Aprendizado baseado em casos Isabela Back, MD, PhD Universidade Federal de Santa Catarina

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Transcrição da apresentação:

Aprendizado baseado em casos Isabela Back, MD, PhD Universidade Federal de Santa Catarina

Objetivos da aula Discutir por que usar ABC Identificar diferenças entre ABC e ABP Discernir as vantagens para iniciar métodos ativos Reconhecer sua versatilidade Conhecer os passos de seu método Identificar o porquê da dependência do mediador Conhecer diferentes métodos Reconhecer suas variações –Estudantes como mediadores –Uso de ferramentas à distância –Uso de mapa conceitual Conhecer as formas de avaliação

Ensino hipocrático “Honrarei o professor que me ensinar esta arte como os meus próprios pais; partilharei com ele os alimentos e auxiliá- lo-ei nas suas carências, Estimarei os filhos dele como irmãos e, se quiserem aprender esta arte, ensiná- la-ei sem contrato ou remuneração. A partir de regras, lições e outros processos ensinarei o conhecimento global da medicina, tanto aos meus filhos e aos daquele que me ensinar, como aos alunos abrangidos por contrato e por juramento médico, mas a mais ninguém.”

Aprendizagem baseado em casos Quem usa? Quem gosta? Por que? Quem não gosta? Por que? Qual a diferença de aprendizagem baseadas em problemas?

Por que? Analizar e resolver problemas reais Aplicar conhecimentos teóricos na “prática” Estudante se dá conta do que precisa aprender para o cenário prático real Desenvolver a capacidade de resolver problemas práticos Estimula o “aprender a aprender”

ABCABP Mais simples construçãoMais complexa construção Pode ser aplicado em 1 momentoPreferencialmente o eixo do currículo Caso mais completosCasos com lacunas propositais Menos momentos de retomadaNecessariamente com momentos de retomada Possibilidade de discussão com especialista Professor como facilitador Estudante tradicional mais favorávelEstudante tradicional menos favorável Potencialização com blendedSem necessidade Potencialização com metacogniçãoSem necessidade Mais fácil adaptação do currículo tradicional Menos fácil

Professor 1Professor 2 Discussão com novas informações, conduzindo Informação somente a requerida pelos estudantes Micro-aulas teóricasClareamento/foco Feed-back na forma de aulaReflexão e feedback sobre atividades dos estudantes

Treinamento de estudantes Grupo interdisciplinar prepara Benefícios –“Ensinado” por pares –Avaliado por pares Avaliação –Do ensino –Da aprendizagem –Do trabalho em grupo

Benefícios das Wikis –Técnico –Social –Andragógico Google e LAMS – Positivo –Fácil atingir objetivos

Avaliação

Obrigada !!!