Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
Análise das cinco forças de Porter
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING
MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Análise Ambiental (Interna)
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Administração Estratégica
8. EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA.
Análise do ambiente de marketing
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico
Etapas do Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Planejamento de Campanha – A4
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Planejamento Estratégico
O Ambiente de Marketing
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AULA 3 Marketing.
Estratégia Competitiva
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
Planejamento Estratégico de Marketing
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
MARKETING EM HOTELARIA
Disciplina: Direção Estratégica
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Objetivos Estratégicos Crescimento: crescimento pela penetração cada vez maior de mercados onde são negociados produtos e/ou serviços que a empresa já.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso MÓDULO 3 Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Unidade de Ensino: Análise da Estratégia – O Modelo de Porter

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Análise Estratégica Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo (oportunidades e ameaças) Formulação de objetivos e metas Análise do Ambiente Interno (forças e fraquezas) Implementação Feedback e Controle Formulação de estratégia

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Declaração de Visão Estabelece uma imagem ou filosofia que guia a empresa em direção ao futuro. Mostra o que a empresa quer ser e fazer. Reflete suas mais profundas crenças e valores.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Declaração de Missão Deve refletir a razão de ser da empresa. Deve responder à pergunta: Quem sou? O que faço? Qual o meu propósito? Deve ser a base de todas as ações da empresa. Deve passar uma imagem tangível da empresa. Pode ser feita em forma de frase de efeito ou não! As declarações de visão e missão integram a descrição da empresa e devem estar explícito para os stakeholders ou no Plano de Negócio no caso de empresas ainda não implantadas.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso O Modelo das 5 Forças de Porter FORNECEDORES Poder de negociação dos fornecedores COMPRADORES Poder de negociação dos compradores SUBSTITUTOS Ameaças de produtos ou serviços substitutos ENTRANTES Ameaças de novos entrantes CONCORRENTES NA INDÚSTRIA Rivalidade entre as Empresas Existentes

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Análise do Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças A empresa deve estar preparada para monitorar: –forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) –atores microambientais importantes (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores)

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Análise do Ambiente Interno: Forças e Fraquezas Avaliar em função do desempenho e do grau de relevância para as várias áreas da empresa: –Marketing –Finanças –Operações –Organização –...

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA Avaliação e Escolha da Estratégia CRIAÇÃO DA ESTRATÉGIA Competências Distintivas Responsabilidade Social Valores Gerenciais Avaliação Externa Fatores-chave de Sucesso Ameaças e Oportunidades do Ambiente Fraquezas e Ameaças da Organização Avaliação Interna Analise SWOT

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Análise da Situação Atual: SWOT (ou FOFA) strenghts, weaknesses, opportunities, threats

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Definindo Objetivos e Metas Plano de ação (cronograma) Objetivos: são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Metas: são declarações específicas que se relacionam diretamente a um determinado objetivo. Diferenças: objetivo relaciona-se com palavras (esboçando o quadro geral) e meta com números (complementando-o com os detalhes específicos)!

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Estratégias Genéricas de Porter Apenas 2 tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo ou diferenciação Combinadas com o “escopo” (gama de segmentos de mercado visados), geram 3 estratégias genéricas para alcançar um desempenho: –Liderança em custo –Diferenciação –Foco

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Formulação da Estratégia Na prática pode-se definir: –estratégia de ataque –estratégia de defesa –estratégia de desenvolvimento Exemplos: –penetração de mercado, –manutenção de mercado, –expansão de mercado, –diversificação...

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Exemplo Áreas em que as PME podem ter Vantagem Competitiva Escolha do Produto Conhecimento do Mercado Local Preço Qualidade do Produto/Serviço ao Cliente Resposta Rápida às Oportunidades Qualidade dos Funcionários

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Exemplo Estratégia para Empresas Especialistas ou de Nicho Manter exclusividade por meio de P&D (para especialistas em produtos) ou banco de dados (para especialistas em mercado, as quais conhecem muito bem seus clientes e o que deve ser oferecido aos mesmos). Procurar fazer microsegmentação e personalização. Evitar custos fixos Então, ou a empresa é generalista ou especialista em produto ou mercado. Em muitas vezes a estratégia adotada dependerá da posição de mercado!

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Exercitando os conceitos de estratégia Marcelo’s Games Bar

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Perguntas: 1. Por que as pessoas prefeririam freqüentar meu estabelecimento??? freqüentar meu estabelecimento??? 2. Por que elas vão escolher se divertir no meu bar ??? no meu bar ???

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Forças Atuantes: Concorrentes Concorrentes Substitutos Substitutos

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso FORNECEDORES FORNECEDORES CLIENTES

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso NOVOS ENTRANTES Cadeia americana de bares de jogos está estudando o mercado brasileiro...

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Fatores que afetam a lucratividade de seu negócio:  As barreiras de entrada e de saída

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras de Entrada Economias de escala Economias de escala Acesso aos canais de distribuição Acesso aos canais de distribuição Diferenciação do produto Diferenciação do produto Necessidades de capital Necessidades de capital Custos de mudança Custos de mudança

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras de Entrada Desvantagens de custo Desvantagens de custo Política governamental Política governamental Retaliação prevista Retaliação prevista Preço de entrada dissuasivo Preço de entrada dissuasivo

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras de Saída Ativos especializados Ativos especializados Custos fixos de saída Custos fixos de saída Inter-relações estratégicas Inter-relações estratégicas Emocionais Emocionais Restrições de ordem governamental e social Restrições de ordem governamental e social

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Barreiras de Saída

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Definindo o posicionamento entre as Estratégias entre as Estratégias Competitivas Genéricas

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Os caminhos para o bar de jogos: as estratégias genéricas Três alternativas possíveis:

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Primeira alternativa O CyberBar super fashion: Diferenciação

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Segunda Alternativa A rede de bares: A diferenciação por custo.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Terceira Alternativa Nicho de Mercado

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Quarta Alternativa: UM POUCO DE CADA Stuck in the middle

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Existem outras variáveis que afetam o negócio?

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Macroambiente de Marketing Micro Ambiente Demográfico Econômico Sócio-cultural Político-legal Natural Tecnológico

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Demográfico Tamanho da população Faixa etária Divisão por sexos Grupos étnicos Grupos educacionais Padrões de moradia Mudanças geográficas

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Econômico Nível de renda Distribuição de renda Níveis de propensão a consumir e a poupar Economia nacional Política de incentivos e financiamento Câmbio

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Político-Legal Legislação comercial Restrições legais Exigências legais, sanitárias, trabalhistas Proteção ao consumidor Políticas governamentais de apoio, proteção.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Natural Clima Vegetação Recursos minerais Matérias primas Custo de energia Nível de poluição Proteção ambiental

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Tecnológico Velocidade da mudança tecnológica Oportunidades de inovação Disponibilidade de recursos humanos Legislação referente a mudanças tecnológicas Legislação de marcas e patentes.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Ambiente Sócio-Cultural Relação das pessoas consigo mesmas Relação das pessoas com os outros Relação das pessoas com as organizações Relação das pessoas com a sociedade Relação das pessoas com a natureza Relação das pessoas com o universo.

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Estudo de Caso Botânica Medicamentos Botânica Medicamentos Qual a melhor estratégia de expansão do negócio ? Qual a melhor estratégia de expansão do negócio ?

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso Questões para discussão

Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA Curso Como Elaborar um Estudo de Caso REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O Processo da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce & LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro:Campus, Transparências de aula de Carlos Franco Jr..