SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Educacional Externa
Advertisements

Avaliação Educacional Externa
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Avaliação Educacional Externa
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Devolutiva dos resultados
Oficina de Divulgação de Resultados
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
CONCEITOS IMPORTANTES
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
A relação entre a Escala de Proficiência e a Matriz de Referência – 5º ANO Ensino Fundamental – Língua Portuguesa.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Aprendizagem da Escrita
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados

2º PERÍODO EDUCAÇÃO INFANTIL

Quais são as suas expectativas em relação à Oficina de Apropriação de Resultados?

Determinação da população a ser avaliada 1 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 2 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 3 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação 4 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 5

META 1 – PNE Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré- escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE. Estratégia 1.6 da META 1 Implantar, até o segundo ano da vigência deste PNE, avaliação da Educação Infantil, a ser realizada a cada dois anos, com base em parâmetros nacionais de qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, entre outros indicadores relevantes. Disponível em:. Acesso em: 28 mar

MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO

É formada por um conjunto de habilidades que tem como fonte as Orientações Curriculares da rede e dá origem aos itens que compõem os testes das avaliações em larga escala. Pode ser compreendida como um recorte do currículo e, por isso, não deve ser confundida com o mesmo.

TÓPICO: agrupamento de um conjunto de habilidades indicadas pelos descritores, que possuem afinidade entre si. COMPETÊNCIA: subdivisão do tópico. DESCRITORES: detalhamento das habilidades

MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO

É uma “questão” do teste de proficiência. É unidimensional. Pode ser dicotômico ou politômico. Obtém um resultado por estudante, que permite avaliar as hipóteses levantadas por ele.

Enunciado: estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado Enunciado: estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado Suporte: texto, imagem e/ou outros recursos que servem de base para a resolução do item Comando: texto relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada Distratores: alternativas incorretas, mas plausíveis, porque devem referir-se a raciocínios possíveis Gabarito: alternativa correta.

D24 ESCREVER PALAVRAS Nesse formato, o estudante deve escrever o nome da figura apresentada. Foram apresentadas duas imagens ao todo.

D24 ESCREVER PALAVRAS Nesse formato, o Aplicador dita a palavra que deve ser escrita pelo estudante. Foram ditadas duas palavras ao todo.

D25 ESCREVER FRASES Os estudantes escutam uma frase ditada pelo Aplicador, a qual, de modo geral, se organiza em ordem direta (Sujeito + verbo + complemento), sem serem muito longas.

D25 ESCREVER FRASES Outra forma de avaliar essa habilidade é através da apresentação de uma imagem aos estudantes, a partir da qual se solicita a escrita de uma frase coerente com a cena observada.

MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO

Constituem uma caracterização de competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de determinada etapa de escolaridade, em uma disciplina/área do conhecimento específica. São agrupamentos a partir da proficiência obtida nas avaliações em larga escala por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

LEITURA

ESCRITA

PACOTE

ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO RECUPERAÇÃO REFORÇO APROFUNDAMENTO DESAFIO

A compreensão e a interpretação dos resultados da avaliação educacional externa em larga escala requerem o entendimento das informações coletas pelo instrumento. Atualmente, há duas formas de produzir a medida de desempenho de alunos submetidos aos testes. Você sabe quais são elas? TCT Teoria Clássica dos Testes TRI Teoria de Resposta ao Item

Além dos Resultados de Desempenho, produzimos informações relativas aos Fatores Associados. Os denominados Fatores Contextuais são investigados a partir do instrumento questionário. Quais fatores são considerados nos questionários contextuais? EXTRAESCOLARES Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais INTRAESCOLARES Gestão e administração Práticas pedagógicas Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais

A apropriação dos resultados requer conhecimento sobre os canais de divulgação. VOCÊ SABE ONDE ESTÃO/SÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS DO SAETHE?

Atualmente, a Secretaria, em parceria com o CAEd, divulga informações para a interpretação dos resultados nas revistas da Coleção SAETHE, presente no site:

REVISTA PEDAGÓGICA Direcionadas aos professores da disciplina/etapa de escolaridade e à equipe pedagógica da escola. Apresentam informações pedagógicas, estudos de caso relacionados à prática pedagógica dos educadores e textos que tratam de temas da área avaliada. Veiculam o resultado da escola: os volumes são divididos por disciplina/etapa de escolaridade avaliada.

Resultados por Escola (TRI)

Componentes do Resultado por Escola (TRI) Identificação da Escola e do Resultado Escola. Município Zona. Etapa. Disciplina. Níveis de Resultado – Proficiência média, participação, evolução do percentual de alunos por Padrão de Desempenho Resultado da Rede. Resultado da Zona. Resultado da Escola.

Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho Em cada agrupamento: Rede, Zona e Escola. Distribuição por Padrões de Desempenho. Componentes do Resultado por Escola (TRI)

Resultados por Aluno (TCT)

Descritores avaliados, número de acertos e número de itens apresentados no teste de cada estudante Percentual Médio de Acertos, Categoria de Desempenho, Proficiência e Padrão de Desempenho Componentes do Resultado por Aluno (TCT)

ATENÇÃO, no painel de Resultados por Aluno (TCT), entenda: Identifica, por meio de cores diferentes, o quartil de categoria de desempenho em que o estudante está alocado – até 25% de acerto, de 25% até 50% de acerto, de 50% até 75% de acerto e acima de 75% de acerto. Categoria de Desempenho Identifica o Padrão de Desempenho em que o estudante está alocado, de acordo com Proficiência Média alcançada por ele. Os Padrões possuem nomenclaturas próprias, conforme os cortes na Escala de Proficiência. Padrão de Desempenho

Análise de Resultados por Escola (TRI)

O objetivo desse primeiro passo é contribuir com um levantamento das informações produzidas sobre a sua escola, bem como de toda a rede. Trata-se de uma caracterização da escola com base nos resultados da avaliação nas ultimas edições do SAETHE.

Análise dos Resultados por Aluno (TCT)

Percentual de acerto por descritor (TCT) – Língua Portuguesa (Leitura)

Percentual de acerto por descritor (TCT) – Língua Portuguesa (Escrita)

Por fim, é hora de planejar o futuro. De posse de todas as informações sobre a escola na avaliação do SAETHE, nas últimas edições, sugerimos um roteiro de planejamento que poderá ajudá-lo na elaboração e organização de estratégias para que a, escola como um todo, e cada aluno, em particular, possam apresentar melhor desempenho nas próximas edições do SAETHE.

E AGORA???