Desenho teórico da pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROBLEMA DE PESQUISA.
Advertisements

Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Passos para elaboração de projetos de pesquisa Prof. Breno Eustáquio Instituto de Ensino Superior de João Monlevade – IES/Funcec 2012.
Audiovisual – UEG 2013/1 Prof. Ms. Rodrigo Cássio Teorias da Comunicação.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
MATEMÁTICA I Prof. Ari Antonio Francischini.  O egresso deverá possuir sólida formação histórico-teórico-quantitativa e visão sistêmica e integradora.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Pesquisa Social.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
Introdução a Pesquisa Científica
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Tema, objeto de estudo e a pergunta de partida
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Metodologia da Pesquisa 2015/2 PPG Música em Contexto – UnB Profa. Isabel Montandon Colaboradora: Profa. Delmary V. Abreu PPG Música em contexto – UnB.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
EMENTA DO PROGRAMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS RELAÇÕES EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS PEDAGÓGICA.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros.
Princípios da Agroecologia
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
O QUE SÃO PROBLEMA E HIPÓTESE?
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Eduardo Ramos de Santana UNEB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA Curso de Pós Graduação Disciplina: Auditoria Fisco Tributária.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
Teoria Geral de Sistemas
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Metodologia do Trabalho Científico Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Conhecimento científico e pesquisa/investigação em Contabilidade Teoria da Contabilidade Prof. Guillermo Braunbeck.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Indicadores de Saúde Conceito
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA.
Oficina Reações Químicas
Transcrição da apresentação:

Desenho teórico da pesquisa PROBLEMA HIPÓTESES VARIÁVEIS 1ª ETAPA DO PROCESSO DE PESQUISA ETAPAS SUBSEGUINTES DO PROCESSO INVESTIGATIVO (GRUPO DE METODOLOGIA DE INVESTIGACION SOCIAL, 1981)

A problematicidade do problema É uma questão, cuja resposta se desconhece e se necessita conhecer. Necessidade Subjetiva – implicação. Objetiva – relevância social e científica. Trata-se de uma necessidade que se impõe objetivamente e é assumida subjetivamente. Ao desafio da realidade, representado pelo problema, o homem responde com a reflexão (rigorosa, radical e de conjunto). A reflexão é a superação da pseudo-concreticidade, ou seja, investiga o problema, não as manifestações do problema (SAVIANI, 1985).

Nível do problema Segundo o conteúdo e o grau de complexidade, âmbito sócio-psicológico: refere-se fundamentalmente ao da psicologia social de determinados grupos, sendo objeto de estudo as aspirações, os interesses e as atividades. Exemplo: qual é a atitude dos alunos da graduação a respeito do trabalho auto-organizado? âmbito institucional: relaciona-se ao estudo do sistema institucional – instituições políticas, militares, econômicas, religião ou outras instituições sociais. Exemplo: quais as vias concretas pelas quais podemos assegurar a participação dos professores na gestão da universidade? âmbito societal: é o âmbito mais amplo e complexo, pois abarca setores muito grandes de grupos sociais e indivíduos – a sociedade no seu conjunto. Exemplo: quais os reflexos, na formação acadêmica, da política neoliberal de ciência e tecnologia?

Processo de formulação do problema O pesquisador percebe um fenômeno, que, embora seja indicativa de alguma dificuldade existente e de uma contradição de determinado tipo, não apresenta esclarecidas as possibilidades e a necessidade de estudar determinado aspecto desse fenômeno e num sentido específico. O pesquisador deve se utilizar de uma bibliografia especializada, de pesquisas similares já realizadas ou de consulta direta com pessoas especialistas nesse tipo de estudo. O problema deve estar delimitado, evitando o aparecimento de outros problemas, pois a situação problemática pode gerar mais de um. Os requisitos do problema são Objetividade. Especificidade Contrastabilidade empírica. Consistência e coerência.

Tipos de problemas ◊ DESCRITIVOS Buscam elaborar somente uma fotografia de uma situação, de um objeto ou das características de um conjunto de indivíduos. O interesse centra-se em estabelecer vínculos entre um grupo de características ou propriedades e a freqüência do aparecimento dessas características ou propriedades a respeito de um dado fenômeno, objeto ou conjunto determinado de indivíduos. ◊ CAUSAIS Têm como objetivo elaborar uma explicação/ compreensão sobre o porquê se dá determinado fenômeno, objeto ou propriedade. São problemas que buscam um alto grau de complexidade. Um aspecto importante dos problemas causais é que, com a solução deles, podemos estabelecer predições sobre fatos ou situações futuras (GRESSLER, 2003).

Hipótese/ tese Enunciar hipóteses exige correlacionar as possibilidades explicativas com a realidade. São soluções, respostas ou tentativas – proposições descritivas e/ ou explicativas – ao problema para comprovar através da investigação. Representam uma suposição, conjectura, que se expressa na forma de um enunciado ou proposição afirmativa que, geralmente, enlaça pelo menos dois aspectos, ou elementos, que se denominam “variáveis”. A tese é um enunciado mais alicerçado teoricamente em relação à hipótese.

Estrutura das hipóteses 1. As unidades de observação Assim denominam-se as pessoas, grupos de pessoas, objetos, livros, documentos, atividades, países, instituições e acontecimentos sobre os quais versa a pesquisa. 2. As variáveis São os aspectos, elementos ou características, quantitativas ou qualitativas, que são objeto de busca nas unidades de observação, refletindo o real concreto no pensamento na forma de conceitos e categorias. 3. Os termos lógicos ou relacionais São os termos que relacionam as unidades de observação com as variáveis ou as variáveis entre si.

Condições das variáveis Devem ser, conceitualmente, claras, fáceis de compreender e elaboradas num nível de precisão e rigor que evite qualquer ambigüidade. Os termos empregados devem permitir a observação das qualidades que denotam. c) Devem ser susceptíveis de verificação mediante procedimentos, métodos e técnicas acessíveis. No momento de elaboração, deve-se ver a possibilidade de verificação que realmente têm. d) Devem ser específicas e susceptíveis de especificação. e) Devem estar conectadas à teoria e corresponder-se com os princípios teórico-filosóficos assumidos. A relação hipótese-teoria é fundamental, porque mediante o processo de comprovação/ convencimento ou não comprovação/ convencimento das hipóteses é que são incorporados novos conhecimentos à ciência.

A seleção da amostra Amostra – subconjunto extraído do universo ou da população (relacionada diretamente à abordagem quantitativa ou qualitativa). Parâmetros – são medidas que se obtém da população. Estatísticas – são medidas que se obtém da amostra. Representatividade – a garantia que é possível extrapolar, generalizar os resultados obtidos na amostra para o universo, a população, quando se busca a regularidade como essência. Tipos de amostra: Aleatória – ao acaso. Estratificada – divisão da população por características relevantes. Intencional – com definição de características.