INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Rosemeyre Floriano Carvalho Duarte Vanessa Mendes Cardoso Da Silva
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
SILVANA BERBEL FERNANDES
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
Utilização do Baralho Atômico dos Elementos
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
• Manejo – Formação – Professor.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
MAGAGNIN, Ana Paula Pedroso; RIBEIRO, Vanusa Orientadora: ANDRIOLA, Verginia Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
1ª Formação de Professores Coordenadores
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – 2015 SUBPROJETO 1 - EDUCAÇÃO FÍSICA.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
O papel pedagógico do órgão gestor
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza e os acadêmicos do foco de Gestão Escolar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, foi um processo que contemplou alguns momentos de suma importância para sua concretização. Destacamos inicialmente, que a referida Reunião de Pais, nos foi um desafio proposto. Fruto de reflexões acerca da necessidade dos alunos em construir hábitos de estudos diários, principalmente em se tratando do ensino médio. A reunião teve como objetivo apresentar o Instrumento de Organização dos Estudos Domiciliares aos pais e responsáveis, a fim de incentivar um processo conjunto entre escola e família, pois com o apoio da família e o empenho do aluno, a aprendizagem ganha novo significado e estabelece prioridade nas atividades cotidianas. RESULTADOS A reunião contou com a participação de poucos pais/responsáveis – aproximadamente quinze, no qual demonstraram interesse na real promoção do conhecimento dos alunos com dificuldades. Ao findar a reunião, alguns pais vieram pedir conselhos e expor casos particulares de seus filhos. Como exemplo, uma mãe veio até nós pedir conselhos de como lidar com o filho que não quer estudar, então tivemos uma pequena conversa para reforçar ainda mais os conceitos que havíamos abordado na exposição. Este foi um momento bastante importante para nós, porque nos levou a refletir que muitos daqueles pais depositaram confiança em nossa exposição e principalmente confiança em nosso trabalho, mesmo estando cientes que estávamos em momento de aprendizagem. Universidade Estadual de Maringá- UEM Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes-CCH Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID Subprojeto Pedagogia/Sede- Foco: Gestão Escolar Coordenadora: Eliana C. N. Koepsel DISCUSSÃO CONCLUSÃO Fez-se necessário realizar um levantamento de teorias, buscar uma base teórico-científica para atingir os objetivos propostos para a reunião, a fim de conscientizar os pais por intermédio de nossas falas. Selecionar referências teóricas para a exposição das falas foi um momento enriquecedor em nossa formação. O autor escolhido para tratar de questões da adolescência foi Henri Wallon ( ), por se tratar de uma teoria de fácil compreensão e que vinha de encontro aos objetivos de nossa reunião. Utilizamos também, como base teórica, os estudos de Pierluigi Piazzi que busca explicar como estudar melhor e estimular a inteligência. O Instrumento de Organização dos Estudos Domiciliares elaborado pela equipe pedagógica do colégio foi o objeto que mediou o processo de intervenção, visto sua extrema importância para auxiliar os estudos dos adolescentes. A elaboração da reunião se fez necessária na medida em que intervíamos com alunos de terceiro e primeiro ano, apresentando o Instrumento de Organização dos Estudos Domiciliares elaborado pela equipe pedagógica do colégio. Percebíamos nessas intervenções, que muitos dos alunos se detém a organizar a rotina diária, esquecendo, portanto, que o intuito do instrumento é de organização da vida escolar. Desta forma, percebeu-se a necessidade em conscientizar os pais sobre a importância deste trabalho, que não é apenas papel da escola, mas também dos pais e alunos, que possuem seu papel no processo de ensino-aprendizagem. Em síntese, se fez ainda mais evidente o quanto o pedagogo precisa estar preparado teoricamente para discursar sobre os processos educativos, sobre os indivíduos envolvidos no processo educativo e principalmente a importância dos pais neste processo. Percebemos, nesse sentido, que discorrer sobre estes aspectos não pode se basear em uma fala sem planejamento, vazia de conteúdo, pautada no senso comum. Durante a reunião, ressaltamos a importância do o exemplo dos pais aos filhos, bem como o diálogo entre os mesmos, demonstrando que esses fatores são essenciais no processo educativo para ajudar e orientar o adolescente em seus estudos. MÉTODO REFERÊNCIAS Ana Paula Marques Bruna Aparecida Maran Daniele Aparecida de Azevedo Silva Lais Fernanda Lucines Albuquerque I. de Haro PIBID EM GESTÃO ESCOLAR: REUNIÕES DE PAIS, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral. 2. ed. rev. São Paulo: Aleph, Galvão, Isabel. Henri Wallon – Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, MAHONEY, A. A. ; ALMEIDA, L.R. de (orgs.). Henri Wallon - Psicologia e Educação. São Paulo: Ed. Loyola, 2000.