Orientador: Prof. Dr. Thiago Dias Costa Discente: Daniele Nogueira Belém (PA) 2014 Universidade Federal do Pará Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Programa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acadêmicas: Daiane, Daniele, Eliana Batistela, Leila,
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
O Papel da CIS no PCCTAE.
Educação Ambiental - GPEEA
Etapas da construção do PDI IFTO
Glauce-Mônica Vilela Souza
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Planejamento e Execução da Auditoria
Fundamentos da Auditoria de Sistemas de Informação
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
A Importância da Educação Continuada
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A experiência do Estado de Minas Gerais
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
Construção do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnicos-administrativos da Educação A Experiência da UFRN Pró-reitoria.
A Política de Gestão de Pessoas
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Metodologia de Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Laboratório de Ensino a Distância
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Mapeamento de Competências de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro, 2012 AUTORES:
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
As Funções dos Profissionais de Controladoria.
Tcc- Artigo Científico
18º ENCONTRARH Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central 05e 06 de novembro de 2008 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília-DF.
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Avaliação de Necessidades de Treinamento de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro,
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS RELEVANTES PARA.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.
FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.
Transcrição da apresentação:

Orientador: Prof. Dr. Thiago Dias Costa Discente: Daniele Nogueira Belém (PA) 2014 Universidade Federal do Pará Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública Mestrado Profissional em Gestão Pública GESTÃO DA CAPACITAÇÃO COM BASE EM COMPETÊNCIAS GESTÃO DA CAPACITAÇÃO COM BASE EM COMPETÊNCIAS: proposta de metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação por competências para os campi do interior da UFPA.

Problema de Pesquisa: A metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação por competências é mais eficaz para a capacitação que o atual LNC utilizado pela UFPA? Questões Norteadoras: 1)Qual o nível de alinhamento do levantamento de necessidades de capacitação (LNC) realizado pela UFPA com os objetivos estratégicos da instituição? 2) A metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação com base na gestão por competências identifica as necessidades de capacitação de forma precisa e alinhada aos interesses institucionais quando comparado a metodologia de LNC da UFPA? INTRODUÇÃO

Objetivos - Geral: Comparar a metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação (DNC) por competências com o atual levantamento de necessidades de capacitação (LNC) que é realizado pelo setor de capacitação da UFPA, tendo como finalidade analisar que metodologia está mais alinhada aos objetivos estratégicos da instituição e dos campi do interior. - Específicos: a) Descrever a atual metodologia para levantamento de necessidades de capacitação (LNC) da UFPA. b) Desenvolver proposta de metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação (DNC) por competências.

REFERENCIAL TEÓRICO ConceitoAutor/ Referência Competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP). Mapeamento de Competências é o meio para se identificar as competências organizacionais, setoriais e individuais necessárias e já presentes na organização. Guia da Gestão da Capacitação por Competências (2012).

REFERENCIAL TEÓRICO ConceitoAutor/ Referência Gestão por Competências visa mobilizar esforços para diagnosticar, selecionar, desenvolver e avaliar as competências necessárias ao alcance dos objetivos organizacionais. Brandão e Guimarães (2001). DNC por competências deve incluir a análise das competências e a mensuração do que o profissional domina dessas competências e também a sua importância. Magalhães e Borges-Andrade (2001).

METODOLOGIA Descrição da atual metodologia de levantamento de necessidades de capacitação da (LNC) da UFPA. Primeira Etapa Elaboração e aplicação da proposta metodológica de diagnóstico de necessidades de capacitação (DNC) por competências. Segunda Etapa Análise do nível de alinhamento entre os objetivos estratégicos e os resultados no LNC da UFPA e o DNC por competências. Terceira Etapa Figura - Apresentação das etapas da pesquisa.

METODOLOGIA 1ª etapa: Descrição da atual metodologia de LNC UFPA. 1)Análise documental. 2)Entrevistas com servidores da área de capacitação da UFPA. Objetivo: Descrever o atual LNC da UFPA.

ANÁLISE DOCUMENTAL 1ª etapa: Descrição da atual metodologia de LNC UFPA. Análise dos seguintes documentos internos da PROGEP/UFPA: Tipo de DocumentoAno Plano de Desenvolvimento dos técnico- administrativos (PIDT) 2012 a 2015 Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) /PROGEP 2012 a 2015 Relatório da PROGEP 2013 Plano Anual de Capacitação (PAC) 2014 Formulário de LNC da UFPA 2014 Manual de Procedimento Operacional Padrão Site da PROGEP/ UFPA 2014 Site do CAPACIT/UFPA 2014

ENTREVISTAS 1ª etapa: Descrição da atual metodologia de LNC UFPA. Participantes: servidores técnico-administrativos que atuam na área de capacitação da UFPA. Instrumento de apoio as entrevistas (roteiro); Procedimento de coleta de dados e análise de dados: Temáticas ligadas a gestão da capacitação da UFPA.

METODOLOGIA 2ª etapa: Elaboração e aplicação da proposta de DNC por competências. A proposta de DNC por competencias foi elaborado com base em Brandao (2012) e Borges-Andrade e Lima (1983). Fase 1: Identificação das competências individuais Fase 2: Criação do instrumento para avaliação das competências Fase 3: Validação semântica do instrumento de coleta de dados Fase 4: Aplicação da técnica de coleta de dados Fase 5: Elaboração do relatório de DNC

METODOLOGIA Fase 1: Identificação das competências individuais. Identificaram-se as competências setoriais e individuais das unidades participantes da pesquisa. Análise documental (regimentos e planejamento das unidades). 31 competências individuais do Campus de Belém/ UFPA. Análise de frequência absoluta e relativa (%). Quadro - Exemplo de planilha utilizada para análise documental. Atribuições/ Objetivos/ Ações/ Indicadores Competência SugeridaDescrição OperacionalFonte

METODOLOGIA Fase 2: Criação dos questionários. Questionários de autoavaliação e heteroavaliação com base em Magalhães e Borges-Andrade (2001). Escalas de 1 a 5 de importância e domínio das competências. O questionário era composto por: a) apresentação; b) orientações; c) dados pessoais e profissionais; e, d) os itens para avaliação. Fase 3: Validação semântica dos questionários. Participantes. Roteiro para análise das quatro partes dos questionários.

METODOLOGIA Fase 4: Aplicação dos questionários. 9 (nove) campi do interior da UFPA no período de abril a julho de Unidades participantes: 9 (nove) Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação e 1 (uma) Coordenadoria de Infraestrutura. Participantes: 99 participantes, sendo 89 servidores técnico-administrativos e colaboradores (terceirizados, cedidos e estagiários) e 10 coordenadores.

METODOLOGIA Fase 4: Aplicação dos questionários. Procedimento de análise de dados: Statistical Package for the Social Science - softwares SPPSS na versão Microsoft Excel. Análise descritiva das competências: média aritmética (medida de tendência central) e desvio padrão (medida de dispersão). É considerado alto desvio padrão acima de 0,94 (BORGES-ANDRADE E LIMA, 1983).

METODOLOGIA Fase 4: Aplicação dos questionários. Procedimento de análise de dados: Análises estatísticas de comparação de grupos: Optou- se pelo teste não paramétrico, pois verificou-se que os dados da autoavaliação e heteroavaliação eram independentes (teste de Kolmogorov-Smirnov). Após constatado que os dados eram independentes utilizou-se o teste Mann-Whitney (U). Também realizou-se o teste de normalidade dos grupos antes de verificar a correlação (distribuição não normal). Assim, optou-se pelo coeficiente de Correlação por Postos de Spearman.

METODOLOGIA Fase 4: Aplicação dos questionários. Procedimento de análise de dados: Cálculo do grau de necessidade de capacitação: Utilizou-se a fórmula GNC = I (5 - D) tendo como base o autor Brandão (2012). Na escala de GNC os valores mínimos e máximos variam de 0 a 20. Optou-se pelo valor mínimo de 8,9 para ser considerada necessidade de capacitação com prioridade. Fase 5: Relatório de DNC por competências.

METODOLOGIA 3ª etapa: Análise do nível de alinhamento do LNC e DNC. Verificar o nível de alinhamento dos resultados do LNC e DNC por competências com os objetivos estratégicos da UFPA e dos campi do interior. Quadro - Descrição das fases da terceira etapa da pesquisa. FasesDescrição/Objetivos Fonte de Informação 1Levantamento dos objetivos estratégicos da instituição.PDI Levantamento dos objetivos/ ações alinhadas aos objetivos estratégicos da UFPA das unidades participantes da pesquisa. PDU’s dos campi do interior. 3 Identificação das necessidades de capacitação apontadas pelo LNC 2014 da UFPA que estão alinhadas aos objetivos estratégicos. Resultados do LNC e PAC Identificação das necessidades de capacitação apontadas pelo DNC por competências alinhadas aos objetivos estratégicos. Resultados do DNC por competências.

RESULTADOS E DISCUSSÃO 1ª etapa: Descrição da atual metodologia de LNC. O atual LNC da UFPA é realizado por um fórmulário online. E os resultados da análise documental e entrevistas constam a seguir: Quadro - Resultados da análise do LNC da UFPA. Resultados da análise do LNC da UFPA Apresenta diretrizes metodológicas?Não Identifica as competências individuais?Não Identifica as necessidades de capacitação com base em competências?Não O LNC está alinhado a PNDP?Não

RESULTADOS E DISCUSSÃO 2ª etapa (Fase 1): Competência Frequência Absoluta Frequência Relativa C1: Administrar a Manutenção de Prédios e Equipamentos9015,57% C3: Gestão de Recursos Materiais8013,84% C2: Planejamento Organizacional579,86% C4: Gestão de Recursos Financeiros559,51% C9: Fiscalização e Controle335,70% C12: Gerenciar Projetos305,19% C6: Prestar Serviços ao Servidor274,67% C5: Elaborar Documentos 264,50% C7: Coordenar Cursos 244,15% C11: Gestão de Pessoas 223,80% C14: Desenvolver Sistemas de Computador 213,63% C10: Divulgação de Eventos e Notícias 193,28% C8: Gestão Acadêmica 152,59%

RESULTADOS E DISCUSSÃO 2ª etapa (Fase 1): Competência Frequência Absoluta Frequência Relativa C17: Gestão de Processos132,25% C19: Serviços Laboratoriais122,07% C22: Segurança Patrimonial101,73% C21: Sistemas e Softwares81,38% C13: Atendimento ao Público71,21% C15: Tramitar Documentos71,21% C20: Ministrar aulas, cursos e palestras 50,86% C16: Arquivar Documentos 30,52% C18: Secretariado 30,52% C23: Realizar Serviço de Copa 30,52% C24: Gerenciar Concursos 30,52% C26: Gerir atividades de transporte 30,52% C25: Coordenar Atividades em Saúde do Trabalhador 20,34% TOTAL578100%

RESULTADOS E DISCUSSÃO 2ª etapa (Fase 4 e 5): Descrição dos Participantes. Variável%  Gênero - Masculino - Feminino 55,56 44,44  Unidades - Campus de Abaetetuba - Campus de Altamira - Campus de Bragança - Campus de Breves - Campus de Capanema - Campus de Cametá - Campus de Castanhal - Campus de Soure - Campus de Tucuruí 9,09% 7,07% 6,06% 14,14% 10,10% 7,07% 13,13% 6,06% 27,27%  Escolaridade - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Ensino Superior 7,07% 30,30% 62,63%  Titulação - Especialização - Mestrado 75% 25%

RESULTADOS E DISCUSSÃO Variável%  Cargo - Assistente em Administração - Estagiário - Administrador - Auxiliar de Serviços Gerais - Técnico em TI - Analista de TI - Contador - Técnico em Manutenção - Auxiliar Administrativo - Copeira - Téc. em Ass. Educacionais - Técnico em Laboratório - Área - Agente Administrativo - Motorista - Advogado - E outros cargos. 17,17% 8,08% 7,07% 6,06% 5,05% 3,03% 2,02% 1,01% 12,12%  Vínculo (UFPA) - Servidor da UFPA - Terceirizado - Estagiário - Servidor cedido (outros órgãos) 50,50% 22,22% 17,18% 10,10%

RESULTADOS E DISCUSSÃO Variável%  Função Gerencial - Possuem função gerencial - Sem função gerencial 19,19% 80,81%  Tipo de Função Gerencial - Coordenador - Chefe de Divisão - Secretário - Assessor 52,63% 31,58% 10,53% 5,26%  Tempo de Serviço - Menos de 2 anos - De 2 a 4 anos - De 5 a 7 anos - De 8 a 10 anos - De 13 a 19 anos - Acima de 20 anos 58,59% 21,21% 2,02% 9,09% 5,05% 4,04%

RESULTADOS E DISCUSSÃO 2ª etapa (Fase 4 e 5): Análise descritiva da Importância.

RESULTADOS E DISCUSSÃO 2ª etapa (Fase 4 e 5): Análise descritiva do Domínio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO 2ª etapa (Fase 4 e 5): Análise estatística de comparação de grupos - auto e heteroavaliação. Tabela 6 - Teste de Mann-Whitney U para comparação das notas entre a auto e heteroavaliação (importância e domínio) das competências.

Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuíamos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós! Chico Xavier

Contatos: (91) / Contatos: (91) /