O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Advertisements

Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Realinhamento do Planejamento Estratégico baseado no Processo de Tomada de Decisão Iran Rolisola - Unimed SBO, Americana e Nova Ode ssa.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
Sistemas de Gestão, Certificação e Índices de Sustentabilidade EAD 765 – Profa.Adriana Marotti.
Aula 7-Planejamento Estratégico
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa. Adriana Marotti.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Práticas de Gestão e Resultados 3 Fundamentos Prof. Fabio Uchôas de Lima.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Liderança e Planejamento Estratégico EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Nome da Empresa Business Plan. Missão Defina a missão de longo prazao da Empresa –Use palavras que ajude diretamente no crescimento da empresa, seja o.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/15 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Receba a visão O que Deus quer que façamos? Para onde estamos indo?
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Princípios (ou valores) da empresa - Processo decisório; -Comportamento da empresa no cumprimento de sua missão; - Devem responder à seguinte pergunta:
Revisão – Cap. 4: Missão A definição da missão é o ponto inicial para as macroestratégias e macropolíticas a serem estabelecidas, bem como fornece a direção.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Simulado – Políticas Públicas Luciléia Colombo. O papel da burocracia na formulação das políticas públicas, conforme modelos de análise contemporâneos,
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
Transcrição da apresentação:

O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti

Apresentação Curso Objetivos da disciplina (como vcs chegaram até aqui / trilhas futuras) Programa/Cronograma Método de Trabalho – Estudos de caso – Projeto da disciplina Critérios de Avaliação …

Programa da Disciplina O foco da disciplina é tratar as questões pertinentes ao conteúdo, formulação e implantação da Estratégia de Operações Estudos de casos Provinhas 2 Provas (sendo uma unificada) Método de avaliação Projeto da disciplina

Método de ensino Aula expositiva Estudos de casos Apresentação dos casos Apresentação breve dos principais tópicos ou questões referentes ao conteúdo da disciplina Resolução de estudos de casos em grupo Os alunos deverão apresentar os resultados dos casos

Referência bibliográfica principal do curso

O que é Estratégia de Operações? Filme – “Penny’s Blossoms” – O que aconteceu de errado? – O que vocês sugeririam para que o negócio de penny pudesse prosperar?

Estratégia de operações é uma das razões que explica o sucesso até surpreendemente duradouro.

Indo além do senso comum Estratégia de Negócio Estratégia de Operações Estratégia de Negócio Estratégia de Operações As operações permitem a efetiva implementação da estratégia de negócio

Determinar os objetivos gerais Planejar o caminho E que é estratégia? Abordagem tradicional de estratégia Problemas: objetivos do negócio nem sempre são claros; mercados são instáveis; e decisões são menos formais Enfatizar os objetivos de longo prazo Não se deixar levar pelas questões da rotina

Conceito de estratégia Decisões estratégicas são aquelas que estabelecem objetivos globais que direcionam uma empresa para o seu objetivo global, planejam o caminho (meios) que alcançará esses objetivos, dão ênfase aos objetivos de longo prazo e lidam com o quadro geral (não com atividades individuais). (SLACK; LEWIS, 2009) Por onde devo seguir?

Nos anos 80 e 90, os autores focaram em abordagens de negócio visando a obtenção de uma vantagem competitiva sustentável Michael Porter (planejamento estratégico) David Teece É possível alcançar e sutentar uma vantagem competitiva Ajuda a posicionar a firma no setor Mudar incrementalmente Abordagem tradicional Estratégia

A partir de meados da década de 90 até os dias de hoje, vários autores passaram a ressaltar a importância de se organizar para investir e desenvolver projetos de inovação mais radical. Gina O’Connor Visão mais atual Estratégia Clayton Christensen Rita MacGrath O dilema do inovador Abordagem do DNA Vantagem competitiva transitória Indepedente do setor, toda vantagem competitiva é transitória

Os três níveis da estratégia empresarial (Nível 3 – Estratégias Funcionais) Finanças RH Operações P&D Marketing Estratégia de Negócio Estratégia Corporativa Estratégias Funcionais Visão, Missão, Atributos e Valores Stakeholders

Processo de análise, formulação e implementação da estratégia empresarial ANÁLISE DO AMBIENTE Macro -Econômico -Político -Jurídico -Tecnológico -Social Setorial -Forças competitivas -Ciclo de vida -Fatores de sucesso AMBIENTE vs ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO -Stakeholders -Competências e recursos organizacionais - Possibilidades estratégicas Ameaças e oportunidades Pontos fortes e pontos fracos Missão Visão Atributos Valores Objetivos e metas da organização Estratégias da organização Estratégias funcionais Finanças Operações RH P&D Marketing FORMULAÇÃO ANÁLISE IMPLEMENTAÇÃO FEEDBACK APRENDIZAGEM Baseado em Porter (1980; 1985), Slack e Lewis (2009) e Wright, et al. (2000)

Estratégia de Operações Perspectiva Top -Down O que a empresa deseja que as operações façam Perspectiva Bottom-Up O que a experiência diária sugere que as operações devam fazer Perspectiva dos Recursos da Operação O que os recursos de operações podem fazer Perspectiva do Mercado O que o posicionamento do mercado requer O que é Estratégia de Operações?

Estratégia de Operações Perspectiva Top -Down O que a empresa deseja que as operações façam Perspectiva Bottom-Up O que a experiência diária sugere que as operações devam fazer Perspectiva dos Recursos da Operação O que os recursos de operações podem fazer Perspectiva do Mercado O que o posicionamento do mercado requer O que é Estratégia de Operações? Estratégia corporativa Experiência Operacional -Capacidade -Redes de Suprimentos -Tecnologia de Processo -DNP e Organização -Capacidade -Redes de Suprimentos -Tecnologia de Processo -DNP e Organização -- Qualidade -Velocidade -Confiabilidade -Flexibilidade -Custo -- Qualidade -Velocidade -Confiabilidade -Flexibilidade -Custo

Estratégia de Operações É a reconciliação estratégica de requisitos de mercado com recursos de operações Recursos tangíveis e intangíveis Competências Processos Áreas de Decisão Estratégica Necessidade s Clientes Objetivos de Desempenho Concorrência Posicionamen to mercadológic o -Capacidade -Rede Suprimentos -Tecnologia -Desenvolvimento Objetivos de Desempenho

Matriz de Estratégia de Operações Decisões Estratégicas de Operação – Capacidade, Rede, Tecnologia, Desenvolvimento e Organização Uso de Recursos Competitividade do mercado