O Regulamento. O regulamento é um texto de caráter normativo que reúne um conjunto de regras, preceitos e prescrições cujo objetivo é, estabelecer um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

1. Leia atentamente as frases abaixo e descreva, resumidamente, o que está inadequado ou errado: a) A Ética é o estudo do que é justo, adequado, bom e.
Superintendência de Resíduos Sólidos, Gás e Energia - SRS
DIREITO CONSTITUCIONAL -Aula 1 – Teoria da Constituição-
COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PERMANENTES, VISITANTES E COLABORADORES E ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES COLABORADORES Integrantes: Raimundo Pereira.
DETI - Marcio Patusco Lana Lobo Abril de 2010 Serviço Celular - Visão Crítica 1 Serviço Celular Visão Crítica Clube de Engenharia Divisão Técnica de Eletrônica.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
Modelagem de Dados Aula 1.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
Capacitação e integração de juízes em matéria ambiental 1ª Reunião Preparatória da XVII Cumbre Cândido Alfredo Silva Leal Júnior - Brasil.
Cotagem em Desenho Técnico
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Prefeitura Municipal de Jaboticabal Serviço Autônomo de Água e Esgoto Plano de Segurança da Água da ETA do SAAE Jaboticabal – SP Laudicéia Giacometti Lopes.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
QUESTIONÁRIO.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
Como fazer um resumo? Mediateca Escolar - Guia Prático.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
F ONTES DO D IREITO P ENAL Prof. M.e. Leonardo Rodrigues de Souza.
O discurso dissertativo de caráter científico
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Workshop Preparação para a procura de emprego: do cv à entrevista 1ª sessão 9:30 às 13:30 2ª sessão 14:30 às 18:30 3ª sessão 18:30 às 22:30 DCOGRH 27 de.
0 A questão da origem do conhecimento Desenho de Max Ernst.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES. RÔMULO LUIZ OLIVEIRA.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Acesso à informação e transparência pública Gabriel Aragão Wright TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E A ESCALA BRASIL TRANSPARENTE 2016 Gabriel Aragão Wright Chefe.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
+ Súmulas Questões de Ordem Sessões “monotemáticas” Eduardo Perez Salusse.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
Transcrição da apresentação:

O Regulamento

O regulamento é um texto de caráter normativo que reúne um conjunto de regras, preceitos e prescrições cujo objetivo é, estabelecer um modo de funcionamento de um grupo ou de uma atividade (associações, agremiações, concursos, clubes, jogos, eventos, etc)

Existem dois tipos de regulamento: O geral: regula a vida e a atividade associativa ou das instituições; O parcial: rege setores particulares dentro de uma comunidade ou associação mais abrangente.

O regulamento deve ser elaborado com base na discussão e consenso prévio de vários membros do grupo. Deve contemplar o maior número de situações que possam vir a ocorrer, para que não se revele demasiado omisso e possa resolver questões futuras.

Para que não ocorram interpretações ambíguas das prescrições e regras, estas devem ser redigidas com clareza e objetividade, sendo as diferentes ideias distribuídas por parágrafos. Além disto, as regras surgem organizadas do geral para o particular.

Caraterísticas do registo linguístico Utilização de registo formal Recurso a uma linguagem denotativa Aplicação de frases do tipo declarativo Uso de numerais ordinais ou cardinais na identificação das normas Emprego da terceira pessoa do singular e/ou plural.

Estrutura Habitualmente, os regulamentos são elaborados de acordo com uma estrutura que sirva aos objetivos dos mesmos. Podemos ter três tipos de estruturas: muito elaborada; menos elaborada; pouco elaborada.

Muito elaborada 1 – Preâmbulo 2 – Normas gerais 3 – Competências 4 – Direitos 5 – Deveres 6 – Sanções 7 – Disposições finais

Menos elaborada 1 – Princípios 2 – Normas gerais 3 – Procedimentos 4 – Objectivos 5 - Disposições finais

Pouco elaborada 1 – Introdução 2 – Disposições gerais 3 – Normas / procedimentos 4 - Disposições finais

Exemplos Regulamento Cartão Magnético Regulamento_de_Tenis_de_Mesa.pdf0 RI-2013_aprovado CG08Jan2013_convertido_cinzentoRI-2013_aprovado CG08Jan2013_convertido_cinzento