Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Os Novos Papéis da Gestão de Pessoas
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
ARH como processo, Políticas e Objetivos
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
Remuneração e Carreira Baseadas em Competências e Habilidades
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Profª Patrícia Krauss Serrano Paris
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
dizendo que participou deste encontro.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Escola Superior de Guerra
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
A Política de Gestão de Pessoas
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Administração de Recursos Humanos II
Sistema de Administração de Carreiras

DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Cargos e Salários Material para avaliação
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Gestão Com Pessoas.
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Planejamento de Recursos Humanos O planejamento estratégico dos recursos humanos pode ser definido como um processo para fornecer pessoas capazes e motivadas.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
MÓDULO 2 QUALIDADE.
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
CMMI Capability Maturity Model Integration
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CCHS – CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROFESSORA: TATIANA CALANDRINO ALUNAS:
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
Transcrição da apresentação:

Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos

Trabalho - Definição A palavra “trabalho” é originária do idioma Latim “tripalium”, foi criada há séculos e significava um instrumento de tortura, formado por três paus Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.

Trabalho - Conceito Trabalho, mais do que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano. É algo semelhante à arte, onde o homem transforma e é transformado O entendimento de trabalho ficou reduzido a um meio de obtenção de bens e de sustento. Na prática, o ser humano desvinculou-se da essência do que é o trabalho. Houve um esquecimento do propósito de se trabalhar, e confundiu-se o fato de ter direito a uma recompensa através de uma atividade com o fato de se trabalhar com o objetivo principal de obter tal recompensa

Trabalho - Emprego Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Trabalho -> envolve a atividade executada em si, Emprego -> refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.

OIT – Org Internacional do Trabalho A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Criada em 1919, como parte do Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, fundou-se sobre a convicção primordial de que a paz universal e permanente somente pode estar baseada na justiça social. No Brasil, a OIT tem mantido representação desde a década de 1950

OIT –Trabalho Decente É o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT: 1. liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; 2. eliminação de todas as formas de trabalho forçado; 3. abolição efetiva do trabalho infantil; 4. eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação

As Funções de RH Recursos humanos: conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Organização: conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, buscando atingir um objetivo pré-determinado através da ação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.

As Funções de RH Funções Básicas: 1. Provimento (recrutamento e seleção) 2. Capacitação 3. Avaliação 4. Retenção de talentos 5. Benefícios 6. Gratificações 7. Pagamento 8. Controle É uma função de staff do setor de Pessoal

As Sub-Funções de RH Gestão Estratégica - Olha para a "totalidade" da organização e procura assegurar que as atividades tradicionais de RH contribuam e forneçam suporte para as metas da organização por meio de um processo de planejamento do RH. Planejamento da Força de Trabalho e do Emprego - Inclui o dimensionamento da força de trabalho, recrutamento e seleção, gerenciamento dos registros, estabelecimento de planos de sucessão e a saída de empregados.

As Sub-Funções de RH Desenvolvimento de Pessoal - Utiliza treinamento, desenvolvimento, gestão de programas de avaliação de desempenho para assegurar que os indivíduos com os conhecimentos, habilidades e perfis exigidos estejam disponíveis quando for necessário para que a empresa atinja suas metas. Remuneração Total - Foca no desenvolvimento, implementação e manutenção de todas as formas de compensação e dos sistemas de benefícios.

As Sub-Funções de RH Relações Trabalhistas - Visa as práticas para construção de relações trabalhistas positivas tanto em ambientes sindicalizados como não sindicalizados. Gestão de Risco - O escopo vai desde os programas tradicionais de redução ou eliminação de riscos de saúde e segurança até riscos relacionados a programas de outras áreas funcionais. Inclui riscos que possam provir da falhas de treinamento, problemas de turnover e falhas no planejamento de sucessão e não cumprimento da legislação trabalhista.