automaticamente empréstimo do tipo P no valor necessário para o caixa ficar com saldo de 10.000 UM

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração Financeira Aplicação Financeira: Taxa 25% maior que a do BC. Imposto de Renda só é cobrado na apuração do lucro da empresa no período. Custo Estocagem : 2% do valor do estoque inicial de Insumos. 4% do valor do estoque inicial de Produtos Acabados.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração da Produção Depende de 3 Fatores : Valor do Imobilizado no início do período. Mão-de-Obra [número de empregados]. Turno de Operação [horas-extras].

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração da Produção Capacidade de Produção: Equipamentos: CPE = Vim x IT/80 CPE – Capacidade de produção de equipamentos Vim = Valor imobilizado IT = ritmo de operação Exemplo: Vim = 500.000,00; IT= 1 CPE = (500.000,00 x 1)/80 = 6250

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração da Produção Capacidade de Produção: Mão-de-Obra: CPO = NE x HT x PMO x IT CPO = Capacidade de produção da mão de obra NE = nº empregados HT = horas trabalhadas em turno normal PMO = Produtividade da mão de obra IT = ritmo de operação

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração da Produção Capacidade de Produção: Produtividade da Mão-de-Obra = PMO t+1 = PMO t x Produçãot x 0,2 1 + ----------------------- 100.000

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração da Produção Turnos de Trabalho : Efeito na capacidade de produção opção 1: ritmo normal: produção normal opção 2: horas-extras 10%: aumenta 10% opção 3: horas-extras 20%: aumenta 20%

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração da Produção Turnos de Trabalho : Efeito na Depreciação do Imobilizado: Opção 1 - ritmo normal: depreciação = 2,50% Opção 2 - horas-extras 10%: depreciação = 2,75% Opção 3 - horas-extras 20%: depreciação = 3,00%

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração da Produção Turnos de Trabalho : Efeito no Salário: Opção 1 - ritmo normal: salário normal Opção 2 - horas-extras 10% - aumenta 14% Opção 3 - horas-extras 20% - aumenta 30%

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração de Compras Insumos : 5 unidades para 1 Produto acabado Produção nunca para. Fornecedores: Fornecedor 1: compra automática, entrega produtos imediatamente, preço 25% maior. Fornecedor 2: preço normal, entrega período t+1 e pode oferecer descontos e prazo pagto.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração de Compras Formas de Pagto : Fornecedor 2 modo 0 : pagto à vista - t modo 1 : pagto período seguinte - t+1 modo 2 : pagto período seguinte ao próximo - t+2 Formas de Pagto : Fornecedor 1 pagto à vista - t

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração de Pessoal Contratação: inicia com 1 empregado [compulsório] contratação no início do período Demissão: pagto de indenização (salário de 1/2 período)

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro Administração de Pessoal Movimento Sindical : Melhores Salários Operação Tartaruga Greve