ROOTS 1+2 Advocacy Toolkit www.tearfund.org/advocacy_toolkit ROOTS 1+2 Kit de ferramentas de Advocacy www.tearfund.org/advocacy_toolkit/ portugues.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

Concep ç ão e Gestão de Projetos e Processos Educativos a Distância- Mara Regina Lemes De Sordi Faculdade de Educação UNICAMP.
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
SEJA UM CLUBE DINÂMICO SEU PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
Para entender o que é política pública Produção cultural
ROOTS 1+2 Advocacy Toolkit ROOTS 1+2 Kit de ferramentas de Advocacy portugues.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Como aprender mais fácil?
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS. CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Programa de Cidadania Tributária Parceria Governo do Estado do Ceará e Grupo de Comunicação O Povo.
Cultura Viva – Participação do IPEA 1. Apresentação do conjunto das avaliações – 1.1 Cultura Viva – avaliação do programa arte educação e cidadania – 1.2.
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Como organizar melhor os estudos. DICAS DE COMO ESTUDAR!
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Segurança pública e Violência
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Silvio Avelino Secretário-Geral da Mesa Câmara dos Deputados Comissão Senado do Futuro.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Curso de Formação Geral para Conselheiros Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares Campo Grande, MS, 15.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
Fundamentos da Administração
#JogosLimposOferece Transparência e legado nos Jogos Rio 2016: desafios e oportunidades Indicadores de Transparência dos Jogos Rio 2016 Avaliação do Governo.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Avaliação Institucional da Universidade do Porto Alberto Amaral 31 Maio 2007.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
União Nacional por Moradia Popular O povo que constrói a casa é o povo que constrói a história.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
“ LER É TER CORAGEM PARA O FAZER”.  Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da equipa, com vista a elevar os níveis de sucesso dos alunos.  Envolver.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Kit de ferramentas de Advocacy
ROOTS 1+2 Kit de ferramentas de Advocacy
ROOTS 1+2 Kit de ferramentas de Advocacy
Transcrição da apresentação:

ROOTS 1+2 Advocacy Toolkit ROOTS 1+2 Kit de ferramentas de Advocacy portugues

Seção G5 Fase 4 do Ciclo de Advocacy Ação: Contextos políticos difíceis

Seção G5: O que é um “contexto político difícil”? O governo pode ser corrupto e abusar do seu poder Os cidadãos podem ser impedidos de participar da vida política e de ações de advocacy A oposição partidária pode ser tratada com hostilidade Pode haver repetidos ciclos de violência política e civil Pode haver um partido dominante, e os partidos da oposição podem ser fracos ou inexistentes

Seção G5: Por que fazer advocacy em um contexto político difícil? Pode abrir um espaço na sociedade civil, permitindo sua inteiração com o governo Pode incentivar mudanças na prestação de contas e transparência do governo e outras instituições Pode fortalecer a sociedade civil e empoderar os cidadãos, de forma que as comunidades se envolvam na tomada de decisões Pode fortalecer a capacidade dos governos e torná- los abertos a novas ideias e oportunidades

Seção G5: Como se prepara uma ação de advocacy em um contexto político difícil Construir relacionamentos estudados e estratégicos antecipadamente Aproveitar as oportunidades que surgem Associe o advocacy com atividades existentes Conheça as normas culturais e a compreensão do mundo Reconheça e enfrente o medo Selecionar a questão de advocacy com sabedoria Usar uma terminologia adequada ao contexto Entender o funcionamento do governo

Seção G5: Como se executa uma ação de advocacy em um contexto político difícil Usar uma terminologia adequada ao contexto Ser colaborativo, evitando confrontos Evite o suborno e a corrupção Use rotas indiretas de acesso aos alvos da ação de advocacy Estar disposto a dar o exemplo e compartilhar boas práticas Criar uma visão para a mudança Usar contatos fora do país Resistência não violenta