Salve o Rio Paraíba do Sul Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos são divididos em grupo e utilizando ferramentas de tecnologia desenvolvem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Advertisements

O Uso Pedagógico do Blog
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
TABLET EDUCACIONAL - MEC. MÓDULO II  Apresentação do Tablet  Utilização do Tablet na educação - Discussão  Recursos Pedagógicos.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
OBJETOS DE APRENDIZAGEM Eli Lopes da Silva Doutorando em Educação (UFSC) Mestre em Educação (PUC Minas) Bacharel em Ciências da Computação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 6 Considerações Finais e Avaliação Universidade de São Paulo –
PROGRAMA ESCOLA DA CIÊNCIA Título do seu trabalho Seu nome Programa que você está vinculado (PPGA, GSS, GEAS, GE, GP)
O Projeto Político Pedagógico é...
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
MISSÃO: Constituir uma comunidade nacional de aprendizagem e geração colaborativa de conteúdos em torno do uso dos curtas metragens brasileiros em salas.
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
O uso de um fórum de discussão para desenvolver atividades colaborativas. Autores Autores: BARBOSA, Rommel Melgaço SANTOS, Ieda.
ECT1571 Desenvolvimento de Sistemas para Internet II Aula 01 – Plano de curso Prof. Aquiles Burlamaqui Universidade Federal.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
A relação entre a Escala de Proficiência e a Matriz de Referência – 5º ANO Ensino Fundamental – Língua Portuguesa.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
23ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL “Uso responsável da internet” Lema: Navegar sempre mas com Responsabilidade.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO AMANDINA Professor: Claudemir Foratini de Oliveira Publico Alvo: 6º Ano A-E.F.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
FERRAMENTAS para Gestão de Serviços e Processos Ilan Chamovitz
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Mobilidade 1. Superintendência de Tecnologia STA – STE – STR - PSTP Compartilhar: por que? O que é a web 2.0? Superintendência de Tecnologia STA – STE.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
 Análise do Projeto - PITEC  Professores Ana Maria G Takahashi  Elisabete Elena Rato  Escola E.E. Prof. Antonio Lisboa  Disciplina(s) Todas do Ensino.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

Salve o Rio Paraíba do Sul Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos são divididos em grupo e utilizando ferramentas de tecnologia desenvolvem a aprendizagem colaborativa para produzir conteúdo educacional na Web

Escola Municipal Getúlio Vargas Professora: Elaine Duarte Rezende

Objetivos Conscientizar alunos para a importância do Rio Paraíba do Sul; Conscientizar alunos para a importância do Rio Paraíba do Sul; Iniciar uma campanha de preservação do Rio Paraíba do Sul na escola e na família criando uma página no WEBS para que participem dos fóruns de discussão; Iniciar uma campanha de preservação do Rio Paraíba do Sul na escola e na família criando uma página no WEBS para que participem dos fóruns de discussão; Aprender a trabalhar em grupo utilizando ferramentas de web 2.0, com troca de informações e colaboração dos grupos para a organização de conteúdo. Aprender a trabalhar em grupo utilizando ferramentas de web 2.0, com troca de informações e colaboração dos grupos para a organização de conteúdo.

Público Alvo: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.Público Alvo: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Tempo previsto: Tempo previsto: 4 semanas Recursos Necessários: Recursos Necessários: Computador com acesso a Internet Pré-Requisitos: Pré-Requisitos: Conhecimento de Informática Básica Conhecimento em Internet

Metodologia de aplicação Os alunos iniciaram o trabalho com uma excursão pelas margens do Rio Paraíba em Resende (pontos mais críticos) para observar o nível de poluição em cada trecho, e também fotografar e fazer pequenos vídeos. Os alunos iniciaram o trabalho com uma excursão pelas margens do Rio Paraíba em Resende (pontos mais críticos) para observar o nível de poluição em cada trecho, e também fotografar e fazer pequenos vídeos. Criação de um Blog coletivo para o projeto. Os alunos irão anotar suas observações, fotos e vídeosno Blog. Criação de um Blog coletivo para o projeto. Os alunos irão anotar suas observações, fotos e vídeosno Blog. Pesquisa na Internet sobre os principais agentes que causadores de poluição no Rio Paraíba. Pesquisa na Internet sobre os principais agentes que causadores de poluição no Rio Paraíba. Criar um Fórum na Webs para postar a pesquisa e discutir o problema buscando soluções. Criar um Fórum na Webs para postar a pesquisa e discutir o problema buscando soluções. Criação de Vídeos com o tema Salve o Rio Paraíba do Sul para postar no Blog. Criação de Vídeos com o tema Salve o Rio Paraíba do Sul para postar no Blog.

Forma de avaliação Forma de avaliação Participação no fórum e Blog Referências Referências Blogger( Para criar blog Webs ( Para a Criação do Blog, Forum, Videos e Fotos