A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DINÂMICA: Entrosamento de idéias
Advertisements

INICIAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico
Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características
Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
O que é Ciência.
Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Metodologia Científica e da Pesquisa
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
Desenho teórico da pesquisa
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Introdução à Administração
Introdução a Pesquisa Científica
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Metafísica Aristotélica
Retomando rotina Sr. Sigma. Umberto Eco: Com o que deve se ocupar um livro sobre o conceito de signo?
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Psicologia e Ciência Aula 1. Abordagem científica O que torna a abordagem científica diferente da abordagem do senso comum? Intuição: aceitação sem questionamento.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach ( ), físico, e Christian von Ehrenfels ( ), filósofo.
Adaptação do capítulo 1 do livro “O que é fenomenologia” de André Dartigues ProfªEsp. Alexandra Fernandes Azevedo Conceitos da fenomenologia.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
0 A questão da origem do conhecimento Desenho de Max Ernst.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
O QUE É FILOSOFIA?.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
TEORIA SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO EM BUSCA DE UM MODELO UNIFICANTE PARA AS CIÊNCIAS E DE UM RETORNO À UNIVERSIDADE CRIATIVA.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características
Transcrição da apresentação:

A Teoria da Ciência O conhecimento Científico

Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico Conhecimento Teológico O Estudo do Conhecimento Hoje

Introdução Mas... O que é esta Metodologia Científica? Uma forma concreta que se tem de buscar o conhecimento Meta = ao largo odos = caminho logos = estudo E o que é conhecimento? Homem precisa conhecer seu mundo para sobreviver nele!

Introdução... II Conhecer é uma capacidade (e uma necessidade) inerentes ao ser humano. De fato, nós somos os únicos capazes de elaborar nosso conhecimento! Conhecimento supõe 3 elementos: O sujeito O objeto A imagem da realidade.

Conhecimento e Pensamento Podemos conhecer sem pensar? Pensamento como habilidade fundamental para construção de ciência... É o pensamento que nos permite nos adaptar a novas realidades, melhorando nosso desempenho, explicando fenômenos...

Tipos de Conhecimento Teológico Filosófico Empírico Científico

Conhecimento Empírico Também chamado de vulgar, intuitivo, de senso comum ou ordinário. Conhecimento dos fatos sem lhes inquirir as causas... É superficial, acontece por informação ou experiência casual. É ametódico e assistemático Constitui a maior parte do conhecimento de um ser humano.

Conhecimento Empírico... II Conhecimento gerado para resolver problemas imediatamente. Ex. Homem abrigando-se nas cavernas. Elaborado de forma instantânea e instintiva. O sujeito é um expectador passivo. Conhecimento Vivencial.

Conhecimento Empírico... III Tem um caráter utilitarista... Ex. Os “médicos” que todos conhecemos... Tem objetividade limitada Muito ligado à vivência, à ação, à percepção Subordinado a um envolvimento afetivo do sujeito Incapacidade de se submeter a uma crítica sistemática e imparcial.

Conhecimento Empírico... IV Linguagem vaga... Difícil determinar o que se encaixa e o que escapa de sua significação. Significado dos Termos depende do contexto. Conduz a uma dificuldade de controle e avaliação experimental. O que implica na impossibilidade de diálogo crítico.

Conhecimento Empírico V Difícil reconhecer os limites de validade... Útil e eficaz quando estamos falando de rotina. Por ser vivencial... Torna-se impreciso ou mesmo incoerente. Muitas interpretações possíveis!

O Conhecimento Cientifico Procura conhecer, além do fenômeno, suas causas e as leis que o regem. Descobrir os princípios explicativos que servem de base para a compreensão da organização, classificação e ordenação da natureza. Para Aristóteles o conhecimento só acontece quando sabemos qual a causa e o motivo dos fenômenos.

Voltando... Conhecer perfeitamente é saber pelas causas; é ser capaz de demonstrar. Lembra... Laboratório Instrumental de Pesquisa Trabalho Programado Metódico Sistemático

Então... O Conhecimento Científico Surge da necessidade descobrir princípios explicativos. Resulta da Investigação Científica. Identificação da Dúvida. Conhecimento existente não basta. Precisamos de uma resposta para a dúvida. Resposta tem que oferecer provas de segurança. Ideais da Racionalidade e da Objetividade.

Outras Características do Conhecimento Científico Enunciados devem ser passíveis de avaliação pela comunidade. Uso de uma linguagem específica. Segue o Método Científico. Critérios variaram com as culturas das épocas – níveis Sintático, Semântico e Pragmático Tem caráter hipotético!

Conhecimento Científico vs Conhecimento Empírico CC privilégio dos especialistas... CC é programado, sistemático, metódico CC é crítico, rigoroso, objetivo CC vem da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas. CE atinge um fato, um fenômeno CE gera certezas intuitivas CE associa analogias globais.

O Método Científico Método: conjunto de passos a serem seguidos ordenadamente na busca da verdade. Conduzir à descoberta; Permitir demonstração e Prova; Permitir a verificação de conhecimento; Técnica se refere aos procedimentos utilizados dentro das etapas do método. Mais sobre método nos próximos capítulos!

Conhecimento Intuitivo e Conhecimento Científico Intuere = ver No conhecimento intuitivo, chegamos ao objeto sem passar pelos meios. É possível ter intuição intelectual! CI é um ato, de ordem subjetiva, enquanto que no CC, um ato é o princípio de um longo processo.

Conhecimento Teológico Mesmo objeto de estudo dos outros conhecimentos. Teoria da Evolução. Princípios Diversos Operativos Objetivos Fé nada tem de racional!

Conhecimento Teológico e Conhecimento Científico CT exige autoridade divina. CC não pressupõe dons especiais para conhecimento da natureza. CC estuda fenômenos e se renova com as novas descobertas. CC pede entendimento a partir da evidência. CT procura rever os ensinamentos para não contradizer CC.

Conhecimento Filosófico Filósofo : amigo da sabedoria. Filosofia: esforço da razão para questionar os problemas humanos e discernir entre o certo e o errado. Mesmo objeto das outras ciências, mas finalidades diferentes.

Conhecimento Científico e Conhecimento Filosófico CF tem por objetos as idéias, relações conceituais, exigências lógicas. Não passíveis de experimentação! CF usa o método racional! CC busca o específico e CF busca o mais geral. CF tem por objetivo questionar a própria ciência. CF pergunta; CC avança.

Um trinômio famoso O que é a Verdade? Há verdade quando percebemos o que está se desenrolando a nossa volta e o conseguimos comunicar. Nunca conheceremos a verdade absoluta! A nossa interpretação da verdade muitas vezes gera erros...

Um trinômio famoso...II Verdade só é encontrada quando houver evidência. A evidência é o que aparece do objeto de estudo. Cuidado! Nem tudo se desvela por completo – não podemos “ inventar” coisas sobre o que não vimos!

Um trinômio famoso...III A Certeza é a confiança na verdade – está fundamentada na evidência! Quando não há certeza temos... Ignorância Dúvida Opinião Queremos chegar a verdades que possam ser afirmadas com certeza!

O Espírito Científico O método não funciona se não quisermos buscar soluções bem fundamentadas... Formação de uma consciência crítica... Desenvolvimento da criatividade, observação, precisão, curiosidade e discernimento e honestidade!

O Estudo do Conhecimento Hoje Cibernética: ciência que estuda as máquinas automáticas e os seres vivos em seus sistemas auto-governados! No fundo, queremos uma ciência da mente, que: É interdisciplinar; Filosofia Psicologia Cognitiva Inteligência Artificial Antropologia Neurociência