1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Advertisements

Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Ciência Política e Direito Constitucional ECTS: 7 Horas de contacto: 45 T + 30 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 189 Administração Pública.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 1 Prof. Marcos Antonio Estremote.
TÉCNICAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS - TLBD I
ANÁLISE SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO: A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO BSC NO PROGRAMA DE EAD DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Orientador:
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
Modelo de Apresentação Oral de Artigos do IX CONAC & CONES – 2015 Nome do Autor A Formação (Graduando, Graduado em...) – Instituição a qual pertence –
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA – UNIBAHIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR GABRIEL ERNESTO FALCETTA INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE RELAÇÕES.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Prof. Dr° Vagner Custódio
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Gestão de Marketing ECTS: 6 Horas de contacto: 60 TP + 4 OT Total horas de trabalho: 162 Nº. Semanas de trabalho: 20 semanas Marketing.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
LABORATÓRIO DE PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO EM MULTIMÍDIA Assessoria de Educação a Distância/UFPA.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Processo de leitura crítica da palavra escrita
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
UNIBAHIA – UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COEPP – Coordenação da Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Curso: Lato Sensu em Didática para o.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Estudo Preliminar sobre o Perfil do Ensino da Homeopatia nos Cursos de Farmácia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Susan Andreise Cipriano Baracho.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior. COMPONENTE CURRICULAR – Metodologia da Pesquisa II DISCENTE- Alzendra Regina Pereira DOCENTE – Msc. Edimar Caetité Junior

2 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: Uma abordagem teórica sobre aplicação das práticas Pedagógicas da Andragogia nos Treinamentos nas Organizações.

3 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA PROBLEMAS: COMO APLICAR AS PRATICAS DA ANDRAGOGIA NO TREINAMENTO DE PESSOAS NAS EMPRESAS ? HIPÓTESE: Nas práticas das auditorias internas e externas possibilitam os treinamentos internos e externos, melhorando assim a compreensão e entendimento dos funcionários, alcançando bons resultados ao Sistema de Qualidade da Empresa, detectando assim os desvios e as não conformidades antes das mesmas serem realizadas, trazendo oportunidades de interação entre os colaboradores e setores.

4 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA OBJETIVOS: GERAL: Analisar a Abordagem teoria sobre a aplicação Pedagógica da Andragogia no Treinamento nas Organizações. ESPECÍFICO: Evidenciar a importância, propiciar a reescrita, acionar estratégias de leituras e promovendo o desenvolvimento do funcionário. METODOLOGIA: Treinamentos interno - semanal, em sala fechada com slades, data Show, apostilhas, folder, ficha de presenças. Treinamento externo – diário, em Escola de Ensino Médio, Faculdades e curso Tecnológico, Pós Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado e Exterior.

5 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA GIL, Antonio Carlos, Como Projeto de Pesquisa. 4. ed. São Paulo, GÓMEZ, José Maria. Globalização da política. Editora Vozes, Rio de Janeiro, KVENZER, Acácia. Ensino de 2º grau: O trabalho como principio educativo. Cortez Editora, São Paulo, LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. FERNADEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre, MARCONI, Marina de Andrade: Eva Maria Lakatos. Técnicas de pesquisas: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e tecnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. -4. ed. – São Paulo: Atlas, 1999.

6 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA "O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. " (José Arthur Giannotti)José Arthur Giannotti