“P OSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE E NFERMAGEM NO E NSINO A DISTÂNCIA ” 1º Seminário sobre Ensino Técnico e de Graduação a Distância.

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Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

“P OSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE E NFERMAGEM NO E NSINO A DISTÂNCIA ” 1º Seminário sobre Ensino Técnico e de Graduação a Distância do Sistema Cofen/Conselhos Regionais Brasília – DF, abril/2016 C LÁUDIA M AFFINI G RIBOSKI DAES/INEP

Definição de Sede e Polo ROTEIRO Enfermagem em números – Dados do Cofen Censo da Educação Superior Sinaes: princípios e finalidades Panorama de avaliações – 2012 a 2014 Marco regulatório EAD

PROFISSIONAISN% Auxiliares ,43% Técnicos ,09% Enfermeiros ,47% Obstetrizes2460,01% Total ,00% Norte: (8%) Norte: Nordeste: (22,9%) Nordeste: Sudeste: (48,4%) Sudeste: Sul: (13,7%) Sul: Centro-Oeste: (7,0%) Centro-Oeste: Fonte: Cofen – Data de Referência: 01/03/2016 ENFERMAGEM EM NÚMEROS - COFEN

Fonte: MEC/Inep Notas: (1) Não constam dados de cursos de Área Básica de Ingressantes; (2) Não incluem os docentes que atuam exclusivamente na Pós-Graduação Lato Sensu; (3) Corresponde ao número de vínculos de docentes a Instituições de Educação Superior; (4) Quantidade de CPFs distintos dos docentes em exercício em cada Categoria Administrativa. Tabela Resumo – Estatísticas Gerais da Educação Superior – Brasil – 2014

Fonte: MEC/Inep Mais de 50% das matrículas estão nas universidades, que correspondem a 8,2% do número de IES. As faculdades são 83,9% das IES, porém correspondem a 28,6% das matrículas. Número de Instituições de Educação Superior e Número de Matrículas em Cursos de Graduação, por Organização Acadêmica – Brasil

Entre 2003 e 2014, a matrícula na educação superior cresceu 96,5%. Em relação à 2013, o aumento foi de 7,1%. Número de Matrículas na Educação Superior (Graduação e Sequencial) – Brasil – Fonte: MEC/Inep

De cada 4 estudantes de graduação, 3 estudam em instituições privadas. Número de Matrículas em Cursos de Graduação, por Categoria Administrativa – Brasil – Fonte: MEC/Inep ,1% 74,9%

Fonte: MEC/Inep Em 2003, 282 municípios brasileiros possuíam matrículas de graduação na rede federal. Em 2014, esse número salta para 792 municípios, um aumento de 180%. Distribuição do Número de Matrículas em Cursos de Graduação da Rede Federal (Presencial e EaD)- Brasil – 2003/

Fonte: MEC/Inep O número de alunos na modalidade a distância continua crescendo, atingindo 1,34 milhão em 2014, o que já representa uma participação de 17,1% das matrículas da educação superior. Número de Matrículas em Cursos de Graduação, por Modalidade de Ensino – Brasil – ,1% 82,9%

Fonte: MEC/Inep A educação a distância é oferecida predominantemente nas IES privadas (89,6%) e em Universidades (71,7%). Pouco mais de 40% desses alunos frequentam cursos de licenciatura. Distribuição do Número de Matrículas em Cursos de Graduação a Distância – Brasil –2014

Número de matrículas de Graduação em Saúde e Bem-Estar - Brasil – 2013 (Comparativo com dados OCDE 2010) Fonte: Mec/Inep; Tabela elaborada por Inep/Deed

Área Geral do Curso Matrículas * para cada habitantes Ingressantes para cada habitantes Concluintes para cada estudantes Total OCDE 2010 Brasil 2010 Brasil 2013 Total OCDE 2010 Brasil 2010 Brasil 2013 Total OCDE 2010 Brasil 2010 Brasil 2013 Ciências sociais, negócios e direito 202,5138,6147,229,947,156,430,921,621,8 Educação 55,370,768,28,723,723,69,712,210,0 Saúde e bem estar social 72,746,949,013,414,317,013,67,57,0 Engenharia, produção e construção 78,533,150,615,312,320,210,63,14,0 Ciências, matemática e computação 47,321,822,08,48,58,97,42,92,7 Agricultura e veterinária 9,57,68,91,92,22,81,31,0 Humanidades e artes 63,87,78,112,62,83,311,11,21,4 Serviços 28,37,38,35,53,14,25,21,61,4 Notas: (1) Não constam dados de cursos de Área Básica de Ingressantes e de Sequenciais de Formação Específica; (2) Os dados de população de 2010 para o Brasil foram coletados do Censo do IBGE; (3) Os dados de população de 2011 e 2012 para o Brasil foram coletados da Pnad; (4) Os dados de população de 2013 para o Brasil foram coletados da Projeção da população do Brasil por sexo e idade para o período do IBGE

(71,4%) (22,8%) Fonte: MEC/INEP/DEED (2013) NÚMERO DE IES QUE OFERECEM O CURSO E NÚMERO DE CURSOS

CURSOS PRESENCIAISCURSOS EAD N%N% Saúde e Bem- Estar Social ,0% 18100,0% Enfermagem 84922,9% 211,1% Fonte: MEC/INEP/DEED (2013) COMPARATIVO ENTRE QUANTIATIVO DE CURSOS PRESENCIAIS E NA MODALIDADE EAD

Fonte: MEC/INEP/DEED (2013) NÚMERO DE MATRÍCULAS – MODALIDADE PRESENCIAL E EAD

(23%) Fonte: MEC/INEP/DEED (2013) NÚMERO DE CONCLUINTES – MODALIDADE PRESENCIAL E EAD

O SINAES: PRINCÍPIOS E FINALIDADES

Melhoria da qualidade da educação superior; Orientação para expansão da sua oferta; Aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social Promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das IES FINALIDADES DO SINAES

SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei /2004) Estudant es Cursos IES Cred., Recred., Transf. Org. Ac. Atribui C.I. Aut., Reconh., Ren. Reconh. Atribui C.C. Desempenho dos Estudantes Atribui Conceito ENADE

Responsabilidade Social Reconhecimento da Diversidade do Sistema Respeito às Autonomia, Identidade, Missão e História Avaliação a partir de um conjunto integrado de Indicadores de Qualidade Caráter Público dos Procedimentos e Resultados Participação de todos Atores Continuidade do Processo Avaliativo FINALIDADES DO SINAES

PANORAMA DE AVALIAÇÕES DE ENFERMAGEM – 04/2012 A 06/2014

Total: 268 avaliações Período: abril de 2012 a junho de 2014 Autorização: 81 Reconhecimento de Curso: 125 Reconhecimento de Curso EAD: 2 Renovação de Reconhecimento de Curso: 60 Fonte: MEC/INEP/DTDIE (2013) AVALIAÇÕES IN LOCO DE ENFERMAGEM

Conceitos AutorizaçãoRec. de Curso Rec. Curso EAD Ren. de Rec. de Curso Total Total Fonte: MEC/INEP/DTDIE (2013) CONCEITOS DE CURSO POR ATO REGULATÓRIO – ENFERMAGEM – ABR/12 a JUN/14

CONSIDERAÇÕES SOBRE O MARCO REGULATÓRIO EAD

Resolução define novas normas para cursos EaD Portal MEC - 10/03/ :00 O ministro da educação, Aloizio Mercadante, homologou, nesta quarta-feira (9), uma nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) com diretrizes e normas para a educação superior a distância. A partir da resolução, as instituições de ensino deverão demonstrar para o Ministério da Educação que realizaram planejamento único tanto para Educação a Distância (EaD) quanto para o ensino presencial. "Muda a relação entre a educação a distância e a própria instituição, não é mais uma coisa afastada, ela é parte do projeto educacional e pedagógico", disse o ministro durante a solenidade. "Nós vamos avaliar as instituições pelo seu conjunto. A modalidade a distância faz parte da essência do projeto pedagógico." O regime de compartilhamento de polos entre instituições credenciadas também foi regulamentado com a resolução. "Se você tem um bom polo, por que mais instituições não podem compartilhar? Isso reduz custo e aumenta a capacidade", explicou Mercadante.

Prazos Conforme a resolução, o Ministério da Educação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) têm prazo de 120 dias para definir novos parâmetros de qualidade para avaliação da EaD, incluindo a revisão do Instrumento de Avaliação Externa do Inep. Além disso, nesse período, também fica determinado que sejam revisados e aprimorados os procedimentos regulatórios no âmbito da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).

Todas as dimensões A SEDE será avaliada sempre em primeiro lugar SEDEPolo Alguns indicadores Dimensões 1 e 3 Polo Alguns indicadores Dimensões 1 e 3 Polo Alguns indicadores Dimensões 1 e 3 A Dimensão 2 – Corpo docente virá da SEDE NOVO FLUXO DE AVALIAÇÃO EAD

PPCDCNs Instrumento de Avaliação Formulário Eletrônico PDI Avaliador in loco

INICIATIVAS 2016

Novos Indicadores de Qualidade (novo CPC) – Fluxo – Trajetória Acadêmica dos Estudantes (taxa de desistência) – Desempenho – Valor agregado à formação dos estudantes pelas IES Cadastro Nacional de Concluintes – CNC – Preenchimento Obrigatório do Questionário do Estudante pelos concluintes – Divulgar o perfil dos estudantes e cursos – Portal Oficial de Registro de Diplomas INICIATIVAS 2016

(61) Claudia Maffini Griboski Diretora de Avaliação da Educação Superior/Inep