1 GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA INPI/DIRTEC/CGTEC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comercialização Tecnológica. Equipe Christian Lima Leonardo Santos Paulo Roberto Rafael Galluzzi Thomás Aragutti.
Advertisements

MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente.
Conferência do Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento PROPRIEDADE INTELECTUAL ADERENTE À DINÂMICA DO PROCESSO DE INOVAÇÃO PARTICIPAÇÃO.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Desenvolvimento de novos produtos
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Para entender o que é política pública Produção cultural
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
- Orçamento de Produção
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA
Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA INPI/DIRTEC/CGTEC

2 INTRODUÇÃO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO –Contexto do módulo “Gestão e Comercialização de Tecnologia” –Serviços de apoio da DIRTEC/CGTEC –Perspectivas de análise da “Gestão e Comercialização de Tecnologia” –Apresentação do módulo “Gestão e Comercialização de Tecnologia” »Objetivos »Histórico »conteúdo

3 Contexto do módulo “Gestão e Comercialização de Tecnologia” Lei de Inovação (Lei 10973/2004): Incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo; Estímulo à participação das ICTs no processo de inovação: Estímulo à inovação nas empresas e ao inventor independente Lei de Inovação (Lei 10973/2004): Incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo; Estímulo à participação das ICTs no processo de inovação: Estímulo à inovação nas empresas e ao inventor independente A estruturação ou desenvolvimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica, a partir da Lei da Inovação (NIT´s) A estruturação ou desenvolvimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica, a partir da Lei da Inovação (NIT´s) A ação do INPI: “utilizar o sistema de propriedade industrial não somente em sua função de proteção intelectual (....) mas como instrumento de capacitação e competitividade, condições fundamentais para alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico do país” A ação do INPI: “utilizar o sistema de propriedade industrial não somente em sua função de proteção intelectual (....) mas como instrumento de capacitação e competitividade, condições fundamentais para alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico do país”

4 Serviços de apoio da DIRTEC/CGTEC Serviços de apoio (Ato Normativo nº 135 de 15/04/97) “A Diretoria de Transferência de Tecnologia prestará o serviço de apoio à aquisição de tecnologia, com objetivo de assessorar as empresas brasileiras interessadas em adquirir tecnologia ou obter licenciamento, no Brasil e/ou no exterior, nas seguintes áreas entre outras” Serviços de apoio (Ato Normativo nº 135 de 15/04/97) “A Diretoria de Transferência de Tecnologia prestará o serviço de apoio à aquisição de tecnologia, com objetivo de assessorar as empresas brasileiras interessadas em adquirir tecnologia ou obter licenciamento, no Brasil e/ou no exterior, nas seguintes áreas entre outras”

5 Serviços de apoio da DIRTEC/CGTEC Na área tecnológica: a) “elaborando e colocando à disposição do governo dos interessados, estudos e relatórios relativos às contratações de tecnologia ocorridas nos diversos setores industriais e de serviços, com base nas averbações levadas a efeito pelo INPI, visando das subsídios à formulação de políticos setoriais e governamentais especificas”; b) elaborando, a pedido de parte interessa, pesquisas específicas quanto a patentes eventualmente disponíveis para fins de licenciamento, e/ou identificando, selecionando e indicando fontes de aquisição de "know kow", dados técnicos ou assistência técnica específica no exterior, ou no território nacional.” Na área tecnológica: a) “elaborando e colocando à disposição do governo dos interessados, estudos e relatórios relativos às contratações de tecnologia ocorridas nos diversos setores industriais e de serviços, com base nas averbações levadas a efeito pelo INPI, visando das subsídios à formulação de políticos setoriais e governamentais especificas”; b) elaborando, a pedido de parte interessa, pesquisas específicas quanto a patentes eventualmente disponíveis para fins de licenciamento, e/ou identificando, selecionando e indicando fontes de aquisição de "know kow", dados técnicos ou assistência técnica específica no exterior, ou no território nacional.”

6 Serviços de apoio da DIRTEC/CGTEC Na área contratual a) “colocando à disposição das empresas domiciliadas no Brasil, dados e aconselhamentos de técnicos habilitados e com larga experiência na análise de contratos, objetivando subsidiar a negociação economia de tecnologia a ser contratada; b) colhendo dados e estatísticas quanto à forma de negociação e os preços médios praticados em contratos de licenciamento e de transferência de tecnologia em setores específicos, nos mercados nacional e internacional, colocando-os à disposição dos interessados”. Na área contratual a) “colocando à disposição das empresas domiciliadas no Brasil, dados e aconselhamentos de técnicos habilitados e com larga experiência na análise de contratos, objetivando subsidiar a negociação economia de tecnologia a ser contratada; b) colhendo dados e estatísticas quanto à forma de negociação e os preços médios praticados em contratos de licenciamento e de transferência de tecnologia em setores específicos, nos mercados nacional e internacional, colocando-os à disposição dos interessados”.

7 Perspectivas da “Gestão e Comercialização de Tecnologia” Perspectiva Sistêmica: enfoque tradicional da política pública, envolvendo o perfil das capacitações e recursos e as questões relacionadas ao dinamismo do sistema de ciência, tecnologia e inovação e estratégias de desenvolvimento econômico; Perspectiva Sistêmica: enfoque tradicional da política pública, envolvendo o perfil das capacitações e recursos e as questões relacionadas ao dinamismo do sistema de ciência, tecnologia e inovação e estratégias de desenvolvimento econômico; Perspectiva Processual: enfoque tradicional dos agentes, envolvendo a estruturação, desenvolvimento e gestão dos recursos e das capacitações, com base em objetivos e interesses específicos; Perspectiva Processual: enfoque tradicional dos agentes, envolvendo a estruturação, desenvolvimento e gestão dos recursos e das capacitações, com base em objetivos e interesses específicos;

8 Apresentação do módulo “Gestão e Comercialização de Tecnologia” Objetivos específicos do módulo 1) apontar aspectos importantes para comercialização de tecnologia durante o processo P&D 2) promover a gestão integrada P&D/PI, considerados as variáveis críticas para comercialização (TT) Objetivos específicos do módulo 1) apontar aspectos importantes para comercialização de tecnologia durante o processo P&D 2) promover a gestão integrada P&D/PI, considerados as variáveis críticas para comercialização (TT) Histórico do módulo abordagem integrada com contratos (1 a versão); integração e articulação com módulo de TT (2 a versão); Foco nas relação TT e processo P&D (versão atual) Histórico do módulo abordagem integrada com contratos (1 a versão); integração e articulação com módulo de TT (2 a versão); Foco nas relação TT e processo P&D (versão atual)

9 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

10 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

11 Conceito de tecnologia “Conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e comercialização de bens e serviços e que está integrada por conhecimentos científicos, provenientes das ciências naturais, sociais etc., e também por conhecimentos empíricos resultado de observações, experiências, atitudes específicas, tradição etc.” JORGE SABATO (1977) “Conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e comercialização de bens e serviços e que está integrada por conhecimentos científicos, provenientes das ciências naturais, sociais etc., e também por conhecimentos empíricos resultado de observações, experiências, atitudes específicas, tradição etc.” JORGE SABATO (1977)

12 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

13 Meios de acesso à Tecnologia Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Atividade interna à firma, contratação de serviços ou Cooperação tecnológica Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Atividade interna à firma, contratação de serviços ou Cooperação tecnológica Bens de capital: Tecnologia corporificada na forma de máquinas e equipamentos Bens de capital: Tecnologia corporificada na forma de máquinas e equipamentos Contratos de tecnologia: ”Processo através do qual um conjunto de conhecimentos, habilidades e procedimentos aplicáveis aos problemas da produção são transferidos, por transação de caráter econômico, de uma organização a outra, ampliando a capacidade de inovação da organização receptora” Contratos de tecnologia: ”Processo através do qual um conjunto de conhecimentos, habilidades e procedimentos aplicáveis aos problemas da produção são transferidos, por transação de caráter econômico, de uma organização a outra, ampliando a capacidade de inovação da organização receptora”

14 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

15 Gestão Tecnológica e PI Gestão Tecnológica: “Administração de todos os aspectos relacionados com tecnologia, projetos de inovação e difusão, bem como de negócios tecnológicos relativos a patentes, compra e venda de pacotes tecnológicos, licenciamento, contratos de transferência de tecnologia, além de outras atividades relacionadas com serviços técnico-científicos; implantação de novas formas de organização da produção, implantação e certificação das normas ISO das séries relacionadas às tecnologias ambientais (14000) e à qualidade (9000), e organização de testes de aceitação e de certificação de conformidade, tanto para fornecimento quanto para aquisição de produtos, administração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e engenharia”. MCT (1997). Gestão Tecnológica: “Administração de todos os aspectos relacionados com tecnologia, projetos de inovação e difusão, bem como de negócios tecnológicos relativos a patentes, compra e venda de pacotes tecnológicos, licenciamento, contratos de transferência de tecnologia, além de outras atividades relacionadas com serviços técnico-científicos; implantação de novas formas de organização da produção, implantação e certificação das normas ISO das séries relacionadas às tecnologias ambientais (14000) e à qualidade (9000), e organização de testes de aceitação e de certificação de conformidade, tanto para fornecimento quanto para aquisição de produtos, administração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e engenharia”. MCT (1997).

16 Gestão Tecnológica e PI Propriedade intelectual: Ativos intangíveis organizados na forma Direitos de Autor e Direitos de Propriedade Industrial (Tecnologia Industrial e Marcas) Propriedade intelectual: Ativos intangíveis organizados na forma Direitos de Autor e Direitos de Propriedade Industrial (Tecnologia Industrial e Marcas) Relação entre Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual: “A proteção a Propriedade Intelectual é o antecedente da valoração e comercialização da tecnologia” Relação entre Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual: “A proteção a Propriedade Intelectual é o antecedente da valoração e comercialização da tecnologia”

17 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

18 Processo de geração de tecnologia Perspectiva Processual Perspectiva Processual

19 Processo de geração de tecnologia Perspectiva sistêmica Perspectiva sistêmica

20 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

21 O projeto de P&D

22 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

23 A “idéia” do P&D Caso tipo: problema técnico a ser resolvido Caso tipo: problema técnico a ser resolvido Questões elementares e implicações para PI: Novos conhecimentos foram gerados recentemente? Novas fontes de informação foram obtidas? Novas patentes ou descobertas foram anunciadas? Questões elementares e implicações para PI: Novos conhecimentos foram gerados recentemente? Novas fontes de informação foram obtidas? Novas patentes ou descobertas foram anunciadas? Pesquisa básica sobre a “a idéia” do projeto: Informações tecnológicas, Estado da técnica e Patentes, Legislação e Normas técnicas; Fabricantes/fornecedores Pesquisa básica sobre a “a idéia” do projeto: Informações tecnológicas, Estado da técnica e Patentes, Legislação e Normas técnicas; Fabricantes/fornecedores

24 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

25 A “Estratégia” de P&D Conceito de estratégia de pesquisa: envolve o projeto executivo, incluindo o plano de trabalho de pesquisa, processos de coordenação, controle e avaliação. Conceito de estratégia de pesquisa: envolve o projeto executivo, incluindo o plano de trabalho de pesquisa, processos de coordenação, controle e avaliação. Aspectos importantes para comercialização: Rota Tecnológica (resultado incremental ou radical); Forma de atuação (estratégia de parcerias) Aspectos importantes para comercialização: Rota Tecnológica (resultado incremental ou radical); Forma de atuação (estratégia de parcerias)

26 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

27 O “processo de execução” do P&D O controle dos custos das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento O controle dos custos das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento Avaliação dos resultados – indicadores Avaliação dos resultados – indicadores Proteção da propriedade intelectual - proteção dos resultados Proteção da propriedade intelectual - proteção dos resultados Monitoramento tecnológico Monitoramento tecnológico

28 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

29 O “desenvolvimento industrial” do P&D Preparação do produto/processo para escala industrial: Processos de engenharia do produto e linha de produção; Adequação da Regulamentação e normas técnicas; Design, peças, componentes, fornecedores; Testes, adequação, controle de qualidade Preparação do produto/processo para escala industrial: Processos de engenharia do produto e linha de produção; Adequação da Regulamentação e normas técnicas; Design, peças, componentes, fornecedores; Testes, adequação, controle de qualidade Estudos detalhados de mercado (marketing): mapeamento dos concorrentes e fornecedores; estudo dos custo de produção e preço; formas lançamento dos produtos (novo produto/conceito ou melhoramento) Estudos detalhados de mercado (marketing): mapeamento dos concorrentes e fornecedores; estudo dos custo de produção e preço; formas lançamento dos produtos (novo produto/conceito ou melhoramento) Observações: pedido de patente (produção industrial), registro do desenho industrial (design) e da marca Observações: pedido de patente (produção industrial), registro do desenho industrial (design) e da marca

30 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

31 Recomendações Execução processo de inovação flexível Execução processo de inovação flexível Incentivos à criação cultura da inovação Incentivos à criação cultura da inovação Foco nas oportunidades de mercado Foco nas oportunidades de mercado Gerenciamento ativo do portfólio das inovações Gerenciamento ativo do portfólio das inovações Uso efetivo do conhecimento em todo processo Uso efetivo do conhecimento em todo processo Explora a informação tecnológica como vantagem competitiva para “perseguir” a inovação. Explora a informação tecnológica como vantagem competitiva para “perseguir” a inovação.

32 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

33 Conceito de valoração Conceito de preço como oportunidade e contexto de mercado: preço depende das condições de apropriação do valor gerado tecnologia Conceito de preço como oportunidade e contexto de mercado: preço depende das condições de apropriação do valor gerado tecnologia Conceito de valor como capacidade manter ou ampliar riqueza: valor depende tanto da estrutura do mercado quanto da evolução do mercado (risco de mercado) Conceito de valor como capacidade manter ou ampliar riqueza: valor depende tanto da estrutura do mercado quanto da evolução do mercado (risco de mercado)

34 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

35 Questões específicas para tecnológica Lógica Sistêmica de geração de Tecnologia Lógica Sistêmica de geração de Tecnologia

36 Questões específicas para tecnológica Sucesso no desenvolvimento de tecnologias Sucesso no desenvolvimento de tecnologias

37 Parcerias e acordos cooperação (modelo open innovation): O que deve se ceder, comprar ou fazer parcerias; O que licenciar; O que manter com segredo de negócio. Parcerias e acordos cooperação (modelo open innovation): O que deve se ceder, comprar ou fazer parcerias; O que licenciar; O que manter com segredo de negócio. Questões específicas para tecnológica

38 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

39 Variáveis críticas para valoração da tecnologia Natureza dos resultados gerados: tecnologias, know how, patentes, desenho industrial, marca, software, cultivar, direitos autorais etc Natureza dos resultados gerados: tecnologias, know how, patentes, desenho industrial, marca, software, cultivar, direitos autorais etc Duração da propriedade intelectual Duração da propriedade intelectual

40 Variáveis críticas para valoração da tecnologia Estágio de desenvolvimento (ciclo de vida da tecnologia) Estágio de desenvolvimento (ciclo de vida da tecnologia)

41 Variáveis críticas para valoração da tecnologia Estimativa de mercado Estimativa de mercado –Campo de aplicação: segmentos da indústria e abrangência do mercado (local/internacional) –Investimentos requeridos: preparação do produto/processo em escala industrial; engenharia do produto e linha de produção; atendimentos a normas técnicas;desenvolvimento de fornecedores

42 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

43 Métodos de valoração Valoração através da apropriação de custos Valoração através da apropriação de custos –Consiste no levantamento de todas despesas incluindo o custo de oportunidade. –Componentes básico dos Custos: Remuneração da mão- de-obra; Custos de materiais e associados as atividades de P&D; Desenvolvimento industrial; Proteção da Propriedade Industrial; Comercialização; Tributos –Observações: Díficil estimação no estágio embrionário da tecnologia e depende registro detalhado das despesas

44 Métodos de valoração Preço de mercado Preço de mercado –Preço de venda de tecnologias (produtos) semelhantes: Comparação entre Fluxo de Caixa estimado da tecnologia atual e o Fluxo de Caixa estimado da Inovação –Observações: Poucas transações com tecnologia similar; Dados financeiros – geralmente não são disponíveis; tecnologia licenciada e não vendida; Tecnologia obsoleta

45 Métodos de valoração O Método do Valor Presente (fluxo de caixa descontado) O Método do Valor Presente (fluxo de caixa descontado) –Fluxo das receitas líquidas: supõe a elaboração de cenários perspectivos para apuração das despesas e receitas

46 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

47 Referências setoriais (estatísticas)

48 Conteúdo programático CONCEITOS ELEMENTARES CONCEITOS ELEMENTARES –Conceito de tecnologia Meios de acesso à Tecnologia Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual Processo de geração de tecnologia O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO –O projeto de desenvolvimento tecnológico A “idéia” do projeto de desenvolvimento tecnológico A “Estratégia” de desenvolvimento da pesquisa O “processo de execução” dos projetos de pesquisa A fase de “desenvolvimento industrial” dos processos de pesquisa Recomendações derivadas da estratégia de desenvolvimento tecnológico O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS O PROCESSO DE VALORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS –Conceito de valoração Questões específicas de valoração para área tecnológica Variáveis críticas para valoração da tecnologia Métodos de valoração Referências setoriais (estatísticas) ESTUDO DE CASO ESTUDO DE CASO

49 ESTUDO DE CASO PETROBRAS PETROBRAS NATURA NATURA