 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.

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Transcrição da apresentação:

 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física

 Tendência Liberal Renovada ProgressiVIsta.

 A TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA surgiu em meados de 1920 e se mantém até os dias atuais. Segundo Libâneo (1994), ela surgiu no velho mundo no final do século XIX.  Segundo essa tendência, a escola visa preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social.  Defende a ideia de "aprender fazendo“, portanto, é centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo ao meio natural e social, levando em conta os interesses do aluno.

TEM COMO PRINCIPAIS PERCURSORES/DEFENSORES  John Dewey (Influenciou o Movimento Escola Nova)  Declory  Claparède  Jean Piaget (A Teoria da Psicologia do Desenvolvimento serviu de base para esta tendência)  Montessori  Lourenço Filho  Fernando de Azevedo  Anísio Teixeira ( Quem trouxe as ideias de Dewey para o Brasil)

 O HOMEM constitui-se em um individuo que independente do meio social é livre para questionar.  A SOCIEDADE: mediante a evolução por que passa em virtude do desenvolvimento científico, acaba exigindo um novo indivíduo e, consequentemente, um novo modelo na educação.

 A CULTURA constitui o desenvolvimento de aptidões que cada um adquire individualmente.  A EDUCAÇÃO tem como objetivo principal preparar os alunos para exercerem o seu devido papel na sociedade, ou seja, facilitar o entendimento do que é a convivência social e as regras necessárias para essa convivência.

 O PROFESSOR é um facilitador na aprendizagem do aluno, tornando-o autônomo e livre para aprender e alimentar a sua estrutura cognitiva.  O ALUNO apresenta autonomia na sua aprendizagem. Assume uma maior responsabilidade sobre o seu papel de promotor-receptor do conhecimento.  NA RELAÇÃO PROFESSOR–ALUNO, o professor auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo do aluno, dando forma ao seu raciocínio.

 A ESCOLA deve promover a satisfação dos alunos em relação aos seus interesses e também atender as exigências da sociedade, tudo isso num processo onde todos participam ativamente da construção do conhecimento, recebendo-o e promovendo-o.  OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ocorrem por meio dos conhecimentos construídos pelos aluno sob a orientação e o acompanhamento do professor. Por isso o aprender torna –se uma atividade de descoberta, sendo o ambiente apenas um meio estimulador.  OS CONTEÚDOS são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia mediante os desafios cognitivos que lhe são postos por meio de situações problemáticas. Trata-se do aprender a aprender.

 A METODOLOGIA baseia-se na promoção de atividades devidamente adequadas ao desenvolvimento do aluno, assim como à sua natureza. Prima pelo interesse de aprendizagem do aluno.  O aprendizado é marcado pela prática, pelo fazer para aprender, através de trabalhos em grupo, de desafios e de atividades motivadoras, logo, essas constituem as práticas avaliativas utilizadas nessa tendência.

ASPECTOS PERCEPTIVOS NA EDUCAÇÃO ATUAL :  Nos dias atuais nenhuma das tendências e correntes sobrevive sozinha na prática pedagógica, nem mesmo a tendência liberal renovada progressivista.  Esta tendência teve grande penetração no Brasil na década de trinta para o ensino de Educação Infantil e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas.  Somente algumas escolas na atualidade apresentam traços ligados a ideia da tendência progressivista, geralmente, nas práticas pedagógicas, como: aulas dialogadas, experiências em laboratórios, atividades práticas de pesquisas, dentre outras.