ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA NOVA RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS (ATPS) RESOLUÇÃO CCP Nº. 001/2013 COLEGIADO DE PEDAGOGIA.
Advertisements

Professora: Paola L. G Prudente
O papel do Estagio na Formação de Professores
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
ESCLARECENDO ALGUNS CONCEITOS E PROCEDIMENTOS REFERENTES À MATRÍCULA Autores: Énery Melo (CPE/PREG), Profa. Vera Ramalho (DRCA), Ana Cristina Lemos (DRCA)
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Coord. Wesley Vieira Borges
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
Convênios de Estágio Fábio Barreto.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
 Introdução  Metodologia  Resultados  Conclusão Bolsistas ID: Amanda Lorenzzi; Debora Ventramelis; Elivelton Custodio de Oliveira; Jesse Ulisses Bertolo;
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO, SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO E ENVIO DE RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA NO ICS. 1. CADASTRAMENTO DE PROJETO DE PESQUISA.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Coordenações Gerais da Educação Básica e da Diversidade/PROEN Coordenadora: Gleice Isaura
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
2/6/2016 Regime de Trabalho 1 Regimes de Trabalho e Afastamento Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini Comissão Permanente de Avaliação UNESP2009.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Por que ter software educacionais nas escolas?. Algumas escolas ainda ficam com pé atrás na hora de implantar esse projeto em seus colégios.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
O que é o PIBIC-EM? É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Tem por finalidade integrar estudantes do ensino.
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO arquitetura e urbanismo
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Escrituração Escolar.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Professor de Matemática… E Agora? Saídas Profissionais.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.

Slide 2 Objetivo da aula: Esclarecer o regulamento das atividades Acadêmico-Científico- Culturais (AACC).

Slide 3 Carga Horária das Atividades AACC (Art 1º). As atividades acadêmico-científico-culturais integram o currículo dos Cursos de Licenciatura da DEaD do IFPE, como requisitos curriculares suplementares de livre escolha, com carga horária total de, no mínimo, 200 horas ou 216 horas, conforme estabelecido em legislação específica e no Projeto Pedagógico do Curso.

Slide 4 Objetivo das Atividades AACC (Art 2º). O principal objetivo é enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, visando à ampliação do universo cultural dos licenciandos e ao desenvolvimento da sua capacidade de produzir significados e interpretações sobre as questões sociais.

Slide 5 Competência do Aluno (Art 2º). § 1º. Compete ao estudante comprovar até o final do curso as horas destinadas às atividades acadêmico-científico-culturais. § 2º. O estudante que não completar as 200 horas previstas nesse regulamento não integralizará o seu curso.

Slide 6 Período das AACC (Art 7º). O componente AACC será oferecido na modalidade de educação a distância, a partir do 1º período, inclusive durante as férias e recessos escolares, sendo opcional a inscrição do estudante no referido componente.

Slide 7 Registro das AACC (Art 8º) Para que as AACC sejam registradas no histórico escolar, o estudante deverá solicitar, por meio de requerimento, o registro e cumulação da carga horária das atividades desenvolvidas.

Slide 8 Registro das AACC (Art 8º) O registro e cumulação da carga horária serão computados quando do deferimento do requerimento, pelo Coordenador do Curso. O estudante poderá entregar, a qualquer tempo, dentro do período de integralização do curso, documentação para registro e cumulação de carga horária.

Slide 9 Registro das AACC (Art 8º) Os comprovantes apresentados pelo estudante serão devolvidos após análise do requerimento, mas deverão permanecer sob a posse e responsabilidade direta de cada estudante. Quando ocorrer eventual solicitação de comprovantes já analisados, deverá o estudante reapresentá-los.

Slide 10 Divisão das AACC (Art 4º). I – Atividades de ensino e iniciação à docência; II – Atividades de pesquisa; III – Atividades de extensão; IV – Atividades diversas.

Slide 11 Atividades de Ensino e Iniciação à Docência Descrição da modalidade Carga horária a ser validada por Evento CH máx Documentos a serem apresentados Monitoria como bolsista ou voluntário 10 horas para cada mês de Monitoria. 80 Cópia autenticada da declaração com período de monitoria. Estágios extra- curriculares condicionada à realização em locais compatíveis com a sua prática profissional. 80 Cópia autenticada da declaração da instituição com a carga horária cumprida pelo estagiário...

Slide 12 Atividades de Pesquisa Descrição da modalidade Carga horária a ser validada por Evento CH máx Documentos a serem apresentados Trabalhos acadêmicos - 15h para resumo publicado em anais de congresso ou similares; - 20h por artigo completo aceito para anais de congresso ou similares Cópia autenticada do certificado de participação com o texto do trabalho anexo.

Slide 13 Atividades de Pesquisa Descrição da modalidade Carga horária a ser validada por Evento CH máx Documentos a serem apresentados Participação em palestras, seminários, congressos, conferência, mesa- redonda, colóquios, encontros, oficinas ou similares. 1 (uma) hora para cada 2 (duas) horas previstas no certificado. 80 Cópia autenticada do certificado de participação.

Slide 14 Atividades de Extensão Descrição da modalidade Carga horária a ser validada por Evento CH máx Documentos a serem apresentados Cursos de extensão na área do curso ou afins. 03 (três) horas a cada 15 (quinze) horas de capacitação. 80 Cópia autenticada do certificado da capacitação ou declaração de conclusão do curso em papel timbrado assinada pelo dirigente da instituição.

Slide 15 Atividades de Extensão Descrição da modalidade Carga horária a ser validada por Evento CH máx Documentos a serem apresentados Trabalho voluntário em centros comunitários, creches, hospitais, asilos ou similares (cinco) horas por atividade num período de 01 (um) a 02 (dois) meses, desenvolvida, no mínimo, 01 (uma) vez por semana Cópia autenticada da declaração expedida pelo órgão competente, com a função, tempo que exerce a atividade, periodicidade semanal e carga horária diária de trabalho.

Slide 16 Atividades Diversas Descrição da modalidade Carga horária a ser validada por Evento CH máx Documentos a serem apresentados Participação em apresentação e eventos culturais: concertos, filmes, peças teatrais, visitas a museus, (duas) horas por evento, até 10 eventos. 30 Cópia da apresentação do ingresso (original) e relatório sucinto da atividade.

Slide 17 Atividades Diversas Descrição da modalidade Carga horária a ser validada por Evento CH máx Documentos a serem apresentados Cursos de qualificação ou atualização na área do curso ou afins. 1 hora a cada 2 horas de capacitação. 80 Cópia autenticada do certificado da capacitação ou declaração de conclusão do curso em papel timbrado assinada pelo dirigente da instituição.

Slide 18 Observações Finais Será aberta uma sala para incentivar as AACC; Leiam o regulamento das AACC; Contato com o professor José Domingos Albuquerque Aguiar através do AVA.

Slide 19 Obrigado