Malformação Congênita ARTROGRIPOSE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Advertisements

DEFICIÊNCIA FÍSICA                                                                                
Orientação e Cuidados Domiciliares do Paciente Hemiplégicos
My drivers Podemos definir um driver como uma ponte de comunicação entre determinado dispositivo e a central de processamento de um computador. Na prática,
Prof. Marcello M. Amaral Física Experimental I.
Doença Neuromuscular AMIOTROFIA ESPINHAL PROGRESSIVA Juliana R. Fonseca e Eliane Degutis Terapeutas Ocupacionais Capacitação Deficiência Fisica SRE - Abril/2014.
Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Procedimentos Básicos de Segurança na prevenção de riscos de acidentes no manuseio de máquinas, equipamentos e instalações Ricardo Di Tommaso Bastos Engº.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Introdução da Comunicação Alternativa em Adulto com Deficiência Múltipla: Estudo de Caso Olivia Silva e Silva - Fonoaudióloga Dayanne Rezende Heitor de.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
MÓDULO III Doenças Neuromusculares Juliana R. Fonseca e Eliane Degutis Terapeutas Ocupacionais Capacitação Deficiência Fisica SRE - Abri.
É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar.
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Nº 279 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 16/11 a 21/11/15)
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
Doenças Neuromusculares Juliana R. Fonseca e Eliane Degutis Terapeutas Ocupacionais Capacitação Deficiência Fisica SRE – Abril/2014.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Bases Líquidas Timewise®
 CONOTAÇÃO COMUM : SISTEMATIZAÇÃO DE FATOS QUE SE REPETEM SEM NENHUMA NOVIDADE = MONOTONIA  EM SALA DE AULA O CONCEITO É OUTRO: CONSTÂNCIA E REGULARIDADE=
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Acondroplasia (Nanismo)
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Docente: Thaís D. A. Conde 2007/02
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
ALÉM DOS 47 Projeto para inclusão social de deficientes intelectuais.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO II – Deficiência Física : Definição/Conceito; Desenvolvimento Neuromotor.
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Prof.: Eliandra Feitosa
Nível I ao 5º ano. Duração: 1 mês Interdisciplinar.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO III – Mielomeningocele: Definição, causas, hidrocefalia, alterações motoras,
MÓDULO IV Malformação Congênita Juliana R. Fonseca Terapeuta Ocupacional Capacitação Deficiência Física SRE – Abril/2014.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
ERGONOMIA Prof.: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES NR 17 – ASPECTOS GERAIS.
S EQUÊNCIA D IDÁTICA. Karla e Sarah.. S EQUÊNCIA DOS NÚMEROS COM MÚSICAS. I-Apresentação da proposta: Com inspiração na música 1,2,3 indiozinhos realizaremos.
Oficina Reações Químicas
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Transcrição da apresentação:

Malformação Congênita ARTROGRIPOSE Juliana R. Fonseca Terapeuta Ocupacional Capacitação Deficiência Física SRE – Abril/2014

Artrogripose Múltipla congênita AMC filme

O que é a artrogripose ? Artro- articulação Gryposis-encurvado Artrogripose é uma rigidez severa nas articulações. Começa no feto em desenvolvimento, quase não se movimenta, fraqueza muscular...

As causas da AMC Exposição materna à drogas infecções virais específicas Excesso de vitamina no organismo Descontrole hormonal Acometimento vascular materno-fetal

Características Ela é “dura”... não consegue movimentar de forma adequada Na maioria dos casos, elas têm dificuldades para mexer as mãos, dobrar os joelhos, cotovelos ou girar o punho ou o tronco. Essas crianças ficam com limites que podem impossibilitar atividades da vida diária e muitas vezes podem prejudicar sua participação nas atividades escolares.

Artrogripose

Artrogripose

Artrogripose

Artrogripose

Artrogripose

Diminuição da massa muscular, com aparência definhada. Pele fina e lisa, pouco sudorese. Inteligência preservada

artrogripose

Reabilitação Importantíssima a intervenção da equipe de reabilitação desde bebê. Filmes Carol

Artrogripose É importante esclarecer que os comprometimentos de uma criança com artrogripose não afetam o desenvolvimento cognitivo, a capacidade de raciocinar da criança, . Sua aprendizagem se processará normalmente, desde que receba suportes e adaptações nos aspectos materiais e humanos.

Na escola A criança precisa ficar bem posicionada para ampliar suas possibilidades de fazer mais atividades e prevenir a formação ou o aumento das contraturas. Afinal de contas, é na escola que ela passa boa parte do seu dia.

Se a criança mantém os joelhos estendidos, precisa ficar sentada com as pernas esticadas e apoiadas para que se respeite sua deformidade.

Adaptações Quais as adaptações podem ser utilizadas para posicionamento, participação e execução das atividades em sala de aula: Mudança na altura da cadeira visando um bom posicionamento quando sentado, e também para o processamento das atividades de escrita. Observar folhas de papel, sejam quais forem, ou cadernos: em muitos casos, o caderno limita e dificulta a movimentação da criança devido a seu tamanho e espessura; Aumentar do tamanho do papel para aproveitar a amplitude dos movimentos da mão dominante da criança. Nesse caso usar papel que corresponda, em tamanho, aos movimentos que o aluno apresenta;

Adaptações Folha de papel ou caderno presos com fita crepe nos quatro cantos ou no contorno total da folha podem melhorar e dar mais segurança no desempenho de uma atividade Engrossador de lápis para melhor preensão; - Escolher o tipo de material que oferece melhores condições de realização das tarefas pelo aluno -

Alguns alunos com artrogripose podem escrever com a ponteira de cabeça. Para o aluno com artrogripose, não existe jeito certo de segurar o lápis, mas sim o jeito que funciona.

USANDO O COMPUTADOR

Alimentação Para a alimentação, deve-se evitar o uso de materiais descartáveis pelo fato de serem leves e frágeis (pratos e copos). Poderá apresentar preensão forte e, com isso, coloca em risco sua condição de alimentar-se sem derramar os líquidos ou derrubar seus alimentos. Copo e prato resistentes e inquebráveis. Copo e o prato poderão ser fixados com velcro à mesa ou bandeja com encaixe

Referências Bibliograficas TEIXEIRA, E. et al. Terapia ocupacional na reabilitação física. São Paulo: Roca, 2003. SANTOS, A. C.; SOUZA, C. G. M.; OLIVEIRA,A. I. A. Inclusão escolar: uma contibuição da Terapia Ocupacional. In: OLIVEIRA, A. I. A.; LOURENÇO, J. M. Q.; LOURENÇO, M. G. F. (Org.). Perspectiva daTecnologia Assistiva no Brasil: pesquisa e prática. Belém:EDUEPA, 2008. p. 87-92.