Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.

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Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição

Procedimento teste de hipótese para proporção. Resumo.

Procedimento teste de hipótese para proporção. Região crítica.

Procedimento teste de hipótese para proporção. Região crítica. Aproximação normal.

Procedimento teste de hipótese para proporção. Aproximação normal. Exemplo: A proporção de analfabetos em um município era de 15% na gestão anterior. No início da sua gestão, o prefeito atual implantou um programa de alfabetização e após 2 anos afirma que reduziu a proporção de analfabetos. Para verificar a afirmação do prefeito, n = 200 cidadãos foram entrevistados.

Procedimento teste de hipótese para proporção. Aproximação normal.

(4) Buscar a evidência na amostra para concluir. Se observamos 20 analfabetos entre os 200 entrevistados, qual a conclusão? Procedimento teste de hipótese para proporção. Aproximação normal.

Procedimento teste de hipótese para média populacional. amostra população normal

Procedimento teste de hipótese para média populacional.

Exemplo: Em períodos de pico, os clientes de um banco são obrigados a enfrentar longas filas para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos. Dados históricos de vários anos de operação indicam que o tempo de transação nesses caixas tem distribuição normal com média igual a 270 segundos. Para aliviar essa situação o banco resolve instalar, em caráter experimental, alguns caixas eletrônicos de concepção mais avançada. Após o período de experiência, o banco pretende examinar o tempo médio obtido em uma amostra casual simples das transações realizadas nesses caixas. Procedimento teste de hipótese para média populacional.

As etapas a serem cumpridas para este teste de hipóteses são as mesmas que vimos anteriormente. Procedimento teste de hipótese para média populacional.

Para aliviar essa situação o banco resolve instalar, em caráter experimental, alguns caixas eletrônicos de concepção mais avançada. Após o período de experiência, o banco pretende examinar o tempo médio obtido em uma amostra casual simples das 24 transações realizadas nesses caixas.

Procedimento teste de hipótese para média populacional.

Ou seja, queremos testar H: O processo está sob controle. A: O processo não está sob controle. Exemplo: Um industrial afirma que seu processo de fabricação produz 90% de peças dentro das especificações. O IPEM deseja investigar se esse processo de fabricação está sob controle. As hipóteses de interesse são:

Nível descritivo. Introdução.

Crítica: Arbitrariedade na escolha da região crítica (ou do nível de significância). Se observamos x = 10 peças satisfatórias, então: Sugestão: Determinar o nível de significância associado à evidência experimental, que é denominado nível descritivo ou p-valor. Nível descritivo. Introdução.

Nível descritivo. P-valor.

Assim, P “pequeno”  rejeitamos H P “não pequeno”  não rejeitamos H Quão “pequeno” deve ser o valor de P para rejeitarmos H ? Nível descritivo. P-valor.

 PP H rejeitamos H H não rejeitamos H Nível descritivo. P-valor.

31 Nível descritivo. P-valor.

Procedimento teste de hipótese para média populacional usando p-valor

No caso do exemplo anterior com novos caixas eletrónicos, temos

Exemplo: Um fabricante de cigarros afirma que seus cigarros contêm não mais que 30 mg de nicotina. Uma ONG anti-tabagismo não concorda com essa afirmação, e colhe uma amostra aleatória de 52 cigarros dessa marca para contestar a afirmação. Na amostra coletada, o conteúdo médio de nicotina foi 31,1 mg e desvio padrão de 3,4 mg. Esses resultados são suficientes para contestar a afirmação do fabricante ?

(2) Nível de significância, por exemplo,   5%. (3) Evidência amostral (1) As hipóteses nula e alternativa são H:   30 mg A:   30 mg Tamanho da amostra n = 52 Média amostral = 31,1 mg Desvio padrão amostral s = 3,4 mg

P (4) Cálculo do nível descritivo P P  H Como P  , decidimos por rejeitar H. (5) Decisão e conclusão P P = P(  31,1   = 30 ) Logo, ao nível de 5%, há evidências suficiente para concluir que a afirmação do fabricante está incorreta. A contestação da ONG procede. = P( Z  2,33 ) = 0,01 = P  P ( Z  52 ( 31,1 – 30 ) / 3,4 )‏

Hipóteses Alternativas Unilaterais e Bilaterais A:    0 H Quando a hipótese alternativa é bilateral (A:    0 ), o nível descritivo mede o quanto o valor amostral pode se distanciar do valor esperado, sob a hipótese nula H, em ambas as direções. A:    0 P Quando a hipótese alternativa é A:    0, consideramos, no cálculo de P, os valores maiores ou iguais a. A:    0 P Quando a hipótese alternativa é A:    0 (como no Exemplo 1), no cálculo de P, valores iguais ou mais extremos do que representam os valores menores ou iguais a.

Exemplo 3: Uma empresa vende uma mistura de castanhas, em latinha, cuja embalagem afirma que, em média, 25 g do conteúdo total (em g ) é de castanha de caju. Sabe-se que o conteúdo de castanha de caju tem distribuição normal com desvio padrão igual a 3,1 g. Desconfiado de que o conteúdo médio esteja incorreto, o departamento de Garantia da Qualidade (GQ) resolve examinar o conteúdo de 12 latas, e medir a quantidade (em g) de castanha de caju em cada lata. A média amostral resultou em 26,3 g. Este resultado constitui uma forte evidência em favor do GQ, ao nível de 5% ?

(1) As hipóteses nula e alternativa são HA H:   25 e A:   25 (2) Nível de significância (3) Evidência amostral Pelo texto,   5%. Não interessa à empresa que se tenha menos castanha de caju do que o especificado na embalagem, por uma questão de qualidade. Por outro lado, não se pode ter muito mais, por uma questão de custo. Tamanho da amostra n = 12 Média amostral = 26,3 g Desvio padrão (populacional)  = 3,1 g

(4) Determinar o nível descritivo Se a mistura está dentro dos padrões, o conteúdo médio de castanhas de caju seria 25 g. Observamos um desvio de |26,3 – 25| = 1,3 g. Logo, P P = P( | – 25|  1,3) = P(  26,3 ou  23,7   = 25) (por simetria) = 2 P(  26,3   = 25)‏

(5) Decisão e conclusão. Como P > , decidimos por não rejeitar H. Assim, = 2 P( Z  1,45 ) = 2 ( 0,0735 ) = 0,1471 Concluímos, ao nível de significância de 5%, que não há evidências suficiente em favor do GQ.

RESUMO Teste de hipóteses para a média populacional (1) Estabelecer as hipóteses: H:  =  0 contra uma das alternativas :   0. A:    0, A:    0 ou A:   0. (2) Escolher um nível de significância   (0) Descrever o parâmetro de interesse . (3) Selecionar uma amostra casual simples de tamanho n  determinar a média amostral e o desvio padrão (populacional  ou amostral s ).

(4) Determinar o nível descritivo P Usando no cálculo uma das variáveis padronizadas ou

(5) Decidir, comparando P com o nível de significância , e  concluir.  Se P    rejeitamos H  Se P >   não rejeitamos H e lembrando que, Z  N (0,1) e T  t de Student com n- 1 graus de liberdade. (Se n é grande, use a aproximação normal.)‏