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Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
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M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 I - ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL DO PNC O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário. É operacionalizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), e pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema (CP-MC).

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 O PNC afirma-se num quadro alargado de valorização da literacia para os media e de promoção do conhecimento de obras cinematográficas e audiovisuais, enquanto instrumentos de expressão e diversidade culturais, de afirmação da identidade nacional e da promoção da língua e da cultura portuguesas. I - ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL DO PNC

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 Estando efetivamente previsto como um plano de literacia para o cinema e de divulgação de obras da produção cinematográfica nacional e mundial junto do público escolar, pretende despertar nos jovens e nas comunidades educativas o hábito de ver e valorizar o cinema enquanto arte e património cultural. I - ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL DO PNC

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 O PNC é operacionalizado, nas suas múltiplas vertentes, pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, pela Equipa de Trabalho do Plano Nacional de Cinema e por uma Equipa de Formação. I - ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL DO PNC

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 II - CINEMA E EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO EUROPEU Em Portugal, a implementação do PNC acompanha a evolução de reflexões e relatórios que vêm sendo definidos no âmbito de políticas europeias. Destacam-se: Screening Literacy: Reflecting on Models of Film Education in Europe, de A. Burn e Mark Reid, Pour une politique européenne d’éducation au cinema (2014), de Xavier Lardoux, Showing Films and other Audiovisual content in European Schools – Obstacles and Best Practices – Final Report, e A Framework for Film Education (2015), publicado pelo BFI.

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 II - CINEMA E EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO EUROPEU Atualmente, estão em curso diversos dispositivos nacionais em países europeus que dão visibilidade a políticas de educação cinematográfica pensadas para os jovens europeus, dos 3 aos 18 anos (visando valorizar o cinema enquanto arte e enfrentar a omnipresença da produção cinematográfica norte-americana nos ecrãs europeus).

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 II - CINEMA E EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO EUROPEU Esses dispositivos de educação cinematográfica devem ser radicados na Escola, de acordo com o pensamento exposto por Alain Bergala (2002). Deles constam maioritariamente ações realizadas no tempo da Escola, ações realizadas para lá do tempo da Escola e outras concretizadas fora da Escola, aplicando a ideia comum de que o cinema deve ser ensinado como uma arte inteira, e não como um suporte pedagógico de outras matérias. Estas ações podem revestir caráter nacional, local e transnacional.

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 III - CONTEXTUALIZAÇÃO EM PORTUGAL criação do grupo de trabalho coordenado por Lauro António para a introdução do Cinema e do Audiovisual no Ensino divulgação pública do Plano Nacional de Cinema; ano piloto (23 AE/Escolas não Agrupadas; cerca de 175 docentes e 3000 alunos envolvidos) – 68 AE/Escolas não agrupadas, 300 docentes e cerca de alunos – 150 AE/Escolas não agrupadas, cerca de 600 docentes e uma previsão de alunos a envolver.

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 Sessões de cinema «O Cinema está à tua espera» Escolas de Iniciação operacionalização Plano de Formação de Docentes

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 A formação de professores a nível nacional constitui-se como um eixo de intervenção prioritária nesta área da cultura, num quadro alargado de valorização da literacia para os media e promoção do conhecimento de obras cinematográficas do património nacional e mundial. Neste contexto específico, o plano de formação de professores visa: IV - PLANO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 Proporcionar aos professores os conhecimentos adequados para o desenvolvimento desta área artística com os alunos; Valorizar o seu papel pedagógico e a sua capacidade de intervenção enquanto mediadores privilegiados na promoção da literacia cultural dos alunos portugueses; Potenciar, de forma articulada, a deslocação de alunos a sessões de cinema intituladas «O cinema está à tua espera!», operacionalizadas sob coordenação dos professores participantes. IV - PLANO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 Sequencialidade de procedimentos nas Escolas O que é que as Escolas devem fazer…

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 Divulgação do processo de candidaturas nas Escolas realizada por cada Diretor de AE ou Escola não Agrupada. Inscrição de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas. Confirmação de receção das candidaturas e aceitação das mesmas pelo PNC /comunicação às Escolas. Inscrições e frequência da Ação de Formação por parte dos professores e das equipas a nível de Escola. Planificação e concretização de um Plano de Atividades a nível da Escola. CANDIDATURAS E ACEITAÇÃO

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 O PNC NAS ESCOLAS Criação, por parte da equipa de professores, de um plano de atividades para as turmas envolvidas, articulado com o PT das turmas e o PEE da Escola, com duas vertentes: a) operacionalização, em cada turma ou turmas envolvidas, de uma aula/excerto de aula de visionamento e análise de um filme/excerto de filme da lista do PNC;

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 O PNC NAS ESCOLAS b) calendarização da deslocação de todas as turmas envolvidas a (pelo menos) uma sessão de cinema no exterior, que deve ser programada de forma autónoma pela Escola, em articulação com a equipa do PNC em termos de calendarização e número de alunos envolvidos e/ou deslocação a uma sessão de cinema do PNC.

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 PNC - SESSÃO DE CINEMA NO EXTERIOR A deslocação deve ser preparada numa aula anterior com os alunos. A sessão deve ser apresentada ( coordenador do PNC, coordenador do PNC na escola, um dos professores que esteja a fazer a formação, ou alguém convidado). Após a sessão, deve ser realizado um balanço da atividade e preenchido um inquérito.

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 FUNÇÕES DO COORDENADOR DO PNC A NÍVEL DE ESCOLA coordena o PAA de Escola para o PNC (exposições, ciclos de filmes, conferências e/ou outras atividades); organiza a sessão de cinema «O Cinema está à tua espera» (Auditório, Cineclube, Cineteatro) e estabelece contactos diretos com a equipa do PNC, nomeadamente quanto à organização e calendarização previstas para a sessão de cinema (local, quantos alunos da escola vão à sessão, contactos com convidados, organização de uma sessão própria e/ou integração numa sessão do PNC, etc.); recolhe dados sobre o grau de satisfação dos alunos/turmas envolvidas no PNC e elabora o relatório final a enviar para o PNC.

M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº 1 ACOMPANHAMENTO DAS ESCOLAS Realiza-se : através correio eletrónico e/ou telefone, através do número: ( PNC – Direção-Geral da Educação) via skype/videoconferência, a organizar (em cada caso) com a equipa do PNC. via mail –