Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SANASA: UM OLHAR ALÉM DAS CONTAS
Advertisements

REDUÇÃO DE PERDAS EM SISTEMAS DE SANEAMENTO
07 de maio de 2014 – Uberlândia/MG
44ª Assembleia Nacional XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento de 04 a 09 de maio de 2014 – Uberlândia/MG Avaliação de desempenho através.
1. A EMPRESA A Amperium elétrica está no mercado há mais de dois anos, atuando em diversos segmentos do setor elétrico. Alguns destes são: Contratos de.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
45ª Assembleia Nacional – ASSEMAE Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Poços de Caldas/MG – 25 de maio.
O ACOMPANHAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PELA A EMPRESA MUNICIPAL DE SANEAMENTO Autor: Eng.º Gustavo Arthur M. Prado XIX Exposição de Experiências.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
EXPERIÊNCIA SANASA - CAMPINAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
O importante papel da Gestão da Qualidade em Laboratórios de Análise e Controle de Efluentes. Autores: Natália F. Colesanti Perlette Amanda Alves de Lima.
“MEG” Modelo de Excelência da Gestão: Uma visão sistêmica organizacional XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a 29 de maio de 2015.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
O Papel da Gestão da Qualidade e o Monitoramento de Riscos em Ocorrências Operacionais dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Jaraguá.
REDUÇÃO DE VAZAMENTOS APÓS INSTALAÇÃO DE VRP’s NA CIDADE DE ITAPIRA – SP Autor: Lucas Pereira Gardinali Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Autoras: Carolinne.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Aplicação do Modelo PNGS no Instituto da Criança do HCFMUSP.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
ESCUMAS EM REATORES UASB, PRÁTICAS OPERACIONAIS E MELHORIAS INDICADAS PARA SUA REMOÇÃO, TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL OTÁVIO SPERCHI HENRIQUE ENGENHEIRO.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Metodologia de definição dos consumidores atendidos com o tratamento de esgoto de Campinas/SP XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A ética não pode ser considerada como fonte de pesadas e enfadonhas obrigações, mas como uma filosofia moral dignificante.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
Além do livro de reclamações, o consumidor dos sectores regulados pela ARE (Água, Electricidade, Combustíveis, Transportes Colectivos Urbanos e Transportes.
Marina Aparecida Pereira Fonseca
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Ouvidoria Erivaldo Silva dez/2013.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON.
1 Regulamento de Formação versão 01 Copyright Qualiwork RF-MT07-01/V05.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG ID-192 Cláudio Antônio de Andrade Lima Professor.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
Transcrição da apresentação:

Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas/MG

SANASA – Campinas (SP) Sede Administrativa Abastecimento de água: 99,5%; Coleta e afastamento de esgoto: 89,19%; Capacidade Instalada para Tratamento de Esgoto: 92%. Índice de cobertura: Ref. Mar/2015 SANASA - Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. População Campinas: 1,154 milhões de habitantes.

INTRODUÇÃO Este sistema foi desenvolvido pela área da qualidade para analisar o índice de Satisfação / Insatisfação em relação aos serviços prestados pela empresa e assim através destes índices compreender a percepção dos clientes insatisfeitos. Este trabalho tem a finalidade dar o Feedback para o cliente, e deixá-lo satisfeito quanto ao tratamento da sua reclamação ou elogio, ou seja que solicitação esteja sendo ouvida e tratada pela empresa.

OBJETIVOS DO TRABALHO O cliente deseja ser atendido no ato da ocorrência, portanto, este trabalho é importante para a empresa avaliar o grau de satisfação do nosso consumidor. O cliente deseja ser atendido no ato da ocorrência, portanto, este trabalho é importante para a empresa avaliar o grau de satisfação do nosso consumidor. A eficácia deste trabalho é apresentada pelo respeito às necessidades e expectativa despendida pela empresa aos clientes e, principalmente no cumprimento dos prazos de atendimento estipulados para cada serviço. O cliente deseja ser atendido no ato da ocorrência, portanto, este trabalho é importante para a empresa avaliar o grau de satisfação do nosso consumidor. O cliente deseja ser atendido no ato da ocorrência, portanto, este trabalho é importante para a empresa avaliar o grau de satisfação do nosso consumidor. A eficácia deste trabalho é apresentada pelo respeito às necessidades e expectativa despendida pela empresa aos clientes e, principalmente no cumprimento dos prazos de atendimento estipulados para cada serviço.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES Esta Pesquisa tem como finalidade definir a metodologia e avaliação da percepção dos clientes. A avaliação e feita por amostragem, no mínimo de 3% do total dos serviços executados, entre os dias 01a 31 de cada mês, garantindo a proporcionalidade de ocorrências por serviços.

QUESTÕES APLICADAS NA SATISFAÇÃO As notas do questionário da pesquisa de satisfação variam de 01 a 10, sendo que toda vez que a nota recebida for entre 01 a 04, será obrigatório preencher o campo de observação, para análise das áreas envolvidas. Questão 01 Questão 01 - Quando o Sr.(a) solicitou o serviço para a Sanasa como foi o atendimento do funcionário (0800)? Questão 02 Questão 02 - Quando o Sr.(a) solicitou o serviço para a Sanasa como foi o atendimento do funcionário (Agência)? Questão 03 Questão 03 - O prazo para a execução do serviço foi? Questão 04 Questão 04 - Como o Sr(a) classifica a finalização da execução do serviço? Questão 05 - Questão 05 - Como o Sr(a) avalia a atuação do funcionário na execução do serviço?

RELATÓRIO

ACESSO A TODAS RESPOSTAS

PREZADO SR(A) A SANASA agradece sua colaboração na pesquisa de satisfação e informa que as medidas referentes às suas observações já estão sendo tratadas. Ressaltamos a importância de sua participação, pois contribui para a melhoria contínua na prestação dos nossos serviços. RESPOSTA ATRAVÉS DE

ESTATÍSTICA

NÃO PROCEDE

PROCEDE

RESULTADOS Os principais benefícios alcançados, têm- se a disseminação da cultura de inter- relacionamento entre os processos e atividades dos clientes (reclamantes) e a busca da melhoria e satisfação do serviço prestado.

CONCLUSÃO CONCLUSÃO Com os resultados obtidos nesta iniciativa, a empresa pode tomar ações com antecedência, sua visão para a evolução das atividades e consequentemente dos processos resultarão em um sistema de gestão de qualidade maduro, forte. Introduzirá na empresa a cultura de melhoria contínua através dessas ações, que estarão sempre envolvidos diretamente com a execução dos serviços.

DIRETORIA EXECUTIVA DA SANASA Diretor Presidente – Arly de Lara Romêo Chefe de Gabinete – Fernando Ribeiro Rossilho Procuradora Jurídica – Maria P.P.A. Balesteros Silva Diretor Administrativo – Paulo Jorge Zeraik Diretor Comercial – Luiz Carlos de Souza Diretor Financeiro e de Rel. com Investidores – Pedro Cláudio da Silva Diretor Técnico – Marco Antônio dos Santos www. sanasa.com.br Contato(s): JOSÉ LUIS COSTA Consultor Administrativo (19)