I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
COMISSÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA - CNEMV João Carlos Pereira da Silva Dezembro / 2014.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
Comissão de Permanência e Êxito Estudantil-IFPA 2015.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Coordenações Gerais da Educação Básica e da Diversidade/PROEN Coordenadora: Gleice Isaura
POLÍTICA DE APOIO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Profª me Adriana Buytendorp Coordenadora da Coordenadoria De Políticas Para Educação Especial- COPESP/SUPED/SED.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
REITORIA ITINERANTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Decisões imediatas:  Redução da oferta para o 2º semestre de 2014;  Reestruturação da Pró-reitoria de Ensino,
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Reunião Diretores de Ensino PROEN. OBJETIVO:  Apresentações iniciais  Apresentação do Plano Inicial de Trabalho PROEN  Estabelecimento de Acordos e.
Audiência Pública Reconhecimento da Atividade da Capoeira Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal – 07/05/2014 Alexandro Reis Diretor.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ELIZETE FREITAS MELLO DIRETORA DE GESTÃO DE PESSOAS 1.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Reunião Diretores de Ensino PROEN AGOSTO UAB Repercurso previsto para novembro/2015. Novas turmas para 2016: Avaliação institucional; Credenciamento.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN

COMPETE A PROEN  regulamentação dos procedimentos de ensino – regulamentação de cursos, credenciamento de campus, recredenciamento do instituto, renovação de reconhecimento e regulamentação da vida acadêmica como um todo.  desenvolvimento das políticas educacionais – atuando no agir pedagógico do setor educacional do instituto Organização e Finalização de regulamentos e documentos norteadores para organização do trabalho da PROEN e padronização das demandas aos campi com calendário prévio de ações. Prazo: maio a dezembro/2015 Organização e Finalização de regulamentos e documentos norteadores para organização do trabalho da PROEN e padronização das demandas aos campi com calendário prévio de ações. Prazo: maio a dezembro/2015

Desafios Educacionais para a Rede Federal – em que pé as coisas andam  Apresentação REDITEC – Nilva Schroeder  FDE – CONIF – O que é?  Manifesto FDE  Projeto de Lei PL 6840  Base Nacional Comum

Mapa de oferta e Cumprimento dos percentuais indicados pela Lei de Criação dos Ifs. QUANTITATIVO E PERCENTUAL DE ALUNOS INGRESSANTES EM CURSOS PRESENCIAIS, POR TIPO DE OFERTA, NO ANO LETIVO DE 2015.

OS RUMOS DO ENSINO NO IFPA

 Revisão de nossos documentos –PPI/PPP  Ampliação da oferta de EPT Integrada  Ampliação para oferta de EJA – EPT – meta 2016: 12 turmas  Inicio das conversas com o sistema SUSIPE  Ampliação da Oferta de Cursos de Formação de Professores  Revisão Curricular ampla – Ensino técnico e ensino superior (2016)  Instituir Grupos de Trabalho para apoiar a implementação de ações no campo da diversidade –

 Desenhar e efetivar o Plano de formação dos nossos docentes – Complementação Pedagógica  Desenhar curso para Coordenadores de Curso  Calendário PROEN – períodos  Plano de Permanência e Êxito  Reuniões regulares com os diretores de ensino  Ensino Superior (apresentação do Edivaldo)

A grande chance desse momento....  Alinhar Plano Estratégico Institucional para Permanência e Êxito da escola  Revisão do PDC (c novo roteiro)  Revisão ou construção do PPP Trabalhar na Direção do Fortalecimento do PLANEJAMENTO